A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!"— Transcrição da apresentação:

1 ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Está na Hora de Começar… Nome Ano/Turma Ana Cristina 1 8ºA Renata Domingues 14 Sara Madaleno 16 Sara Brandão 17 Sofia Lucas 19

2 INTRODUÇÃO O nosso grupo de trabalho está a desenvolver um projecto sobre a alimentação não saudável e sobre as ementas a evitar. A nossa ementa tem várias opções e está organizada com o formato de um menu de um restaurante. O nosso projecto consiste em ensinar à sociedade que a alimentação é muito importante e que comer bem não significa comer muito. Outro objectivo do nosso trabalho é mostrar as consequências de uma alimentação incorrecta e referir os alimentos mais calóricos que nos prejudicam mais na saúde. Falamos também de algumas doenças problemáticas.

3 O QUE É A ALIMENTAÇÃO? Conjunto de hábitos e substâncias usadas para as funções vitais. Elemento de cultura e que permite uma saúde melhor. Uma acção que permite o bom funcionamento do corpo e ausência de doenças: equilíbrio dos nutrientes. Alimentos - 3 Grupos: Energéticos (fornecem energia, exs: manteiga, bacon, açúcar) Construtores (constroem e desenvolvem os ossos e todas as partes do corpo, exs: carne, produtos lácteos, feijão) Reguladores (regulam o funcionamento do organismo, contêm as vitaminas A, B, C, D, E, K, e minerais, exs: frutas, legumes, verduras).

4 MÁ ALIMENTAÇÃO INFANTIL
Alimentação inapropriada. Alimentação em que não existe um alimento de cada sector da Roda dos Alimentos. Geralmente nos países em Desenvolvimento – Alimentos escassos, sendo estes pouco nutritivos. Devida a maus hábitos alimentares; ao consumo de fast foods; falta de exercício. MÁ ALIMENTAÇÃO INFANTIL Culpa dos pais: maus hábitos. Devida ao consumo de álcool, drogas e tabaco, sanduíches, refrigerantes, batatas fritas, doces… Vício da comida industrializada: dependência da fast food.

5 ANOREXIA Disfunção alimentar, devido a uma insuficiência alimentar e stress físico. Envolve componentes: psicológicos; físicos; sociais. Afecta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres. Causada nos jovens devido à difícil aceitação do grupo e aos problemas com a auto imagem. Alguém anoréxico pode ser também bulímico (que emagrece através do vómito), pois devido a uma má alimentação ficará com um peso demasiado baixo para a estrutura, em qualquer das doenças.

6 OBESIDADE Doença em que a reserva da gordura aumenta até causar problemas de saúde e uma maior taxa de mortalidade. Excesso de peso: doenças do organismo como a diabetes e problemas de coração.

7 INCONVENIENTES DA EMENTA
PEQUENO - ALMOÇO Elevado teor de açúcar e elevado teor de gordura. Elevado teor de gordura. Aumenta a produção de acne; provoca cárie dentária; pode provocar hiperactividade. Contem sódio e sal que prejudicam a saúde. Pode causar alergia alimentar; intoxicação por salmonelas, se não forem bem cozinhados; e tem elevado teor de colesterol. Elevado teor de gordura.

8 ALMOÇO/JANTAR ENTRADAS Ricos em gorduras saturadas e calorias.
Tem um teor de sódio elevado, devido a ser curado, para conservar. Aumentam o risco de colesterol. Aumentam o risco de ataques cardíacos. A sua gordura é responsável por 70% das calorias; elevado teor de sal; elevado teor de aditivos; contêm colesterol. Ricos em sal, açúcar e gordura.

9 SOBREMESAS PRATOS PRINCIPAIS Elevado teor calórico; os ovos crus podem conter risco de salmonelas na maionese fresca; elevado teor de colesterol. Elevado teor de açúcar e uma grande quantidade de ovos. Curada tem elevado teor de sódio e nitritos. Facilitam o aumento do colesterol. Verdes e grelhadas podem ter substâncias tóxicas Rica em gorduras e pobre em proteínas; rica em sódio; os seus recheios aumentam o teor de gordura e duplicam o nível de sal. Em demasia aumenta o risco do cancro do cólon; em excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Muitas calorias e gorduras saturadas; colesterol devido aos ovos, à manteiga e às natas; ricos em açúcar e hidratos de carbono.

10 LANCHE BEBIDAS Ricas em calorias; contém ácidos gordos que podem ser nocivos; As mais duras são ricas em gorduras saturadas. Muito açúcar que contribui para a cárie dentária; podem afectar o esmalte dos dentes; algumas têm cafeína em excesso. Se tiverem açúcar, podem causar cáries; Muitas são ricas em gorduras; Pobres em nutrientes. É prejudicial na gravidez; aumenta o risco de cancro, de pancreatite ou de ataque cardíaco; pode afectar o fígado. Elevado teor de açúcar. Risco de doença cardíaca e de colesterol; pode provocar enxaquecas; risco de osteoporose.

11 TEM UMA BOA ALIMENTAÇÃO
CUIDA DO TEU CORAÇÃO!! NÃO VIVAS P’RA COMER, COME P’RA VIVER!!


Carregar ppt "ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google