A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ] E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ] E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br
CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ]

2 Conceito O que é Cenário? 03

3 Fonte: Dicionário Aurélio
CONCEITO No dicionário encontramos, entre outras, a seguinte definição: “...Local aonde se passa algum fato. Panorama, vista, paisagem..” “... Cenários são composições realistas da tarefa do usuário, relacionadas com o objetivo da avaliação. São simulações de uma tarefa real...” Fonte: Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras Fonte: Dicionário Aurélio

4 Conceito O que é Panorama? 03 4

5 Fonte: Dicionário Aurélio
CONCEITO No dicionário encontramos, entre outras, a seguinte definição: “Visão geral de uma série de acontecimentos específicos. Visão ampla geral de uma matéria ou assunto ...” “Visão ou observação de um assunto em toda sua amplitude. Fonte: Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras Fonte: Dicionário Aurélio

6 O que é Cenário Logístico?
Conceito O que é Cenário Logístico? 03 6

7 Visão geral de uma série de
CONCEITO Visão geral de uma série de acontecimentos (econômicos, culturais, geográficos, tecnológicos), que poderão influenciar nas decisões logísticas. Utilizado como instrumento e ferramenta no planejamento estratégico, com o intuito de analisar perspectivas futuras para a Logística.

8 CONCEITO DE CENÁRIOS NO MUNDO
Primeiros conceitos foram utilizados na Segunda Guerra mundial; No ambiente civil os primeiros Trabalhos foram publicados pelas Corporação Rand e Instituto Hudson com O livro The Year 2000, de Hermann Kahn e de A. Wiener (1967); O Clube de Roma, realizou um estudo chamado Limites do crescimento, o qual procura prospectar as futuras alternativas econômicas, sociais e ecológicas do planeta, considerando as grandes tendências da população, da economia e da tecnologia (Meadows, 1981); Peter Schwartz, The Art of the Long View, EUA: Currency Doubleday, 1991; Global Business Network (GBN), é uma das instituições mais conhecidas internacionalmente e especializada na construção de Cenários, criou um método o Scenários Thinking (GBN,1995). odo

9 CONCEITO DE CENÁRIOS NO BRASIL
No Brasil os primeiros conceitos de cenários foram usados em meados da década de 80 pelas empresas Estatais Eletrobrás e Petrobrás; Eletrobrás, Plano Relatório Geral, Rio de Janeiro, 1987; Petrobrás, Macro cenários mundiais e nacionais e impactos sobre a Petrobrás (oportunidades e ameaças), Rio de Janeiro, 1989; Na década de 1980, os conceitos de cenários foram utilizados por diversas instituições estatais como :BNDES, Sudam e CNPQ com trabalhos de conteúdo de econômico, cultural, de preservação ambiental e tecnológico; Na década de 90 o governo federal realizou Projeto “Brasil 2020”, implementado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República em 1998. Na elaboração do PAC também foi utilizado estudo de cenários ;

10 Por que construir cenários?
CONCEITOS Por que construir cenários? 03 10

11 CONCEITOS Segundo Sérgio C. Buarque / Brasília, 2003  em seu artigo Metodologia e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais : “Embora não possam eliminar incertezas nem definir categoricamente a trajetória futura da realidade estudada, as metodologias de construção de cenários contribuem para delimitar os espaços possíveis de evolução da realidade.”

12 Segundo Peter Schwartz, em seu livro The Art of the Long View:
CONCEITOS Segundo Peter Schwartz, em seu livro The Art of the Long View: “ Num contexto de impresivibilidade, a liberdade é a capacidade de atuar , quer com confiança, quer com o conhecimento da incerteza.”

13 CONCEITOS Segundo Catarina Mendes Leal, em seu estudo Construir Cenários – Método GBN , Lisboa (2007) “São vários os motivos que nos levam a fazer Cenários: queremos clarificar e descobrir a incerteza; criar uma ampla rede na qual diversas visões são avaliadas e partilhadas; compreender melhor a complexidade do ambiente do negócio; identificar rapidamente a transformação; e, conseguir uma adaptação, com êxito, à mudança no ambiente do negócio através de planos contingentes e de estratégias.”

14 Segundo a Global Business Network (GBN):
CONCEITOS Segundo a Global Business Network (GBN): O método Scenario Thinking é uma “ferramenta” que nos permite ter uma maior liberdade para definição de cenários. Ao longo das nossas vidas somos surpreendidos por diversas alterações sociais e tecnológicas, que nos obrigam e ou conduzem a comportamentos diferentes.

15 CONCEITOS

16 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

17 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
Principais características dos Cenários : Centrados na incerteza Produzem interpretações lógicas do futuro Ajudam em épocas de mudanças São qualitativos e quantitativos; geram tendências Clarificam os riscos Promovem a flexibilidade e a capacidade de reação Admitem e exploram a complexidade

18 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
Tipos de Cenários: Tendencial, o que tende a acontecer ? Evolução futura com base em projeções de tendências históricas; Exploratório -o que pode acontecer? Possibilidade de futuros alternativos; Normativo -o que deve acontecer ? As potencialidades desejáveis.

19 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
Dimensões da Análise Prospectiva EXTRAPOLATIVA: ONDE CHEGAREMOS? O futuro é a extrapolação do passado com caráter determinista; EXPLORATÓRIA: ONDE PODEREMOS CHEGAR? O futuro tem possibilidades alternativas de evolução dada pela conjugação de forças do presente e do passado. Explora a complexidade

20 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
NORMATIVA: ONDE QUEREMOS CHEGAR? O futuro pode ser construído. Depende dos valores sociais; UTILIZAÇÃO : •É necessário combinar todas as dimensões •Ênfase dada depende de: objetivos da análise, disponibilidade de séries de dados, horizonte temporal

21 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
APLICAÇÃO DOS CENÁRIOS •Formulação de políticas, objetivos e diretrizes; •Planificação estratégica: ameaças e oportunidades;

22 VANTAGENS DESVANTAGENS
ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS VANTAGENS X DESVANTAGENS VANTAGENS •Possibilidades de incorporação de efeitos de fenômenos do ambiente externo; •Flexibilidade dos planos resultantes das incertezas do futuro; •Incorpora diferentes pontos de vista; •Estimula o monitoramento de tendências e eventos importantes; •Permite ao tomador de decisões preparar o presente para o futuro; DESVANTAGENS •Requer orientação e participação de especialistas; •Necessidade de informações não convencionais; •Interpretação de cenários não é convencional.

23 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
Para planejar a longo prazo, devemos utilizar os seguintes princípios: The Long View ( A Visão a Longo Prazo); Usar o pensamento de fora para dentro; Encorajar a diversidade de perspectivas.

24 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

25 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

26 ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

27 Vamos fazer um pequeno exercício:
1º Recorde agora dois ou três acontecimentos dos últimos doze meses profissionais que afetaram significativamente sua carreira.....lembrou ? 2º Agora tente voltar ao passado – antes destes fatos - e imagine o que você faria se conscientemente soubesse que eles teriam alguma chance ou probabilidade de acontecer ?!

28 Conclusão : Pensar o futuro, formular cenários, mobiliza exatamente estes sentimentos: insegurança, vontade, temor, esperança, desejos,..incertezas,etc. Estabelecer um roteiro tentativo para organizar estes impulsos, quando o futuro virar presente !

29 FIM


Carregar ppt "E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ] E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google