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Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) 5ª edição 2008-2011.

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1 Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) 5ª edição 2008-2011

2 2ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Andreia Sousa António Couto António Lopes Catarina Abreu Filipa Pereira Ivo Fonseca Karine Dressler Mariluci Braga Nuno Oliveira Pedro Príncipe Sandra Couto Thaise Mesquita

3 3ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento institucional? Programa conjunto UA-UP 3º ciclo criado e registado na DGES/MCTES com o n.º R/B-Cr 225/2008 1ª edição: 2008-2009 Sede rotativa Atribuição conjunta de grau Enquadramento ICPD Universidade de Aveiro/DeCA Universidade do Porto/Faculdade de Letras Unidade de investigação CETAC.MEDIACETAC.MEDIA

4 4ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Alunos ICPD candidaturasadmissõesdesistênciasconclusões portuguesesoutras nac.totalportuguesesoutras nac.totalportuguesesoutras nac.total201020112012totalprev. 2012prev 2013 6612 1214 3784516521123 123312 3263819120000 40105018220202 2442814418112 167239716134 14935184822510756111337312

5 5ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Quem somos? Equipa docente ICPD Comissão Científica e docentes –Fernando Ramos (UA) –Óscar Mealha (UA) –Armando Malheiro (UP) –Fernanda Ribeiro (UP) Outros docentes –Ana Veloso (UA), António Machuco Rosa (UP), Fernanda Martins (UP), Jorge Ferraz de Abreu (UA), José Azevedo (UP), Lídia Silva (UA), Luís Pedro (UA), Margarida Almeida (UA), Maria João Antunes (UA), Maria Manuel Borges (UC). Paulo Frias (UP), Pedro Almeida (UA), Rui Raposo (UA).

6 6ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Quem somos? Equipa docente ICPD 2º e 3º anos –Orientador principal da UA ou da UP –Possibilidade de um coorientador externo, nacional ou estrangeiro –2º e 3º anos inscrição na Universidade do orientador principal

7 7ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Donde vimos? Diversidade de formações, percursos e interesses científicos UA –Ciências e Tecnologias da Comunicação –Lic. Novas Tecnologias da Comunicação –Mestrado em Comunicação Multimédia –Doutoramento Multimédia em Educação (em colaboração com DE) UP –Ciências da Comunicação, Ciência da Informação –Lic. em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (4 faculdades da UP) –Lic. em Ciência da Informação (em colaboração com FEUP) –Mestrado em Multimédia (várias faculdades da UP) –Mestrado em Ciência da Informação (em colaboração com FEUP) –Mestrado em Ciências da Comunicação (4 faculdades da UP)

8 8ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento epistemológico? Informação “Conjunto estruturado de representações mentais e emocionais codificadas (signos e símbolos) e modeladas com/pela interação social, passíveis de serem registadas num qualquer suporte material e, portanto, comunicadas de forma assíncrona e multidireccionada.” Silva, Armando; Ribeiro, Fernanda. Das “Ciências Documentais” à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Edições Afrontamento, 2002.

9 9ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento epistemológico? Comunicação “Processo de troca de ideias, mensagens ou informações, através da fala, de sinais, de escrita ou de comportamento. Sistema para enviar e receber mensagens.” Dicionário de Ciências da Comunicação. Porto Editora, 2000. Processo de transmissão de informação entre agentes que partilham um conjunto de signos e de regras semióticas (sintáticas, pragmáticas e semânticas) tendo por objetivo a construção de sentido.

10 10ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento epistemológico? Plataformas Digitais Ambientes de suporte ao registo, processamento, transformação e comunicação de informação em formato digital, constituídos por dispositivos tecnológicos, hardware e/ou software, online ou off-line, e por procedimentos organizacionais e funcionais adequados a contextos de utilização e a utilizadores específicos. Exs online: Internet, email, web, web 2.0, IPTV, Messenger, Skype, Aleph, SAPOCampus, Jornal Publico online, SIGARRA, PACO Exs offline: Sistema de visualização de informação, aplicação MM em CD/DVD, ambiente de edição A/V

11 11ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento epistemológico? Sistemas e serviços de Informação e Comunicação em novos contextos de mediação tecnológica impacte utilização conceção realidade social, económica e cultural nos contextos Português, Europeu e Lusófono

12 12ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento epistemológico? ICPD Ciências da Comunicação Ciência da Informação Tecnologias Multimédia Tecnologias Comunicação SociologiaPsicologia

13 13ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que enquadramento epistemológico? Redes sociais Digital Second Life Indivíduo Usabilidade IPTV User Generated Content Universidade Globalização Sociedade de Informação Comunicações Móveis New Media Organizações Colaboração Web 2.0 Open Source Cidadania Comunicação Bibliotecas Digitais Sociedade Educação Conhecimento Ciberjornalismo Media participativos Comunidades Realidade Virtual Internet Informação Future Internet Repositórios Digital divide Ensino Superior Open Access Televisão Interativa Cibercultura......................................

