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Gestão Estratégica de TI

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de TI"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de TI
março de 17 Gestão Estratégica de TI Seminário desenvolvido para Serje Schmidt Serje Schmidt mar-17 Serje Schmidt

2 Programa Gerenciamento Estratégico TI e Vantagem Competitiva
Uso Estratégico da TI Alinhamento Estratégico Sistemas de Gestão - ERP Serje Schmidt mar-17

3 Estratégia do Negócio e Sistemas de Informação
Estratégia das Áreas de Negócio Estratégia de TI Desenho (próprio) Implementação (própria) Análise processos de negócio Desenho (terceirizado) Implementação (terceirizada) Aquisição e configuração ERP Implementação ERP Definição de hardware e infra-estrutura de rede Serje Schmidt mar-17

4 Definição de Gerenciamento Estratégico
março de 17 Definição de Gerenciamento Estratégico É a incorporação da visão estratégica na gestão diária Gerenciamento estratégico é o processo pelo qual: Organizações analisam e aprendem a partir dos seus ambientes interno e externo Estabelecem direcionamento estratégico Criam estratégias para mover a organização naquela direção, e Implementam estas estratégias Tudo em um esforço para satisfazer as partes interessadas Serje Schmidt mar-17 Serje Schmidt

5 Quem são as partes interessadas?
março de 17 Quem são as partes interessadas? Funcionários Concorrentes Acionistas Comunidades Locais Grupos Ativistas Organização Clientes Fornecedores Imprensa Sindicatos Governo Intermediários Financeiros Serje Schmidt mar-17 Serje Schmidt

6 Partes Interessadas Se devemos atender a todos, como medir desempenho?
março de 17 Partes Interessadas BSC pode dar uma dica? Se devemos atender a todos, como medir desempenho? Retorno sobre o investimento (acionistas) Necessidades dos clientes Motivação dos funcionários Etc. (outros stakeholders) Serje Schmidt mar-17 Serje Schmidt

7 Partes Interessadas Clientes Governo Funcionários Fornecedores
Marketing Recursos Humanos Contabi-lidade Compras Financeiro Fornecedores Acionistas Monitoramento do Desempenho e Gerenciamento Estratégico Serje Schmidt mar-17

8 Aprendizado e crescimento
Perspectivas do BSC Do Cliente Estratégia de criação de valor e diferenciação sob a perspectiva do cliente Financeira Estratégia de crescimento, rentabilidade e risco sob a perspectiva do acionista Aprendizado e crescimento Prioridade para criação de clima propício à mudança organizacional, à inovação e ao crescimento Interna Prioridades estratégicas de vários processos de negócio que criam satisfação para clientes e acionistas Outras perspectivas... Empresa deve adotar as perspectivas que são relevantes para a SUA estratégia Serje Schmidt mar-17

9 Interesses (conflitantes ?) das principais partes interessadas
Acionista: lucro por ação  retorno do investimento Cliente: produtos e serviços de qualidade com baixos preços Funcionários: bom salário e ambiente de trabalho agradável Governo: arrecadação de impostos Comunidade: ausência de poluição, geração de empregos Como atender a todos??? Serje Schmidt mar-17

10 Criando Vantagens Competitivas!
Competência exclusiva da empresa Não pode ser imitada pela concorrência Gera posição de mercado superior Duradoura (sustentável) Serje Schmidt mar-17

11 Como criar Vantagens Competitivas?
Oportunidades Ameaças Forças Fraquezas Perspectiva tradicional Melhor adaptação da organização ao seu ambiente (Porter, 1980) EXTERNO AMBIENTES Visão Baseada em Recursos Posse de recursos, habilidades e competências (Barney, 1991) INTERNO Serje Schmidt mar-17

12 Fontes de Vantagem Competitiva
Pesquisa: empresas brasileiras durante 14 anos atuando em 505 setores industriais diferentes Fator Geral Primário Manufat. Comércio Serviços Empresa 20,50% 17,90% 27,80% 20,90% 14,90% Controladora 5,30% 10,50% 6,40% 0,70% 5,70% Indústria 8,00% 2,70% 4,70% 9,20% 10,40% Ano 2,50% 8,10% 4,30% 6,50% 1,20% Indústria e ano 6,90% 9,30% 13,30% 8,40% (Moraes, 2006) Serje Schmidt mar-17

13 Vantagem Competitiva dos Recursos
Tem valor? Não Sim É raro? Não Sim É difícil de imitar? Não Sim Desvantagem competitiva Paridade competitiva Vantagem competitiva temporária Vantagem competitiva sustentável Serje Schmidt mar-17

