A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

2 A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da Escola (espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham e onde os estudantes passam, em geral, a maior parte de seu tempo) A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada na infância. A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento e crescimento da criança. PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

3 Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para o crescimento e desenvolvimento

4 ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE E SAÚDE Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se

5 Melhoras nutricionais no início da infância levam a melhoras no desempenho intelectual durante a adolescência

6 OBJETIVOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Fornecer uma alimentação em quantidade e qualidade adequadas, de forma a suprir as necessidades nutricionais dos alunos, além de promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, os quais contribuem para um melhor crescimento, desenvolvimento, aprendizado e menor incidência de doenças. Para isto, devem ser elaborados cardápios balanceados e variados, levando-se sempre em conta a aceitação dos alunos.

7 A entrada na escola Autonomia alimentar  Consolidação de hábitos alimentares  Importância da escola  Intervenção de fatores: - Genéticos - Ambientais/culturais

8 Fatores ambientais: - transmissões sociais intragrupos  família – importância do exemplo +  escola Influência dos “companheiros” Imitação No processo de socialização  novos hábitos alimentares A escola auxilia no desenvolvimento destes

9 Objetivos nutricionais: Manter o crescimento adequado Evitar o déficit de nutrientes Prevenir possíveis problemas de saúde da fase adulta Alimentação saudável Alimentos de todos os grupos Proporções adequadas Variedade Produtos frescos e da época

10 A nutrição é importante para que o organismo funcione com normalidade Fatores que afetam uma alimentação adequada: Aparência dos pratos Quantidade de comida Combinação dos alimentos Bom exemplo familiar

11 COMO DEVE COMPOSTA A ALIMENTAÇÃO?

12 Relação do desjejum com o desenvolvimento Importância do desjejum - Objetivos Disponibilizar energia necessária para uma manhã de atividade Alivio do período noturno de jejum prolongado -Deve incluir fontes de CHO (pão/ cereal), vitaminas e minerais e fibras (frutas) e proteína e cálcio (leite/ queijo/ iogurte) e baixa quantidade de gordura

13 ATENÇÃO: as crianças que não fazem o desjejum ingerem até menos 40% de Vit. C e cálcio e menos 10% de ferro Eliminação do desjejum HIPOGLICEMIA - Cansaço - Perda de força - Visão turva - Alterações de humor - Confusão mental - Cefaleias - Irritabilidade - Tremores

14 Relação do desjejum com o desenvolvimento cognitivo No período de formação do cérebro é necessária a ingestão diária de 70-80 g de proteínas Diminuição da capacidade de raciocínio lógico Dificuldades em pensar, compreender, aprender e relacionar-se

15 Consequências da eliminação do desjejum a longo prazo: - debilidade física e atraso cognitivo - doenças infecciosas e gastrintestinais - redução da capacidade de atenção e aprendizagem - apatia e falta de interesse pela escola

16 Crianças em jejum ou insuficientemente alimentadas:  Desatentas e agitadas  Sonolentas e fracas Estudos experimentais em crianças saudáveis dos 9 aos 11 anos  as que não realizaram desjejum tiveram mais erros quando submetidas a testes Outros estudos  a melhoria da memória está relacionada com a glicemia O cérebro requer glicose para o seu normal funcionamento

17 Um relatório recente verificou que a hora e o momento da refeição podem ser determinantes Em contrapartida, um desjejum em excesso :  Sensação de enfartamento  alunos adormecem nas aulas

18

19


Carregar ppt "O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google