A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó."— Transcrição da apresentação:

1

2 Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó

3 Conhecendo o Campo de Potência Perfil de Comportamento Ferramentas Didáticas Preferências de Aprendizagem

4 Refletindo os Potenciais Alto Desempenho=Potencial - Interferência Interna “A maior interferência é você mesmo”

5 Refletindo os Potenciais Produtividade = Empenho Desempenho QUAL É O SEU POTENCIAL?

6 PERFIL COMPORTAMENTAL

7 Dominância Cerebral

8 Segundo Ned Herrmann, as pessoas tem quatro estilos comportamentais básicos. O estilo predominante influencia a forma de pensamento e comportamento das pessoas no seu dia-dia. O importante é cada um ter consciência de suas características pessoais e compreender as características do outro.

9 Quadrantes Cerebrais

10 TESTE PERFIL COMPORTAMENTAL

11 O trabalho em sala de aula baseado na dominância cerebral... Conhecer o perfil de cada aluno é papel fundamental para o bom desempenho do professor em sala de aula. Se o professor conhece as teorias e os estudos sobre o funcionamento do cérebro, não será tarefa difícil identificar em seus alunos características dessa ou daquela dominância cerebral. É uma questão de observação e é bem simples. Por exemplo, diante de uma pergunta: ---- Quem escreveu ─ “Os Lusíadas”? O professor poderá ter respostas de acordo com o perfil de cada aluno. Se for do quadrante D responderá: Camões. ( lógico, racional ) Do quadrante B ─ Luiz Vaz de Camões, poeta português do século XVI. ( detalhista ) Do quadrante C ─ Camões, que com lágrimas e dor narra a viagem dos portugueses às Índias. ( sentimental ) Do quadrante A ─ O impetuoso Camões que com sua epopéia cria o herói português. ( imaginativo, criativo ) Respostas corretas: porém cada uma deixando claro qual a dominância cerebral do aluno.

12 Perfil Comportamental/H.S.D.

13 Perfil Comportamental/H.S.D

14

15 Perfil Comportamental/H.I.E.

16 Perfil Comportamental/H.I.E

17 Perfil Comportamental/H.I.E.

18 Perfil Comportamental/H.I.D.

19

20

21 Perfil Comportamental/H.S.E.

22 Perfil Comportamental/H.S.E

23 Perfil Comportamental/H.S.E.

24 VIDEO

25 PREFERENCIA DE APRENDIZAGEM

26 Preferência de Aprendizagem Visual Auditivo Leitura Cinestésico Tátil

27 FERRAMENTAS DIDÁTICAS

28 Favorecer a participação Gerar Interação Promover ajuda ajustada Provocar Conflito pra novas aprendi Avaliar a aprendizagem Valorizar Experimentação Ensinar com significado Estimular a Criatividade Possibilitar Sucesso Gerenciamento dos alunos Orientações Didáticas Identificar conhecimento prévio Estimular a reflexão e crítica Desenvolver 3 dimensões Identificar o conhecimento Promover a resolução

29

30 29 QUESTIONANDO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM para obter informações (ex.sobre a experiência ou conhecimento das pessoas) para aumentar a conscientização e promover responsabilidade para desafiar visões e idéias para fazer as pessoas pensarem para verificar a compreensão para esclarecer para levar as pessoas a uma resposta para encorajar o envolvimento para ampliar o aprendizado para gerar auto- feedback e reflexão

31 Como fazer perguntas para facilitar a aprendizagem Contextualizar Utilizar expressões simples e não ambíguas Dar preferência a questões abertas ou para as quais não há ‘resposta certa’ Perguntar O QUÊ e ME DIGA (como, quanto, quando, onde) no lugar de PORQUÊ Ser imparcial e não induzir o aluno a uma resposta em particular Escolher perguntas que aumentem a conscientização do que está acontecendo Basear-se e expressar-se de acordo com as palavras utilizadas pelos alunos

32 Encontrando a questão certa DICAS: Escute 100% com seus ouvidos, olhos e corpo inteiro – nunca termine uma frase ou interrompa Escolha palavras chaves (palavras significativas para eles, identifique as linhas de interesse deles) e sempre use as palavras DELES, não as substitua Construa sua próxima pergunta ou comentário com essas palavras

33 O Professor é aquele.........

34

35 Fases do Esporte Educacional-IEE 1- Conhecendo o Esporte 2-Significando o Esporte 3-Liderando com Esporte

36 Conhecendo Esporte Faixa Etária- 3 à 10 anos Projeto Norteador OFICINA DO ESPORTE

37 Conhecendo Esporte Diversificar para ensinar, adaptar-se para aprender

38 Significando Esporte Faixa Etária- 11 à 14 anos Projeto Norteador Esporte Educacional

39

40 Liderando com Esporte Faixa Etária- 15 à 21 anos Projeto Norteador Jovem Líder Esporte para Jovens

41 Liderando com Esporte

42

43 Sistema PROTEGE: - Pessoas - Recursos - Organizar Regras - Tempo - Espaço - Gestos - Estruturar Funções Intervenção Pedagógica Qualificada


Carregar ppt "Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google