14 TI e Vantagem Competitiva
Avaliando a TI: Tem valor? É raro? É difícil de imitar? A Tecnologia da Informação, por si só, não é fonte de vantagem competitiva Serje Schmidt mar-17

15 TI e Vantagem Competitiva
No entanto... O não (ou mau) uso da TI pode causar perda de competitividade! Serje Schmidt mar-17

16 TI e Vantagem Competitiva
Eficientes e eficazes Estratégia Organizacional Processos internos Pessoas TI Gerenciamento, Coordenação e Liderança de TI Competentes e motivadas Conhecedoras da estratégia da empresa e seu ambiente competitivo Foco na qualidade da informação maior que na tecnologia Serje Schmidt mar-17

17 TI e Vantagem Competitiva
março de 17 TI e Vantagem Competitiva Foco do Gestor de TI: Suporte à vantagem competitiva da empresa Combinação de TI com outros recursos (ex.: competência em relacionamentos) potencializa a vantagem competitiva  Gestão de Competências “I” da “TI”  qualidade da informação Gestão de TI  pessoas Serje Schmidt mar-17 Serje Schmidt

18 Uso Estratégico da TI Estratégia do Negócio Estratégia de TI
Estratégia de Baixo Custo Estratégia de Diferenciação Estratégia de Inovação Estratégia de Crescimento Desenvolver Alianças Estratégia de TI Serje Schmidt mar-17

19 Uso Estratégico da TI Serje Schmidt mar-17 Estratégia de Baixo Custo
Reduzir substancialmente custos dos processos empresariais (gestão por processos + ERP) Automatizando tarefas Integrando processos internos Otimizando a sincronia dos processos Reduzir custo dos clientes e fornecedores (EDI + competência em relacionamentos) Pesquisar e registrar flutuações nos preços de mercado (sistema de BI) Serje Schmidt mar-17

20 Uso Estratégico da TI Serje Schmidt mar-17
Estratégias de Diferenciação Subsidiar a identificação de novos segmentos e nichos de mercado (data mining + sistema especialista + competência em marketing) Identificar atributos de produto/serviço não explorados (suporte à pesquisa de concorrentes) Criar serviços diferenciados baseados em informação (CRM + data mining) Sustentar a confiabilidade dos serviços no longo prazo  suporte à imagem (ERP + CRM + gestão por processos) Serje Schmidt mar-17

21 Uso Estratégico da TI Serje Schmidt mar-17 Estratégia de Inovação
Criar novos produtos e serviços que incluam componentes de TI Desburocratizar  pensar mais sobre o negócio ao invés de executar o negócio (gestão por processos + ERP) Incentivar a cultura de gestão por processos (competência em relacionamentos) Alterar mais profundamente os processos de negócio (simuladores de processos + ERP + visão sistêmica + mensuração de riscos) Serje Schmidt mar-17

22 Uso Estratégico da TI Serje Schmidt mar-17 Estratégia de Crescimento
Padronização de processos  controle de novas unidades de negócio (gestão por processos + ERP + WAN) Vendas online (Internet) em novos mercados (E-Commerce + ERP + competência logística) Desenvolvimento de novos produtos Integração com distribuidores (ERP + EDI + competência logística) Serje Schmidt mar-17

23 Uso Estratégico da TI Serje Schmidt mar-17 Desenvolver Alianças
Potencializar a sinergia entre as empresas Oportunizar a troca de experiências e conhecimento Colaboração virtualizada em projetos comuns (CAD ou outras aplicações + WAN) Desenvolvimento de sistemas compartilhados (competência de relacionamento e padronização de métodos) Integração de informações da cadeia logística (EDI + ERP + competência em relacionamentos) Serje Schmidt mar-17

24 Alinhamento Estratégico Componentes
Adequação estratégica Elementos do PE considerados no PETI Ex.: pessoas, finanças, estrutura, mercado, unidades de negócio, etc. Integração funcional Processos de negócio operacionalizados nos SI Ex.: compras, produção, finanças, recursos humanos, etc. Integração informacional Consistência entre objetivos do negócio e informações dos SI para seu monitoramento e controle Sincronização de ações Etapas do PE + etapas do PETI Instrumentação da gestão Ferramentas de SI para suporte ao negócio: ERP, CRM, BI, etc (Brodbeck, 2003) Serje Schmidt mar-17

25 Alinhamento Estratégico Exemplo
Objetivos organizacionais Objetivos da TI Objetivo Suporte da TI Expandir a receita proveniente do mercado interno (R$ ou %) R$ ou % de faturamento a clientes brasileiros Capacitar recursos humanos Horas de capacitação por funcionário/ano Vendas Recursos Humanos Produção Serje Schmidt mar-17

