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PublicouMartín Frederico Alterado mais de 10 anos atrás
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Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Universidade do Vale do Itajaí Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Prof. Mônica Uriarte Aluno – Emerson Quinins Vieira Itajaí 2008
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“Uma visão de música como discurso impregnada de metáfora tem consequências importantes para a educação musical”
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Três modos pelos quais a música funciona metaforicamente:
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1.Transformamos sons em melodia;
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2 . Transformamos essas “melodias”, esses “gestos”, em estruturas;
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3. Transformamos essas estruturas simbólicas em experiências significativas.
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“A educação musical possibilita que os alunos possam ter acesso aos três processos metafóricos.”
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Três princípios de ação que devidamente compreendidos e tomados seriamente, podem informar todo o ensino musical:
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Considerar a música como discurso.
1° princípio: Considerar a música como discurso.
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A audição de sons como formas expressivas ocorre quando a filtragem analítica e substituída pelo minucioso exame intuitivo. Em tais momentos de liberdade intuitiva torna – se possível o salto metafórico em direção ao significativo expressivo.
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Considerar o discurso musical dos alunos.
2° princípio: Considerar o discurso musical dos alunos.
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“Compor, tocar e apreciar, todos nós encontramos nossas formas criativas por meio da variedade musical.”
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Fluência do início ao fim.
3° princípio: Fluência do início ao fim.
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“Tocar de ouvido apresenta muitas facetas , alunos de qualquer tipo de educação musical formal, devem ser capazes de se envolver ao menos com algumas estratégias naturais.”
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Porque é , então que tal visão se perde ao longo da maneira pela qual a educação musical é desenvolvida?
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- Dificuldades em lidar com a música dentro dos horários escolares;
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- Opção de gastos; - Recursos; - Status.
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Tomados conjuntamente, os três princípios podem ajudar a manter o ensino musical em um bom caminho, a mante – lo “musical”.
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Considerar a música como discurso, considerar o discurso musical dos alunos e enfatizar a fluência talvez seja mais eficaz em um amplo conjunto de situações de ensino do que o detalhamento da documentação curricular.
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Esses cuidados ajudam a pensar sobre a qualidade da educação musical, sobre como em vez de o que.
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Dados Bibliográficos: Ensinando música musicalmente
SWANWICK, Keith Ensinando música musicalmente São Paulo : Moderna, 2003
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O professor toca ou canta uma a frase musical e, os alunos respondem um por vez, com a voz, o corpo ou qualquer instrumento ou objeto; em seguida os alunos tocam a “frase resposta” indicando um colega para que responda sua frase; assim cada aluno (inclusive o professor) tera duas frases, uma que respondeu ao professor e outra que seu colega lhe perguntou; a intenção é que com essas duas frases, o grupo “converse musicalmente.”
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