14 14ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Qual é o nosso ecossistema? Universidades de Aveiro-DeCA e Porto-FLUP CETAC.MEDIA Fileira das TIC em Aveiro PT Inovação, InovaRIA, LabSAPO UA, Nokia Siemens Network. NEC, etc Centro das Industrias Criativas no Porto LUSA, Público, SIC, etc. Forte relacionamento internacional Europa, EUA, África, Brasil

15 15ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Quem somos? Nome Formação de base Formação pós-graduada Percurso profissional/situação atual Interesses de investigação/inquietações Motivações Expetativas

16 16ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como está o curso organizado? Organização sequencial das UC 1º ano | 1º semestre Novos Paradigmas de ICPD –21 set-2 nov, 10 ECTS –Fernando Ramos, Armando Malheiro Culturas de Convergência dos Media –9-30 nov, 8 ECTS –Lídia Silva, Paulo Frias

17 17ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como está o curso organizado? 1º ano | 1º semestre (cont.) Opção (escolha de 2) –7 dez-18 jan, 6 ECTS –Media e Sociedade - António Machuco Rosa, José Azevedo –Media Participativos - Pedro Almeida, Luís Pedro –Arquivos e Bibliotecas Digitais - Maria Manuel Borges, Fernanda Ribeiro –Design e Análise de Interação - Óscar Mealha, Rui Raposo, Fernanda Martins –Multimédia e Acessibilidade – Margarida Almeida

18 18ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como está o curso organizado? 1º ano | 2º semestre Seminário de Investigação I –15 fev-26 abr, 8 ECTS –Coordenação: Óscar Mealha, Fernanda Ribeiro Métodos e técnicas de investigação –8 mar-26 abr, 10 ECTS –Maria João Antunes, Fernanda Martins, Fernando Ramos Preparação do Projeto de Tese –3-31 maio,12 ECTS –Coordenação: Fernando Ramos –Provas entre 3 jun e 19 jul

19 19ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como está o curso organizado? 2.º e 3.º anos Seminário de Investigação II –16 ECTS Tese –104 ECTS Summer Doctoral Consortium (jun 2014)

20 20ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Qual a dinâmica de funcionamento do curso? Presencial 6ª feira –Sessões tutoriais, apresentação e discussão de trabalhos –Acompanhamento de trabalhos Não-presencial Interação por meios electrónicos –Moodle –Blogues –Email –Skype –Outras plataformas a definir em cada UC

21 21ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como participar? Sessões presenciais Sessões tutoriais Apresentação e discussão de trabalhos Participação nas sessões com convidados externos Interações on-line Atenção permanente a: –formas de interação definidas em cada UC Cumprimento dos prazos Regras de etiqueta Princípio da confirmação explícita

22 22ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que avaliação? Realização e apresentação de trabalhos individuais e/ou em grupo (a definir em cada UC) Participação nas discussões dos trabalhos dos colegas e das apresentações com convidados Júri de avaliação da UC Preparação de Projeto de Tese com arguente externo Avaliação Seminário II (2º e 3º anos) Summer Doctoral Consortium Júri final de avaliação da Tese com arguentes externos

23 23ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que recursos estão disponíveis? Universidade de Aveiro Laboratórios DeCA, espaços CETAC.MEDIA, LabSAPO UALabSAPO UA Recursos A/V da UA SDUA (biblioteca, on-line, apoio à pesquisa, empréstimo inter-institucional) Plataformas digitais –Servidores de Blogues, Wikis, Podcasting –Videoconferência, Skype Acesso VPN

24 24ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Que recursos estão disponíveis? Universidade do Porto Laboratórios Ciências da Comunicação, espaços CETAC.MEDIA Recursos A/V da FLUP e das Ciências da Comunicação SD Faculdade de Letras (biblioteca, on-line, apoio à pesquisa, empréstimo inter-institucional) Acesso VPN

