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Processos de Gestão Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar Bibliografia utilizada Introdução à Administração Antonio Cesar Amaru Maximiano e Introdução.

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1 Processos de Gestão Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar Bibliografia utilizada Introdução à Administração Antonio Cesar Amaru Maximiano e Introdução à Administração Natanael C. Pereira

2 O Processo de Gestão A administração ou gestão de empresas, é uma ciência construída em um conjunto de normas e funções que disciplina, organiza e dirige os componentes de um negócio. Tem como objetivo o resultado eficaz e um retorno sustentável e com responsabilidade social.

3 O Papel do Gestor Fonte: Mintzberger CategoriaPapelAtividade Interpessoal como o gestor interage com outros RepresentaçãoAssume deveres cerimoniais, representa a organização, acompanha visitantes assina documentos legais. LiderançaDirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os liderados. LigaçãoMantém redes de comunicação dentro e fora da organização.

4 O Papel do Gestor Fonte: Mintzberger CategoriaPapelAtividade Informacional como o gestor troca e processa informações MonitoraçãoManda e recebe informação, lê mídia escrita e relatórios, mantém contatos pessoais DisseminaçãoEnvia informação para os membros de outras organizações, envia relatórios, faz telefonemas e contatos. Porta-vozTransmite informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios, etc.

5 O Papel do Gestor Fonte: Mintzberger CategoriaPapelAtividade Decisorial como o gestor utiliza a informação nas suas decisões EmpreendimentoInicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades. Administração de conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crises, administra conflitos entre liderados, adapta o grupo a crises e a mudanças. Alocação de recursos Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades. NegociaçãoRepresenta os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.

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7 As Funções do Gestor As funções do Gestor são: planejar; organizar; dirigir (comandar e coordenar); e controlar.

8 Planejar hoje futuro Planejamento MISSÃOVISÃO OBJETIV OS

9 Planejar É estabelecer para onde se quer levar a empresa, quais são os objetivos, metas e propósitos futuros, e então administrar a travessia entre o hoje e o amanhã, através do Planejamento. Isso implica determinar no presente o que se espera para o futuro do negócio, envolvendo decisões e ações necessárias para que os objetivos/ metas/ propósitos sejam alcançados.

10 Fonte: Chiavenato Características do Planejamento “processo contínuo”, É um “processo contínuo”, realizado de forma sistemática e não se esgota na sua simples montagem. É voltado para o futuro e está ligado à previsão. Inclui temporalidade e futuro: o planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para fazê-las.

11 Fonte: Chiavenato Características do Planejamento Se organizar para o futuro funciona como meio de orientar o processo decisório, agregando racionalidade e subtraindo a incerteza subjacente a qualquer tomada de decisão; Relaciona entre alternativas disponíveis, um curso de ação, em função de consequências e das possibilidades de realização. O curso de ação escolhido pode ter uma duração variável (de curto à longo prazo), e pode ter uma amplitude igualmente variável (toda a empresa, ou apenas uma unidade de trabalho);

12 Fonte: Chiavenato Características do Planejamento É sistêmico pois considera a empresa ou a unidade como uma totalidade. O planejamento considera tanto o sistema, como os subsistemas que o compõem, bem como as relações e compromissos internos e externos. É interativo. Deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções. Pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função de eventos novos, ou diferentes que ocorram tanto no ambiente interno quanto externo.

13 Fonte: Chiavenato Características do Planejamento É técnica de alocação de recursos, antecipadamente estudada e decidida. Reflete a otimização na alocação e dimensionamento dos recursos próprios. É uma técnica cíclica. Conforme vai sendo executado e realizado, permite avaliação e mensuração para novos planejamentos, com informações e perspectivas mais seguras e corretas.

14 Fonte: Chiavenato Características do Planejamento Interage dinamicamente com as demais funções administrativas, como a organização, direção e o controle, influenciando e sendo influenciado por elas, a todo o momento e em todos os níveis da empresa. Permite a coordenação de diferentes atividades no sentido da realização dos objetivos de maneira eficaz.

15 Fonte: Chiavenato Características do Planejamento É uma técnica de mudança e inovação. O planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudança e inovação dentro de uma empresa, sob uma forma previamente definida e devidamente programada.

16 Ciclo Completo da Agricultura de Precisão Análise solo x produtividade Aplicação fertilizantes/ corretivos a tx. var. Plantio a tx. var. Mapear pragas doenças Aplic. localizado defensivos Colheita c sensor produtividade Mapas produtividade

17 Organizar Definidos os objetivos/metas organizacionais, a etapa seguinte é adequar as atividades às pessoas e aos recursos da organização, o que inclui definir o que, por quem e como deve ser feito, bem como a quem a pessoa deve reportar-se e o que é necessário para a realização da tarefa. Organizar é o processo de dispor o conjunto de recursos em uma estrutura que otimize a realização de objetivos. O processo tem como resultado a divisão de um todo em partes ordenadas.

18 Liderar

19 DirigirLiderar É alinhar todos (equipe) em objetivos únicos/comuns. Metas traçadas, responsabilidades definidas, na etapa seguinte é necessário influenciar (competência essencial) pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados. É fundamental a interação do gestor com o meio ambiente em que atua, buscar desafios, mobilizar, assumir seu papel diante de seus pares e colaboradores.

20 As Habilidades do Gestor Habilidade é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos, consolidando resultados otimizados pela atuação dos os recursos disponíveis. As habilidades que o administrador deve possuir são: Técnica; Humana; e Conceitual.

21 Habilidades Técnicas Consiste em utilizar conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas por meio da experiência profissional.

22 Habilidades Humanas Consiste na capacitação e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes, motivações e construir uma liderança eficaz.

23 Habilidades Conceituais Consiste na capacidade para lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que a pessoa desenvolva princípios gerais de ação.

24 As Competências do Gestor O gestor bem sucedido desenvolve competências duráveis, como: o conhecimento; a perspectiva; e a atitude.

25 A Competência Durável do Conhecimento É o conjunto de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o gestor possui dentro de sua especialidade. Como o conhecimento é um renovar constante em função da mudança e da inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o gestor precisa atualizar-se constantemente. Isso significa aprender a aprender, a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo reciclar-se continuamente para não tornar-se obsoleto e ultrapassado.

26 A Competência Durável da Perspectiva Significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação, saber transformar a teoria em prática. Aplicar o conhecimento na análise das situações, solução dos problemas e na condução do negócio. É a perspectiva que dá autonomia e independência ao administrador, que não precisa perguntar ao chefe o que deve fazer e como fazer nas suas atividades.

27 A Competência Durável da Atitude Representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para frente. Envolve o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar continuamente, o espírito empreendedor, o inconformismo com os problemas atuais e, sobretudo, a facilidade de trabalhar com outras pessoas.

28 Controlar.

29 Após as etapas de planejar, organizar e dirigir o negócio, é necessário o acompanhar as atividades, a fim de se garantir que o real caminhe conforme o planejado, e se issonão ocorrer fazer os ajustes o mais rápido possível, sejacorrigindo o operacional ou o planejado, de modo que ambos caminhem par e passo.

30 Obrigado


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