A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI."— Transcrição da apresentação:

1 Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI

2 “Estas paredes, aulas, salas, Não sei como hei de suportá-las, É tão restrito e augusto o espaço. De verde não se vê pedaço. E ficam-me nas aulas, bancos, Pensar, ouvido e vista estanques” Resposta de estudante a Mefistófeles referindo-se à Universidade. Primeira parte do “Fausto” J.W Von Goethe. Início do Séc. XIX

3 A Explosão da Internet e suas consequências: Educação Aberta e a Distancia Educação Flexível Sociedade da Informação e do Conhecimento: Software Proprietário (copyright) Fonte aberta GNU (copyleft) Linux (http://br-linux.org) Wikipédia (www.wikipediafoundation.org ) Google (http://scholar.google.com.br) Yahoo br.buscaeducacao.yahoo.com/mt) Creative Commons (www.cclearn.com) http://www.direitorio.fgv.br http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ http://www.futuro.usp.br/index.htm / Banco de Recursos Didáticos (www.senai.br/recursosdidaticos) Intel (www.intel.com) Microsoft (www.microsoft.com) Sun (www.sun.com) IBM (www.ibm.com/br) REAs exemplos: Marcos Formiga

4 4 O que são Recursos Educacionais Abertos? “Materiais digitalizados oferecidos livre e gratuitamente, abertos para educadores, pesquisadores, estudantes e auto-aprendizes para uso e reuso em atividades docentes de aprendizagem e de pesquisa” (UNESCO- CERI) Marcos Formiga

5 Educação Aberta e a Distancia Educação “Dual” ou Mista E-learning Educação Presencial (face a face) ou Educação Flexível EDUCAÇÃO DISTRIBUÍDA Fonte: Robin Mason – 2007. Adaptado por M.F. 2009

6 Sala de aula tradicional Baixo uso de tecnologia Aprendizagem Mista ou Blended Learning Uso intermediário de meios tecnológicos - + Alto uso meios de tecnológicos Completamente online, sem o componente face-a-face Aprendizagem Presencial “Offline Learning” Aprendizagem Onnline “Online Learning” DESCRIÇÃO ESQUEMÁTICA DA APRENDIZAGEM MISTA Aumento gradativo de meios tecnológicos online e-learning Curso inteiramente entregue por meio de plataforma de aprendizagem eletrônica Curso de uso de pequena participação de tecnologia Fonte: R obin Mason – 2006. Adaptado por M.F. 2009

7 7 Reunião de Kronberg (Jun/2007) Impacto das tecnologias emergentes nos modelos de aprendizagem Papel do professor no futuro Modelos de avaliação no futuro Futuro dos sistemas educacionais tradicionais Futuro do e-learning Impacto da tecnologia na evolução das Sociedades do Conhecimento Marcos Formiga

8 8 “Declaração da Cidade do Cabo” para a Educação Aberta: descerrando a promessa dos Recursos Educacionais Abertos – Set/2007 Movimento emergente que combina a tradição de compartilhamento de idéias entre pares com a cultura interativa da Internet Baseado no principio de que cada um deveria ter a liberdade de usar e adaptar à medida de suas necessidades, e melhor distribuir os recursos educativos sem restrições, e fazer uma educação mais acessível (barata) e efetiva (compartilhamento e cooperação) própria da Sociedade do Conhecimento. Marcos Formiga www.capetwondeclaration.org/read-the- declaration

9 9 2006 No Brasil ABED lidera iniciativa a favor dos REAs. Artigo de F. Litto na Revista Inclusão Digital do IBICT. Seminário sobre REAs na VALER-RJ A ABED e os REAs Fredric Litto é indicado como membro do ICDE Task Force on OER (Open Educational Resources) 2007/Mar O Presidente da ABED A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distancia) adere a Declaração da Cidade do Cabo

10 10 MOOC Características Utilizam tecnologias emergentes que facilitam a aprendizagem distribuída em rede; São cursos abertos que permitem escalabilidade (possíveis de atender crescimento exponencial de matrículas); “São baseados no conectivismo, teoria da era digital cuja premissa é: o conhecimento está no mundo e não apenas no indivíduo, como afirmam as correntes de aprendizagem tais como cognitivismo e construtivismo. ” Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov. 2012.

11 11 Breve Histórico 2007 – Utah State University – David Wiler; 2011 – Stanford University – MOOC: Inteligência Artificial – 160 mil alunos (quando ganhou notoriedade da mídia); 2012 – Dois professores de Stanford com rede de 33 universidades de ‘classe mundial’ criaram a empresa Coursera – atende mais de 1 milhão de alunos; (coursera.org) 2012 - Brasil: MOOC ead – primeiro em língua portuguesa - autores João Mattar (BR) e Paulo Simões (PT). (http://moocead.blogspot.co.uk/) Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov. 2012.

12 12 MOOCs e CONECTIVISMO Características do conectivismo: a) Aprendizagem e conhecimento estão diretamente associados à máxima diversidade de opiniões;  b) Aprendizagem passa por um adequado processo de conexão e fontes especializadas de informação;  c) Desenvolvimento da capacidade de saber é mais relevante do que momentaneamente se sabe;  d) Aprendizagem depende de máquinas conectadas, infraestrutura tecnológica e facilidades de conexão, para fluir a aprendizagem sem dificuldades;  e) Capacidade de enxergar conexões constitui habilidade central. Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov. 2012.

