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SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.

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Apresentação em tema: "SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva."— Transcrição da apresentação:

1 SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva

2 Avaliar… Porque??? Se não se consegue avaliar é impossível gerir.

3 Expectativas e Atitudes Contribuir para elucidar os responsáveis pela implementação do SIADAP sobre a natureza das expectativas/atitudes, de forma a ajudar na preparação das sessões de esclarecimento, identificando as áreas mais críticas em que é necessário actuar, superando lacunas informativas e desmontando preconceitos

4 Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é um instrumento de apoio a Gestão, que está directamente ligada a missão da Instituição, bem como da melhoria Contínua dos Processos Organizacionais.

5 Avaliação de Desempenho A avaliação deve ser objectiva e justa, diferenciando as diversas performances dos Funcionários Públicos. Pretende-se superar o modelo anterior no que diz respeito a eficiência, demonstrando efectivamente os reais desempenhos

6 Premissas do Processo - SIADAP Qualidade e Excelência Liderança Responsabilidade Mérito Qualificação

7 Objectivos Avaliar a qualidade dos serviços Avaliar e reconhecer o mérito do pessoal Diferenciar os níveis de desempenho Potenciar o trabalho em equipa Clarificar as metas e prioridades de cada função Identificar necessidades de formação Fomentar a mobilidade e a progressão Promover a comunicação Fortalecer a liderança Promover a implementação de gestão por objectivos Avaliar a Unidade Orgânica e os Colaboradores afectos

8 O Desempenho individual deve ter como base Produção de bens e actos ou prestação de serviços, visando a eficácia na satisfação dos Utentes/Colaboradores; Qualidade, orientada para a inovação, melhoria do serviço e satisfação das necessidades dos Utentes/Colaboradores; Eficiência, no sentido da simplificação e racionalização de prazos e procedimentos de gestão processual e na diminuição de custos de funcionamento; Aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências individuais, técnicas e comportamentais do Colaborador.

9 Processo A.D. Evolução do desempenho num determinado período de tempo Relação entre a expectativa/previsão e o alcançado nesse período Está em causa a eficiência e a eficácia Importância: Instrumento para uma gestão avançada; Inserida na gestão por objectivos; Factor de modernização e evolução institucional

10 O que se deve avaliar? Informação Comunicação Avaliação Opinião Motivação Performance Avaliam-se as “coisas certas” da “maneira certa”.

11 Quem deve avaliar? O avaliador é o superior hierárquico imediato do avaliado, ou funcionário com responsabilidades de coordenação do avaliado, e como premissa base tem-se que o avaliado deve ter tido pelo menos 6 meses em contacto com o avaliador (Regra Geral de Avaliação Ordinária) O CCA – Conselho de Coordenação da Avaliação, tem por responsabilidade validar ou não validar

12 Conselho de Coordenação da Avaliação A constituição do CCA foi definida tendo em conta estruturas organizativas típicas dos serviços e organismos da Administração Pública. Assim, pode a respectiva constituição ser adaptada sempre que necessário para tornar possível a existência deste órgão, que é fulcral no desenvolvimento do processo de avaliação, com obediência aos princípios contidos no nº 2 do artigo 13º do Decreto Regulamentar nº 19-A/2004, de 14 de Maio, no exercício do seu poder de auto-regulação, deve elaborar o seu próprio regulamento, com observância do estatuído na regulamentação do SIADAP e das regras gerais relativas a órgãos colegiais constantes do CPA (Código de Procedimento Administrativo).

13 Fases do processo de A.D. Este processo integra-se no Ciclo Anual de Gestão, que passa pelas seguintes fases: Elaboração de um Plano de Actividades, para o Ano seguinte, de acordo com os objectivos estratégicos, as atribuições orgânicas e os meios financeiros e humanos existentes; Definição de Objectivos de cada unidade orgânica a prosseguir para o ano seguinte; Definição de Objectivos individuais e/ou de equipa; Avaliação de Desempenho Elaboração do relatório de actividades


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