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EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.

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1 EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Programas de Qualidade na Gestão do Esporte

2 SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES QUALIDADE TOTAL CUSTO ATENDIMENTO OBJETIVO QUALIDADEQUALIDADE MORAL SEGURANÇA PRODUTOS SERVIÇOS INFORMAÇÕES TREINAMENTOS SISTEMA, ETC. ADEQUADO - Competitivo - Capacidade do cliente PRAZO LOCAL ESPECIFICAÇÃO QUANTIDADE CONCEITO DE QUALIDADE HELIO P.P. GIANOTTI

3  Foco no Cliente: Entender as necessidades correntes e futuras de clientes, para ir ao encontro de seus requisitos e exceder as suas expectativas é ponto central para a norma, como um tema que consiste por todo seu conteúdo. Isto é baseado no fato de que organizações dependem de seus clientes. Princípios de Gestão da Qualidade

4  Liderança: O propósito de liderança é assegurar que metas e objetivos da organização são completamente atendidos. Líderes estabelecem unidade de propósito e a direção da organização. Eles necessitam assegurar que as pessoas estão totalmente envolvidas em alcançar estes objetivos criando o ambiente para que as pessoas os realizem. Princípios de Gestão da Qualidade

5  Envolvimento de pessoas: Uma vez que o sucesso da organização depende muito mais das pessoas empregadas, elas necessitam estar totalmente envolvidas para que suas habilidades sejam usadas em benefício de se alcançar os objetivos da organização. Princípios de Gestão da Qualidade

6  Abordagem de processo: Resultados são alcançados mais eficazmente e eficientemente quando recursos e atividades são gerenciadas como um processo. Princípios de Gestão da Qualidade

7  Abordagem sistêmica para a gestão: A eficácia e eficiência de uma organização são melhoradas pela identificação, entendimento e gestão de processos inter-relacionados necessários para alcançar objetivos. Princípios de Gestão da Qualidade

8  Melhoria Contínua: Isto deveria ser um objetivo permanente de qualquer organização.  Abordagem factual para tomada de decisão: Decisões eficazes são baseadas na análise lógica ou intuitiva de dados e informações. Princípios de Gestão da Qualidade

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10  Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefício mútuo aumenta a capacidade de ambos em agregar valor. Princípios de Gestão da Qualidade

11 CLIENTES REQUISITOS CLIENTES SATISFAÇÃO Responsabilidade da direção Realização do produto Medição, análise e melhoria Gestão de recursos Produto SaídaEntrada Melhoria contínua do SGQ MODELO DE SGQ BASEADO EM PROCESSO

12 MANUAL Documento institucional, onde estão definidos os compromissos, a política, os objetivos, a estrutura geral da organização e os requisitos do Sistema da Qualidade. 1º NÍVEL INSTRUÇÕES Documentos operacionais internos e/ou externos que detalham a forma de executar determinadas tarefas. 3º NÍVEL REGISTROS Documentos operacionais internos e/ou externos que informam dados e demonstram a qualidade praticada. 4º NÍVEL PROCEDIMENTOS Documentos operacionais que implementam os requisitos da norma padrão (ISO 9000). Em algumas situações podem detalhar atividades. 2º NÍVEL DOCUMENTOS DO SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE - ISO 9000

13 GESTÃO Processos relacionados com o gerenciamento do sistema da qualidadeSUPORTE Processos relacionados com apoio e recursos para o sistema da qualidadeATENDIMENTO FORMAÇÃO & PERFORMANCE LAZER & ENTRETENIMENTO Processos relacionados com a operação das atividades do sistema da qualidade MACROPROCESSOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE CLUBE

