Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEliana de Miranda Bandeira Alterado mais de 8 anos atrás
2
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó
3
Conhecendo o Campo de Potência Perfil de Comportamento Ferramentas Didáticas Preferências de Aprendizagem
4
Refletindo os Potenciais Alto Desempenho=Potencial - Interferência Interna “A maior interferência é você mesmo”
5
Refletindo os Potenciais Produtividade = Empenho Desempenho QUAL É O SEU POTENCIAL?
6
PERFIL COMPORTAMENTAL
7
Dominância Cerebral
8
Segundo Ned Herrmann, as pessoas tem quatro estilos comportamentais básicos. O estilo predominante influencia a forma de pensamento e comportamento das pessoas no seu dia-dia. O importante é cada um ter consciência de suas características pessoais e compreender as características do outro.
9
Quadrantes Cerebrais
10
TESTE PERFIL COMPORTAMENTAL
11
O trabalho em sala de aula baseado na dominância cerebral... Conhecer o perfil de cada aluno é papel fundamental para o bom desempenho do professor em sala de aula. Se o professor conhece as teorias e os estudos sobre o funcionamento do cérebro, não será tarefa difícil identificar em seus alunos características dessa ou daquela dominância cerebral. É uma questão de observação e é bem simples. Por exemplo, diante de uma pergunta: ---- Quem escreveu ─ “Os Lusíadas”? O professor poderá ter respostas de acordo com o perfil de cada aluno. Se for do quadrante D responderá: Camões. ( lógico, racional ) Do quadrante B ─ Luiz Vaz de Camões, poeta português do século XVI. ( detalhista ) Do quadrante C ─ Camões, que com lágrimas e dor narra a viagem dos portugueses às Índias. ( sentimental ) Do quadrante A ─ O impetuoso Camões que com sua epopéia cria o herói português. ( imaginativo, criativo ) Respostas corretas: porém cada uma deixando claro qual a dominância cerebral do aluno.
12
Perfil Comportamental/H.S.D.
13
Perfil Comportamental/H.S.D
15
Perfil Comportamental/H.I.E.
16
Perfil Comportamental/H.I.E
17
Perfil Comportamental/H.I.E.
18
Perfil Comportamental/H.I.D.
21
Perfil Comportamental/H.S.E.
22
Perfil Comportamental/H.S.E
23
Perfil Comportamental/H.S.E.
24
VIDEO
25
PREFERENCIA DE APRENDIZAGEM
26
Preferência de Aprendizagem Visual Auditivo Leitura Cinestésico Tátil
27
FERRAMENTAS DIDÁTICAS
28
Favorecer a participação Gerar Interação Promover ajuda ajustada Provocar Conflito pra novas aprendi Avaliar a aprendizagem Valorizar Experimentação Ensinar com significado Estimular a Criatividade Possibilitar Sucesso Gerenciamento dos alunos Orientações Didáticas Identificar conhecimento prévio Estimular a reflexão e crítica Desenvolver 3 dimensões Identificar o conhecimento Promover a resolução
30
29 QUESTIONANDO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM para obter informações (ex.sobre a experiência ou conhecimento das pessoas) para aumentar a conscientização e promover responsabilidade para desafiar visões e idéias para fazer as pessoas pensarem para verificar a compreensão para esclarecer para levar as pessoas a uma resposta para encorajar o envolvimento para ampliar o aprendizado para gerar auto- feedback e reflexão
31
Como fazer perguntas para facilitar a aprendizagem Contextualizar Utilizar expressões simples e não ambíguas Dar preferência a questões abertas ou para as quais não há ‘resposta certa’ Perguntar O QUÊ e ME DIGA (como, quanto, quando, onde) no lugar de PORQUÊ Ser imparcial e não induzir o aluno a uma resposta em particular Escolher perguntas que aumentem a conscientização do que está acontecendo Basear-se e expressar-se de acordo com as palavras utilizadas pelos alunos
32
Encontrando a questão certa DICAS: Escute 100% com seus ouvidos, olhos e corpo inteiro – nunca termine uma frase ou interrompa Escolha palavras chaves (palavras significativas para eles, identifique as linhas de interesse deles) e sempre use as palavras DELES, não as substitua Construa sua próxima pergunta ou comentário com essas palavras
33
O Professor é aquele.........
35
Fases do Esporte Educacional-IEE 1- Conhecendo o Esporte 2-Significando o Esporte 3-Liderando com Esporte
36
Conhecendo Esporte Faixa Etária- 3 à 10 anos Projeto Norteador OFICINA DO ESPORTE
37
Conhecendo Esporte Diversificar para ensinar, adaptar-se para aprender
38
Significando Esporte Faixa Etária- 11 à 14 anos Projeto Norteador Esporte Educacional
40
Liderando com Esporte Faixa Etária- 15 à 21 anos Projeto Norteador Jovem Líder Esporte para Jovens
41
Liderando com Esporte
43
Sistema PROTEGE: - Pessoas - Recursos - Organizar Regras - Tempo - Espaço - Gestos - Estruturar Funções Intervenção Pedagógica Qualificada
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.