26 Alinhamento Estratégico
Fatores promotores Fatores inibidores Missão, objetivos, vantagem competitiva e prioridades claras e bem definidas Falta de clareza ou instabilidade de missão, objetivos e prioridades de negócios Gerência de TI participante no planejamento estratégico Ausência de gerência de TI nos processos de planejamento de negócios Expectativas viáveis e desafiadoras Expectativas não realistas Gestores de negócio com entendimento adequado de TI (ferramenta) Falta de habilidade em lidar com a TI por parte dos gestores de negócio Gestor de TI com habilidades de relacionamento interpessoal e conhecimento de negócios Gestor de TI expert somente em TI Serje Schmidt mar-17

27 Observações Modelos de alinhamento estratégico propostos não são suficientes para explicar desempenho da TI Fracassos dos projetos ainda são constantes Considerar Competência em gerência de projetos (PMI) Grupos de poder e interesses desses grupos Moda x objetivos substanciais para TI Serje Schmidt mar-17

28 Sistemas de Gestão - ERP
Objetivos Integrar a organização em um sistema único Acelerar as decisões Padronizar os processos Monitorar o desempenho da organização

29 Problemas comuns nas implantações de ERPs
Resultados incompatíveis com os investimentos Atrasos crônicos Orçamentos significativamente estourados Após um ano de implantação: Decisões postergadas Clientes reclamando Acionistas impacientes Usuários em desespero Organização com sentimento que seus processos não poderão ser contemplados no sistema (“a organização tem que se adaptar ao sistema”)

30 Possíveis Causas Decisão de adotar ERP baseada em modismos, emoções e pressões políticas Achar que a TI vai resolver os problemas de gestão Implementação com visão reducionista “É um problema da área de TI” Desconsidera a complexidade da mudança organizacional Consultores inexperientes e que não conhecem a empresa Usuários despreparados

31 Escolha da equipe de implantação
Competências da liderança do processo (comitê) Gerência de projetos (PMI) Liderança Suporte político Conhecimento de TI Equipe Usuários-chave Conhecimento amplo e ao mesmo tempo detalhado do processo (visão sistêmica) Perfil de liderança (não se deixar levar pelo consultor) Normalmente são funcionários “caros” para cada área Equipe interna de TI Possibilidades de configuração do ERP Custos de customização

32 Parametrização x Customização
É a alteração de parâmetros no sistema que permite a modificar a sua forma de funcionamento. Ocorre quando um processo do sistema não funciona conforme a empresa necessita, mesmo alterando seus parâmetros Não é necessário alterar código É necessário alterar o código do sistema Usuário mesmo pode fazer Técnico de informática deve fazer Baixo custo e risco Altíssimo custo e risco Não atrasa o cronograma Pode atrasar muito o cronograma Novas versões do ERP podem ser baixadas sem problemas Novas versões do ERP precisam ser customizadas novamente Alterações de legislação, necessidades do usuário, etc. podem ser feitas sem problemas Alterações precisam rever processos customizados Não é necessário se preocupar com processos relacionados Processos relacionados podem necessitar de customização para integração

33 Visão Estratégica dos Processos
Estratégia Empresarial Vendas Logística P&D Compras Manufatura Paridade competitiva Vantagem competitiva Vantagem competitiva sustentável Paridade competitiva Paridade competitiva ERP padrão ERP Customizado ERP Customizado ou Desenv. Interno ERP padrão ERP padrão Serje Schmidt mar-17

34 Processo de implantação
Estratégia da empresa Regra 2: Tudo são pequenas coisas! Regra 1: Não se preocupe com pequenas coisas Estratégia da área de negócio Abstração! Síntese! Caminho perigoso! Detalhes do novo processo Detalhes do processo atual

35 Bibliografia BARNEY, J. B. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, v.17, n.1, p BRODBECK, A. F. et al. Alinhamento entre Objetivos Organizacionais e Sistemas de Informação: Um Estudo de Múltiplos Casos. In: Encontro Nacional da ANPAD. Anais., DYER, J. H.; SINGH, H. The Relational View: Cooperative Strategy and Sources of Interorganizational Competitive Advantage. The Academy of Management Review, v.23, n MORAES, E. A. D. Análise do Desempenho de Empresas Brasileiras Utilizando Modelos de Componentes de Variância. In: Encontro Nacional da ANPAD. Anais., 2006. PORTER, M. E. Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors. New York: Free Press. 1980 Serje Schmidt mar-17


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