14 --- Transportes --- Port. Social --- Vestiários --- Reprografia --- Segurança --- Eventos culturais --- Cursos --- Teatro --- Biblioteca DIRETORIA EXECUTIVA (AD - Alta Direção) REPRESENTANTE DA DIREÇÃO (RD) OMBUDSMAN ESPORTES Competitivo Recreação lazer Formação Esportiva ADMINISTRAÇÃO Serviços Gerais Central de Atendimento Produto:  Apoio operacional Produtos:  Transações c/ títulos  Atendimento inicial  Informações  Acesso  Utilizações várias  Segurança Produtos:  Eventos sociais  Eventos culturais  Cursos  Biblioteca  Atendimento operacional Produtos:  Recreação  Eventos  Competições  Cursos  Aperf. técnico  Atendimento operacional Produtos:  Eventos  Refeições  "Drinks"  Serviços concessionados  Atendimento operacional PRODUTOS ENVOLVIDOS COM OS ASSOCIADOS DE FORMA DIRETA SOCIOCULTURAL Social Cultural Eventos Sociais ÁREAS SUPORTE Suprimentos RH Financeiro Marketing Qualidade Tecnologia Manutenção ALIMENTOS E BEBIDAS Concessio – nários Eventos Coz. Social, Rest. Social, Bares lanchonetes H. e Saúde

15 Contratação de consultoria A empresa que busca um sistema de gestão da qualidade e a certificação precisa contratar uma consultoria especializada na área da qualidade.... Levantamento dos processos A consultoria ajuda a identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e determinar suas seqüências e interações..... Política da qualidade e redação dos documentos A política da qualidade deve ser coerente com as metas da empresa e as expectativas e necessidades de seus clientes, além de atender os requisitos e melhoria contínua.... A CERTIFICAÇÃO PASSO A PASSO Implantação do sistema da qualidade Após a redação do manual da qualidade, a empresa precisa implementar o sistema da qualidade. Para isso, é importante o comprometimento da gerência e de todos os funcionários....

16 Contratação da certificadora Para se certificar, a empresa precisa contratar uma empresa ou órgão que conduz e concede a certificação com base nas normas, denominada certificadora, ou órgão certificador Questionário A empresa preenche o questionário com informações sobre o escopo de certificação, número de colaboradores, norma a ser aplicada e outras. Envio de proposta de certificação Com base nos dados do questionário, a certificadora envia uma proposta para certificação e submete-a à análise e aprovação.... Aceitação da proposta No caso da aceitação da proposta, a empresa preenche e envia a confirmação de certificação, formalizando seu compromisso com a certificadora. Seleção da equipe de auditoria A certificadora seleciona uma equipe auditora adequada para a realização da certificação, com um especialista no segmento de mercado da empresa.

17 Pré-auditoria É um processo formal que simula as condições pelas quais uma auditoria é conduzida. Ela prepara a empresa para a futura certificação e identifica as deficiências maiores do sistema da qualidade. Auditoria É a auditoria completa no sistema da qualidade feita na empresa. Os auditores analisam a adequação e conformidade do sistema da qualidade e as evidências objetivas da implementação do manual da qualidade e procedimentos. Não-conformidades Se forem identificadas não-conformidades menores, a empresa auditada é recomendada à certificação. Se forem verificadas não-conformidades maiores, ou seja, ausência ou total falha em um procedimento do sistema da qualidade da empresa, a certificação é adiada até que as ações corretivas sejam realizadas. Certificação A equipe auditora recomenda a certificação do sistema da qualidade da empresa. Uma comissão analisa os relatórios feitos por essa equipe e aceita a recomendação para a certificação. O certificado é emitido e tem a validade de três anos

18 Manutenção do certificado Após a certificação, uma auditoria de manutenção ou acompanhamento avalia o grau de adequação e implementação do sistema da qualidade da empresa à norma aplicável. Com essa avaliação, a certificadora recomenda a manutenção do certificado da empresa Recertificação Os certificados têm validade de três anos. Próximo ao seu término, a empresa precisa se recertificar. Para esse processo, é feita uma auditoria completa no sistema da qualidade da empresa, que analisa sua adequação e conformidade à norma de referência...

19 Prof.Reginaldo Teixeira CREF. 15465 – G/SP E-mail : regiteixeira@clubesdobrasil.com.brregiteixeira@clubesdobrasil.com.br Tel: 7333- 4714 / 61218180 / 5052-3951


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