13 13 www.coursera.org/ www.edx.org/ MOOCs Protagonistas

14

15 15  Aumento oferta cursos online, majoritariamente em instituições superiores que visam lucros, facilitada pela internet. Irão atrair tanto jovem universitário quanto profissional mais idade;  Adesão crescente Universidades conhecido prestígio a cursos que utilizam softs abertos e livres. Cenário internacional considera mais disruptiva tendência "status quo“ médio e longo prazos. Vide fenômeno MOOCs (Massive Online Open Course). Tendências em Tecnologias da Aprendizagem (I)

16 16  Novas tecnologias impressão/publicação irão redefinir livros textos na Universidade e modificar papel professor (de ator em cena para orientador ao lado). Investimentos na área serão abundantes;  Evolução tecnologia informação (TIC’s) terá crescente uso gestão acadêmica/universitária com aumento "staff" envolvido no "website“;  Pressão estudantes acesso banda larga pelo crescimento ferramentas digitais. Segundo CEPAL conexão banda larga custa: US$ 25 América Latina US$ 5 Europa US$ 0,05 Coréia do Sul Fonte : John R. Dew in WIR 2012 Tendências em Tecnologias da Aprendizagem (II)

17 Mercado Software Educação  Brasil 52 milhões alunos apenas educação básica  53 lugar uso computador por aluno (PISA-2010)  Desenvolvimento de uma arquitetura de referência para interoperabilidade dos aplicativos educacionais a qualquer sistema operacional, integração dos conteúdos digitais existentes nos diversos portais de domínio público (banco internacional de objetos educacionais, coleção educadores, portal do professor etc.), com o desenvolvimento de e-books portáveis em qualquer sistema operacional  Desenvolvimento de aplicativos (apps) educacionais, plataformas educacionais com foco em redes sociais gamifi cadas (edutainment), desenvolvimento de plataformas para ensino à distância e gestão educacional  Construção de jogos digitais interativos e lúdicos para o despertar vocacional de alunos na área de exatas/computação

18 Mobilidade, Internet e Jogos Digitais (Games)  número smartphones (acesso internet) Brasil cresceu 84% em 2011 com banda larga móvel (3G) + 50 mi, estimativa 124 milhões até 2014  número de domicílios conectados alcançou  38% dos lares em 2011 somente 40,8 milhões de brasileiros possuírem acesso à internet  país detém sempre os primeiros lugares nos  rankings internacionais de usuários em redes sociais, sites de relacionamento e microblogs  consultoria DfC Intelligence indústria mundial de jogos digitais (games) apresentou receita global de US$ 65 bilhões em 2010, tendo uma estimativa de US$ 80 bilhões em 2014  indústria do cinema teve receitas US$ 31,8 bi com investimento de 3 a 4 vezes maiores que a indústria de games  Pricewaterhouse Coopers LLP e Wilkofsky Gruen Associates mercado brasileiro games R$ 478 milhões (2010) potencial R$ 799 mi em 2014. A produção brasileira, contudo, ainda é pouco expressiva, representando apenas 0,15% no mercado mundial de jogos eletrônicos

19 Economia ou Civilização do Conhecimento  baseada na criatividade, cujos princípios definem o ritmo do novo ciclo de desenvolvimento, aqui rapidamente identificados como inclusão social, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação. Esta Economia Criativa, por sua vez, se assenta em uma concepção de governança advinda da evolução tecnológica.

20 Economia da Abundância  Consegue, a despeito da crise econômico- financeira, avançar constantemente, sendo denominada por Diamandis e Kotler de “Economia da Abundância baseada no conhecimento que se renova constantemente, não se esgota e se multiplica com o seu uso”. Este novo paradigma contrapõe-se à clássica Economia da Escassez, determinada pela finitude dos recursos naturais.

21 Economia da Abundância: Triplo Conceito de Infinito  Correlação triplo conceito de infinito pelo movimento “Crie Futuros”, Lala Deheinzelin Infinito 1 (um) – dos patrimônios intangíveis; cultura, conhecimento e criatividade; Infinito 2 (dois) – das novas tecnologias; que tangibiliza o infinito dos intangíveis com seus “bits”, e os tornam acessíveis e compartilháveis. Os infinitos 1 (um) e 2 (dois), de forma conjunta, criam e acionam o Infinito 3 (três) – da sociedade em rede; em suas infinitas formas de organização colaborativa. www.laladeheinzelin.com.br, acesso em 03 de agosto de 2012.www.laladeheinzelin.com.br

22 Brasil Timor Leste Angola São Tomé e Príncipe Guiné-Bissau Cabo Verde Portugal Moçambique Macao Goa Marcos Formiga Países de Língua Portuguesa - CPLP

23 Ranking IDH 2011 - CPLP PaisIDHRanking IDH População 2011 km²Renda Per Capta US$ (2011) Mil Portugal0.80942 10.7 92.39120.573 Brasil0.71884196.7 8.514.876 10.162 Cabo Verde0.5681330.54.0333.402 São Tomé e Príncipe 0.5091440.210.0011.792 Timor Leste0.4951471.214.6093.005 Guiné-Bissau0.353176 1.5 36.544994 Moçambique0.32218423.9801.590898 Fonte: PNUD 2011 População Total Hab.– 254.3 milhõesÁrea Total km – 10.720.744

24 PosiçãoLíngua Usuários de Internet % total 1Inglês536.564.83727,5 2 Chinês (Mandarim) 444.948.01322,6 3Espanhol153.309.0747,8 4Japonês99.143.7005,3 5Português82.548.2004,3 6Alemão75.158.5844,0 7Árabe65.365.4003,3 8Francês59.779.5253,2 9Russo59.700.0002,5 10Coreno39.440.0002,1 Uso da Internet no mundo

25 25 “Prefiro os sonhos do futuro à história do passado” Thomas Jefferson OBRIGADOPELAATENÇÃO! Marcos Formiga formiga@unb.br mformiga@cnpq.br


Carregar ppt "Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google