25 25ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como funciona a componente presencial? Sessões tutoriais Apresentações sobre temas previamente acordados, preparados e discutidos com os docentes, de acordo com o plano de trabalho de cada UC Participação na discussão dos trabalhos apresentados pelos colegas Participação em sessões de debate com convidados externos 6ªs feiras Sala 21.1.24 do DeCA, videoconferência

26 26ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Como funciona a componente não presencial? Disponibilização de informações gerais e avisos sobre a organização e o funcionamento do curso Disponibilização de documentos: informações, textos de apoio, guiões das UC, recursos de trabalho, etc. (plataforma digital de cada UC) Interação/trabalho colaborativo com suporte nas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis (email, blogues, wikis, podcasting, videochamada, videoconferência, etc.)

27 27ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Línguas de trabalho Português Interação entre participantes Apresentações e discussões, exceto quando estabelecido de outro modo Publicações e comunicações em contexto nacional/lusófono Projeto de tese Tese Inglês Projeto de tese Publicações e comunicações em contexto internacional Tese

28 28 Áreas científicas Organização e representação da informação Esta área de investigação tem por objetivo estudar os aspectos técnicos do tratamento da Informação, bem como de todo o seu ciclo vital, desde a produção ao armazenamento, investigando questões relativas a meta- informação, linguagens controladas, análise e representação de fluxos de informação, elaboração de instrumentos de acesso e pesquisa, organização de informação com recurso a classificações, mapas conceituais e arquitecturas de informação, visualização, entre outras. ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto

29 29 Áreas científicas Comportamento Informacional Esta área de investigação tem por objetivo estudar a génese e o desenvolvimento das necessidades e atitudes em face da busca e uso da Informação nos mais diversos contextos e situações. Atualmente desenvolvem-se e aplicam-se vários modelos de comportamento informacional, que assumem uma clara interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento, designadamente as Ciências da Computação, as Ciências Cognitivas e o Design, indo muito para além dos clássicos “estudos de utilizadores”. ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto

30 30 Áreas científicas Processos de Comunicação em Novos Media Esta área de investigação tem como objetivo estudar os processos de Comunicação nos novos media considerados enquanto redes. Trata de investigar a forma como as caraterísticas estruturais desses media influenciam os processos de sociabilidade que ocorrem nos serviços de comunicação disponíveis nas redes telemáticas. Nesta área de investigação é dada uma atenção especial ao estudo das novas práticas de jornalismo em linha, focando a sua atenção nos conteúdos produzidos em português e aos estudos de usabilidade de sistemas e serviços de comunicação. ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto

31 31 Áreas científicas Aplicações de Media Participativos Esta área de investigação tem por objetivo o estudo de aplicações inovadoras dos novos media participativos enquanto suporte a novas formas de comunicação que envolvam, direta ou indiretamente, a Comunicação humana mediada por tecnologia. Nesta área utilizam-se metodologias de trabalho que envolvem a conceção, prototipagem e validação, em ambiente real, dos aspetos relacionados com Informação e Comunicação nas novas aplicações concebidas, tendo por objetivo a recolha de elementos que permitam melhorar a adequação das aplicações aos seus utilizadores e aos seus contextos de aplicação. Nesta área tem sido dada especial atenção às aplicações de media participativos em: Educação e Formação, Saúde, Televisão Interativa, Turismo e Videojogos. ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto

32 32ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Exemplos de teses já concluídas João Batista As Tecnlogias da Comunicação no Ensino Superior, 2012 Virgínia Alves A influência do open access nas comunidades académicas da área de Biblioteconomia no nordeste do Brasil, 2012 Fernando Zamith A contextualização no Ciberjornalismo, 2011 Arnaldo Santos As Tecnologias da Comunicação no suporte a sistemas eLearning e bLearning: o caso FORMARE, 2010 Májory Miranda O Acesso à Informação no paradigma pós-custodial: da aplicação da intencionalidade para a findability, 2010 António Costa Valente Aplicação e integração das "novas tecnologias" na produção de uma longa- metragem de desenho animado tradicional, 2007 Nelson Troca Zagalo Convergência entre o cinema e a realidade virtual, 2007

