A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Ronca e Cleide Terzi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Ronca e Cleide Terzi"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Ronca e Cleide Terzi
A Prova Operatória Paulo Ronca e Cleide Terzi

2 PROVA OPERATÓRIA Prova = momento de reorganização dos conhecimentos.
Instrumento que permite fornecer subsídios ao professor, para que ele possa entender como está se processando a organização do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento no aluno. Momento de avaliar se o aluno, de posse de conteúdos básicos e a partir deles, sabe pensar, argumentar, contrapor, operar, enfim tais conteúdos, a partir da leitura, compreensão e interpretação de questões.

3 Uma operação é uma ação que se torna reversível em pensamento
Uma operação é uma “ação que pode ser internalizada ou uma ação sobre a qual a pessoa possa pensar e isto é uma atividade mentalmente reversível - ou para ser mais preciso - é uma ação que pode ocorrer em uma direção ou na direção inversa. Uma operação implica sempre a noção de conservação e a relação com um sistema de operações ou uma estrutura global. Para Piaget, as operações são o resultado, não a fonte do desenvolvimento da inteligência.” (Gallagher apud Wadswroth, 1997:103)

4 Uma Prova Operatória solicita do aluno...
Relacionar esquemas cognitivos (conhecimentos e habilidades) já assimilados e ampliá-los ao sistematizar a resposta Reconstruir o que aprendeu: resolver problemas, pensar o conhecimento na sua complexidade

5 Estabelecer relações com o contexto mais amplo.
Leitura com compreensão / capacidade de interpretação. Expressividade na escrita.

6 CARACTERÍSTICAS DA PROVA OPERATÓRIA
Relação coloquial: deve-se estabelecer uma relação pessoal e interpessoal, através de uma conversa, explicando cuidadosamente cada questão. Relação aluno-mundo: situar o aluno, sempre que possível, na realidade do mundo em que vivemos, por meio dos conteúdos trabalhados, de uma maneira crítica e reflexiva.

7 Exploração da capacidade de ler: apresentar contexto que exija interpretação e uma análise mais profunda da questão levantada. Exploração da capacidade de escrever: possibilitar que o aluno formule e organize seus pensamentos e expresse-os por meio da escrita.

8 Contextualização: elaborar um contexto relacionado ao assunto tratado na questão, no qual o aluno possa apoiar-se para respondê-la. Proposição de questões operatórias e não de transcrições: as questões devem exigir do aluno operações mentais (habilidade de pensar) e não uma simples transcrição de informações (cópia ou memorização).

9 PALAVRAS QUE DENOTAM OPERAÇÕES
Devem ser usadas para formular as questões. Ex: analisar, classificar, comparar, conceituar, criticar, deduzir, generalizar, justificar, explicar, resolver problemas, levantar hipótese, imaginar, julgar, calcular, sintetizar, elaborar, interpretar, localizar no tempo/espaço, provar, resumir, reunir, seriar, transferir, calcular, etc.

10 Uma prova pode constituir-se de questões do tipo:
Perguntas, que levam, em geral, à memorização: EX: Quais as principais formas de transmissão da dengue? Problemas, que convidam a pensar: EX: Numa cidade, onde estão sendo relatados casos de dengue, 10 pessoas procuram atendimento médico, em um mesmo dia, com febre e dores no corpo e nas articulações. Todas participaram, quinze dias antes, da mesma festa de casamento num sítio. Analise a situação e indique os procedimentos a serem tomados para a prevenção da dengue.

11 Elaboração de uma prova operatória
1) Apresentação de um tema: exige a expressividade escrita em forma de redação de temas mais amplos. Apresenta-se um tema, de maneira abrangente, e solicita-se ao aluno que se expresse redigindo um texto; O aluno deve demonstrar habilidade de compreensão e interpretação do enunciado da questão; Espera-se que o aluno apresente e discuta um dos temas do conteúdo estudado/ o tema solicitado; Avalia-se a argumentação apresentada pelo aluno, tendo como referência o conhecimento estudado.

12 EXEMPLOS “Nas últimas aulas estudamos o escritor Machado de Assis. Um dos grupos de alunos, naquele seminário sobre sua vida, apresentou-o como ‘pai dos escritores brasileiros’, o mais intimista e profundo deles. Faça uma composição em que você analise estes e outros aspectos de sua vida e obra e sua importância.“ (RONCA: 46)

13 “Suponha que você vive em 1945 e a 2ª Guerra Mundial terminou
“Suponha que você vive em 1945 e a 2ª Guerra Mundial terminou. Você está na Europa e vai escrever uma carta a um amigo, no Brasil, contando como foi esta Guerra. Faça-a” (RONCA: 46)

14 “Vimos, durante este mês de setembro, principalmente nas aulas de 6ª feira, que a descoberta de Mendel teve papel importante e decisivo no estabelecimento da Teoria Darwiniana. Faça uma breve composição sobre o estudo da hereditariedade através da investigação da natureza química e física dos genes.” (RONCA: 46)

15 2) Questões do tipo “PERGUNTAS”
constituídas de proposições de perguntas simples, centradas nos conteúdos trabalhados. pedem respostas imediatas, únicas, geralmente baseadas na memorização

16 Exemplos de questões do tipo “Pergunta”
Quais os tipos de orações subordinadas adverbiais? Em que data foi proclamada a república no Brasil? Cite os números menores do que vinte.

