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DIA PET 2016. HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a 1985 - processo de experimentação; 1986 a.

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1 DIA PET 2016

2 HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a 1985 - processo de experimentação; 1986 a 1989 - fase de institucionalização; 1990 a 1992 - fase de expansão do número de grupos; 1993 e 1994 - fase de consolidação; 1995 a 1997 - fase conturbada de desestruturação (ameaça de extinção do programa); 1998 a 2004 - fase articulação sobre a sobrevivência do programa

3 HISTÓRIA Em 1999 o programa tornou-se de responsabilidade e gestão do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior – DEPEM – da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação; Em 2004 passou a ser chamado de “Programa de Educação Tutorial” Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 - Institui o PET Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010 - Atualizada pela Portaria n° 343/2013 – dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010

4 Números atuais Número de Grupos: 842 Número de IES: 123

5 FILOSOFIA PET Qual a diferença entre Programa Especial de Treinamento e Programa de Educação Tutorial

6 FILOSOFIA PET Programa Especial de Treinamento “criar uma universidade de elite dentro de uma universidade de massa....” Melhorar o ensino de graduação e aumentar a qualidade dos cursos de pós-graduação interferindo na formação dos alunos durante a graduação, visando suprir “as necessidades do país, nas diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico”

7 Henry Ford Princípio de intensificação Principio da Economia Princípio de Produtividade Consiste em diminuir o tempo de produção utilizando de imediato os equipamentos e a matéria prima levando o produto ao mercado com rapidez Consiste em reduzir ao mínimo o volume de matérias primas em transformação. O ritmo de produção deve ser rápido. Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem mediante a especialização da linha de montagem

8 Taylor DIVISÃO DO TRABALHO

9 Acumulação Flexível, Toyotismo ou produção enxuta Nas décadas de 70 e 80, iniciou um "período de reestruturação econômica e reajustamento social e político“ Um mesmo trabalhador é responsável por funções diversas, executando-as conforme as necessidades da empresa.

10 Novo perfil “Em decorrência, passa-se a exigir um trabalhador de novo tipo, que tenha mais conhecimentos, saiba comunicar-se adequadamente, trabalhe em equipe, avalie seu próprio trabalho, adapte-se a situações novas, crie soluções originais e, de quebra, seja capaz de educar-se permanentemente”

11 Programa de Educação tutorial "Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação."

12 Programa de Educação tutorial - Conexões " O programa tem como objetivo estimular maior articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares, com a devida troca de saberes, experiências e demandas, e possibilitar que os jovens universitários de origem popular desenvolvam a capacidade de produção de conhecimentos científicos e ampliem sua capacidade de intervenção em seu território de origem, oferecendo apoio financeiro e metodológico para isso (MEC).

13 O que garantiu a permanência do Programa? “Relatório sobre o impacto do PET na graduação coordenado pela prof. Dra. Elizabeth Balbachevsky1995 ”

14 O que garantiu a permanência do Programa? Perfil dos alunos de graduação

15 Quais os pontos críticos do Programa? O artigo do prof. Dr. Flávio Dantas (Dantas,1995) na seção Opinião da INFOCAPES: Os pontos críticos para o sucesso do programa seriam: “Falta de um conhecimento do método tutorial, que pode levar o professor tutor a simplesmente reproduzir o modelo de ensino tradicional”

16 TUTOR O tutor não ensina no sentido convencional da palavra, como também não dá aulas, nem produz materiais; HABILIDADES: pedagógicas, sociais, técnicas e administrativas, com vistas ao bom desempenho dessa função; Teoria e prática, ensino e aprendizagem, formação e investigação, ação e reflexão, mediação e interação, tecnologias e mídias interativas.

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18 TUTOR Como formar um tutor? O tema “Avaliação de Tutores” tem sido objeto da pauta dos Encontros Nacionais de Grupos PET, ENAPET. Desde 2011 até o encontro de 2015, a comunidade dos grupos PET vem se manifestando no sentido de que seja realizada a avaliação do mérito acadêmico das ações de tutoria e que a permanência ou desligamento de tutores.

19 Pilares da universidade

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21 Petianos

22 Como a Educação Tutorial contribui para a qualidade da graduação? Disseminação dos seus princípios e das suas ações para os demais alunos, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade universitária. Interação dinâmica com o projeto pedagógico do curso, em processo de mútuo aperfeiçoamento.

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24 Contatos e: petprodbio@gmail.com http://petprodbio.wix.com/ufes Sala: Pavilhão 1, 2º andar, sala 4. Tel: 27 3312 1744 PET ProdBio


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