33 33ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Exemplos de teses já concluídas Maria João Antunes Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares, 2007 Rui Raposo Proposta de um modelo para o processo de conversão de PAPTA de suporte analógico para suporte digital, 2007 Carlos Sousa Pinto Arquitectura para gestão de actividades em plataformas distribuídas de e- Learning, 2006 Pedro Almeida A integração de serviços de comunicação e gestão para o fomento de práticas de teletrabalho, 2006 Osvaldo Arede dos Santos Proposta de serviços Internet para suporte à personalização de eAprendizagem, 2006 Ana Isabel Veloso As tecnologias da comunicação e da informação nas brincadeiras das crianças, 2006

34 34ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Exemplos de teses já concluídas Ana Margarida Almeida Tecnologias da comunicação no apoio aos sujeitos com défice cognitivo: as especificações dos utilizadores e os processos de flexibilização e adaptação do acesso, uso e participação em ambientes distribuídos de comunicação e aprendizagem, 2006 Lídia Silva Implicações cognitivas e sociais da globalização das redes e serviços telemáticos, 2002 Maria da Conceição Lopes Comunicação e ludicidade na formação do cidadão pré-escolar, 1998

35 35ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Exemplos de projetos de I+D+I concluídos ou em curso ODL_Toolbox Connector Sala de Aula Virtual 3D SAPOCampus CpC – Carne para Canhão | série ficcional multi-plataforma Social-ITV sobre plataformas IPTV eLIT – Literacia no Ensino Superior

36 36ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Exemplos projetos I&D em curso iNeighbour TV, A televisão Interativa na promoção do conforto e da sociabilidade entre cidadãos seniores, FCT Crossed Games TV, Jogos interativos em IPTV, PT Inovação ShaPLE, Comunicação e partilha em Ambientes Pessoais de Aprendizagem, FCT SEDUCE, Utilização da comunicação e da informação mediada tecnologicamente em ecologias web pelo cidadão sénior, FCT Skilled Art, Interfaces e Estratégias para o Fomento de Redes Sociais de Conhecimento Transdisciplinar, QREN Pervasive Tourism, A Computação Ubíqua e Invísivel, as Tecnologias Pervasivas e as Aplicações Contextualizadas ao serviço do Turismo, QREN TRACER, Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português, FCT Os novos media e as campanhas eleitorais digitais, FCT

37 37ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Publicações editadas pelo CETAC.MEDIA Revista PRISMA.com Páginas a&b Colecção CAI-Comunicação, Arte e Informação, em parceria com Edições AfrontamentoEdições Afrontamento A Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico, Armando Malheiro da Silva, 2006 Práticas na Banda Desenhada, Helena Santos, Nelson Dona, Ana Cardoso, 2006 Timor-Leste: da Nação ao Estado, Rui Centeno, Rui Novais (org.), 2006 Para o estudo do paradigma patrimonialista e custodial: a Inspecção das Bibliotecas e Arquivos e o contributo de António Ferrão (1887-1965), Fernanda Ribeiro, 2008 Mundo e Comunicação: uma história política contemporânea, Milan Rados, 2008 Ciberjornalismo: as potencialidades da internet nos sites noticiosos portugueses, Fernando Zamith, 2008 PRESERVMAP: um roteiro da preservação na era digital, Maria Manuela Pinto, 2009 Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal, Helder Bastos, 2010 Segredo e memória: ensaios sobre a Era da informação, Tommaso Piazza (coord.) 2011 A Cenografia de informação televisiva em Portugal: da sobriedade à espectucularidade das redacções, Maria do Rosário Saraiva (coord.) 2011

38 38ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Logística para o início das actividades Hoje, 20 set Sala DeCA 21.1.24,14h00 – palestra inaugural Sala de Formação Biblioteca – formação sobre recursos de informação Amanhã, 21 set Bar DeCA, 9h15 DeCA, Sala 21.1.24, 9h30: 1ª SP NP ICPD

39 39ICPD | © 2010 (3ª edição), UAveiro, UPorto Primeiro desafio NP ICPD Identificar 3 áreas/temas de interesse Preparar uma apresentação individual (máx 8 min) –Justificação do interesse pessoal pelos temas –Justificação do interesse dos temas do ponto de vista de investigação –Identificação de trabalhos publicados recentemente sobre os temas –Identificação de eventos científicos em que os temas tenham sido/vão ser abordados


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