A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Alessandra Godoy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Alessandra Godoy"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Alessandra Godoy
NEOPLASIA DE FÍGADO Profª Alessandra Godoy

2 NEOPLASIAS DE FÍGADO Massas hepáticas podem chamar atenção por uma variedade de razões. Podem gerar sensação de preenchimento ou desconforto epigástrico, serem detectadas ao exame físico ou US.

3 NEOPLASIAS DE FÍGADO Pode pesar de 1200 a 1600g.

4 NEOPLASIAS DE FÍGADO Adenoma – comum em mulheres jovens, usuárias de ACO.

5 NEOPLASIAS DE FÍGADO Adenoma – quando subcapsulares tem tendência a se romper.

6 NEOPLASIAS DE FÍGADO Adenomas – podem ser confundidos com hepatocarcinoma. Suas células são muito semelhantes aos hepatócitos mas não tem a arquite- tura normal.

7 NEOPLASIAS DE FÍGADO O fígado, junto com os pulmões, é o órgão que mais é acometido por neoplasias, em geral metastáticas. Isso ocorre em função da circulação sanguínea rica destes órgãos.

8 NEOPLASIAS DE FÍGADO De forma geral, o CHC constitui cerca de 5,4% de todas as neoplasias malignas. Os locais com índices mais elevados são Coréia, Taiwan e China, com cerca de 36 casos/100mil.

9 NEOPLASIAS DE FÍGADO No Brasil, a taxa estimada é de 5 casos/100 mil, mas no RS é maior. Está intimamente relacionado a hepatite B e a cirrose. Pacientes com HBV tem risco aumentado em 200x.

10 NEOPLASIAS DE FÍGADO No nosso meio, 85 a 90% dos casos estão associados a cirrose (álcool).

11 NEOPLASIAS DE FÍGADO Muitas vezes são multicêntricos.

12 NEOPLASIAS DE FÍGADO A massa neoplásica provoca aumento de alfa-feto-proteína e fosfatase alcalina.

13 NEOPLASIAS DE FÍGADO A incidência desta neoplasia triplicou nas últimas décadas. Supostamente devido ao aumento de portadores crônicos de vírus B e C.

14 NEOPLASIAS DE FÍGADO As três associações etiológicas mais importantes são: - infecção viral (B e C) - alcoolismo crônico - contaminantes alimentares (aflatoxinas)

15 NEOPLASIAS DE FÍGADO

16 NEOPLASIAS DE FÍGADO Apesar da nossa compreensão em relação a carcinogênese ainda não ser completa, a vacinação contra o vírus B diminui drasticamente a taxa de ocorrência de CHC

17 NEOPLASIAS DE FÍGADO As manifestações clínicas são inespecíficas e frequentemente mascaradas pelas manifestações das hepatites e cirrose. A morte ocorre por caquexia, sangramento ou insuficiência hepática

18 NEOPLASIAS DE FÍGADO Ao contrário, as mtx costumam ocorrer em fígado normal (não cirrótico)

19 NEOPLASIAS DE FÍGADO Normalmente, em mtx não há hiperbilirrubinemia e nem aumento significativo das transaminases Primário do cólon

20 NEOPLASIAS DE FÍGADO Nas mtx, o parênquima hepático é normal. primário da mama


Carregar ppt "Profª Alessandra Godoy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google