17 Apresentação de situações-problema
Seguidas de enunciados e alternativas para análise e identificação/ elaboração das alternativas corretas. Momento de reflexão e estudo. Compromisso com o desenvolvimento global do pensamento.

18 Geralmente escrito em forma interrogativa, é mais complexo, às vezes maior, de maior alcance, exigindo respostas mais elaboradas, com maior composição e combinações. Os problemas são sempre formados por uma ou mais “palavras operatórias”. Elas indicam a habilidade operatória que se quer observar na resposta que o aluno venha a dar (analise, classifique, imagina, suponha, explique, reescreva, descreva, substitua, relacione, sintetize, etc.)

19 Os problemas devem ter relação direta e explícita com o conteúdo que está sendo estudado. Sempre que puder, o professor deve lembrar ao aluno quando, onde e como foi trabalhado o conteúdo, tornando explícita sua intenção de orientar o pensamento. EXEMPLOS Quando os alunos do grupo X apresentaram o seminário sobre ... Nas aulas de laboratório ... No capítulo II do livro Avaliação Mediadora, de Jussara Hoffmann ...

20 Exemplos de questões do tipo “Problemas”
“O texto abaixo é de Camões. Identifique uma oração subordinada adverbial concessiva.” (RONCA: 38) Observe a figura abaixo. Identifique e escreva o nome de cada elemento constitutivo do solo. Responda também em que camada nós podemos encontrar os fósseis. (RONCA: 38)

21 “Os Estados Unidos produzem cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido por ano. Cada norte-americano joga fora em média 300 quilos de embalagens anualmente. Especialistas da área advertem que na próxima década o país poderá enfrentar uma “crise do lixo” (Folha de São Paulo, ) Relacione o tipo de sociedade citada no texto com os fatores que geram a “crise do lixo”. Explique as suas conseqüências para o meio ambiente e para a preservação dos recursos naturais”. (UNICAMP, 1990) (RONCA: 40)

22 NÍVEIS DE OPERAÇÃO MENTAL - BLOOM
NÍVEL 1: (RE)CONHECIMENTO Lembrar idéias, objetos, fatos, identificando as propriedades fundamentais dos objetos de conhecimento. Palavras chave: Reconhecer, citar, indicar, nomear, identificar e outros.

23 NÍVEL 2: COMPREENSÃO Saber o significado das coisas: composição, finalidade, propriedades e características dos objetos de conhecimento. Palavras chave: explicar, traduzir, exemplificar, interpretar, dar dignificado, descrever e outras.

24 NÍVEL 3: APLICAÇÃO Transposição da compreensão de um objeto de conhecimento para um caso específico. Aplicar as abstrações ou teorias aprendidas em situações novas ou em problemas novos. Palavras chave: resolver, determinar, calcular, aplicar.

25 NÍVEL 4: ANÁLISE Desdobramento do todo em partes para a compreensão das mesmas em relação ao todo. Palavras chave: examinar, analisar, decompor, caracterizar as partes e outras.

26 NÍVEL 5 - SÍNTESE Recombinar as partes para formar um todo novo e integrado. Fazer uma síntese, relacionando as diversas partes para estabelecer as características de um todo (criatividade, originalidade) Palavras chave: sintetizar, generalizar, elaborar, produzir, criar.

27 NÍVEL 6: AVALIAÇÃO Implicam em critérios e padrões que permitem apreciar o grau de qualidade do objeto de conhecimento; Palavras chave: julgar, justificar, argumentar, criticar.

28 É atitude do professor definirá se a elaboração da prova é fácil ou difícil e se ela se configurará em armadilha para o aluno ou instrumento relevante para o diagnóstico e a orientação da aprendizagem.

29 Questão Dissertativa do tipo PROBLEMA
Depois da visita que fizemos à escola – no desenvolvimento do trabalho interdisciplinar -, pudemos observar e discutir a sua dinâmica curricular e das relações de trabalho. Vimos como a falta de planejamento e a forma de realizar a avaliação comprometem este contexto, no que diz respeito a implementação de seu Projeto Pedagógico. Por conseqüência, a indisciplina dos alunos vem gerando, no cotidiano da escola, cada vez mais a insatisfação dos docentes, que encontram-se desmotivados e em conflito interno. A partir dessa constatação, IDENTIFIQUE e DESCREVA as intervenções poderiam ser feitas para a solução dos problemas encontrados, estabelecendo uma relação entre aquilo que estudamos a respeito do Projeto Pedagógico e a sua implementação na escola.

30 Questões Objetivas do tipo PERGUNTA
Cite os componentes curriculares que fazem parte de um Projeto Pedagógico. Quais foram as tendências curriculares que fizeram parte do contexto histórico do currículo?

31 Referência Bibliográfica
RONCA, Afonso Caruso e TERZI, Cleide do Amaral. A Prova Operatória: Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EDESPLAN, 12a edição.


Carregar ppt "Paulo Ronca e Cleide Terzi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google