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PublicouRaíssa da Costa Porto Alterado mais de 8 anos atrás
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O papel e as metodologias de investigação sindical Compartilhando experiências e discussão Instituto Cuesta Duarte - PIT-CNT “Cadeias de Abastecimento Globais, Trabalho Decente e Estratégias Sindicais” 5 a 13 de maio de 2016 São Paulo - BRASIL
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O Instituto É uma associação civil criada em 1989 por iniciativa do PIT-CNT O seu objetivo global é dar apoio técnico aos trabalhadores organizados para que tenham um melhor desempenho na ação e na representação dos seus pares no quadro da luta de classes. Porquê Cuesta-Duarte ? O PIT-CNT distinguiu Gerardo Cuesta e León Duarte como mártires da classe trabalhadora uruguaia, destacando os seus nomes, o contributo que deram para o Movimento Operário nas mais diversas correntes ideológicas: com o seu trabalho contribuíram para a criação de um sindicalismo que, primeiro com a CNT e agora com o PIT-CNT, consolidou o seu pluralismo na luta dos trabalhadores pela democracia e a justiça social.
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Departamento de Investigação Centra a sua atividade na investigação e na assessoria nos temas solicitados pela central ou pelos seus sindicatos. Desde 1997, várias equipes funcionam de forma regular para abordar os diversos temas que fazem parte da vida diária do trabalhador, com ênfase especial para os temas relacionados com o mercado de trabalho. O objetivo central do departamento é sistematizar e aprofundar o conhecimento acumulado pelos trabalhadores para melhorar o seu desempenho na luta de classes. Procura-se articular a experiência do movimento sindical com o mundo acadêmico, nomeadamente com a Universidad de la República e Centros especializados, com o objetivo de assegurar a coerência em relação ao objetivo geral mencionado.
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A Formação Desde finais de 1996, começámos a implementar a ESCOLA SINDICAL. Este programa de formação permanente tem quatro departamentos: 1.Formação de Delegados e Negociação Coletiva 2.Concepção e Método para a Ação Sindical 3.Formação de Trabalhadores em Saúde no Trabalho e Meio Ambiente 4.Formação de Formadores
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A Metodologia Partimos de uma concepção metodológica que reconhece que todos os trabalhadores têm um saber que, sistematizado coletivamente, recria e aprofunda o conhecimento coletivo. No entanto, reconhecemos a necessidade de enriquecer estes processos cognitivos com instâncias que permitem a transferência de conhecimentos desenvolvidos no mundo acadêmico para o movimento sindical. Em geral, as concepções andragógicas são diversas mas todas elas assumem como sujeito da educação o participante na atividade e, como tal, procura-se apresentar situações que facilitem o processo de ensino-aprendizagem e que promovam a participação e a integração de todos.
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O papel dos trabalhadores No marxismo, designa-se de alienação a expropriação da liberdade, da capacidade de pensar e do trabalho do homem devido ao sistema econômico capitalista no qual está inserido. A natureza e o homem, que faz parte dela, são o único elemento real. O homem é um processo, é um produto, não apenas da natureza mas também da sociedade. Por isso, está nas mãos do homem a possibilidade de mudar as circunstâncias materiais e sociais que estão na base da alienação humana atual. Na sociedade moderna atual, o proletariado é a única classe social cuja emancipação significará a emancipação de toda a humanidade; da mesma maneira que transformam a matéria- prima, são os trabalhadores que têm a capacidade de transformar a realidade e, portanto, transformam-se em protagonistas das mudanças sociais.
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Analisar é Conhecer A Organização Sindical é uma ferramenta de transformação da realidade; assim, para transformar a realidade há que agir e para agir há que conhecer a própria realidade sobre a qual se pretender intervir de modo a poder mudá-la. Conhecer significa saber, claramente, qual o ponto de partida e o ponto de chegada, ou seja, identificar todos os elementos constitutivos dessa realidade a transformar, definir os seus comportamentos e projetar resultados no tempo em caso de intervenção ou não. Uma análise é um estudo pormenorizado de todos e cada um dos componentes do objeto de interesse. Analisar é desagregar esse objeto para conhecer o estado em que está a situação, mediante o conhecimento pormenorizado do funcionamento e composição de cada um dos elementos constitutivos. Analisar e conhecer são duas etapas imprescindíveis do processo de ação e que contribuem para a geração das condições necessárias para a concretização dos objetivos.
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Planificação É um processo dinâmico desenvolvido com coerência, mediante o qual são selecionadas, ordenadas e desenhadas as ações que devem ser realizadas para alcançar determinados objetivos, procurando um uso racional dos recursos disponíveis. A planificação implica: Definir objetivos Estabelecer mecanismos para alcançar os objetivos Implementar ações Conhecer o resultado das ações Processo: pressupõe um conjunto de etapas sucessivas e complementares
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Conhecer para Atuar Conhecer para atuar implica Contribuir para Transformar. Significa Investigar a realidade onde se deseja planificar, identificar os problemas, as suas causas e as suas consequências. Significa Analisar a tendência histórica que origina e explica a existência de tais problemas. Trata-se de conhecer e interpretar a dinâmica dos fatos que se manifestaram no passado e que se observam no presente, para prever as evoluções prováveis da situação diagnosticada. Requer Precisão: ou seja, a inclusão dos aspetos necessários e suficientes para a compreensão do problema em análise. Oportunidade: isto é, a apresentação das informações deve ser levada a cabo no momento em que a necessidade da ação o indica como oportuno.
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Metodologia para a ação Tem como objetivo gerar âmbitos de reflexão coletiva, com diferentes níveis de aprofundamento sobre o elemento estratégico, conjuntural da concepção da classe trabalhadora numa central como a nossa, pluralista e democrática. “A investigação deve captar com todo o detalhe o material, analisar as suas diversas formas de desenvolvimento e descobrir a ligação interna entre elas. Só quando este trabalho é realizado, se pode descrever adequadamente o movimento real. Se tal for feito com sucesso, se a vida do material investigado for idealmente refletida, então poderá parecer que temos exposta diante de nós uma construção apriorística.” (Marx-Engels, 1970, 79)
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Considerações Finais O principal objetivo do movimento sindical é elevar o papel central da classe como sujeito histórico. Nesse sentido, o objetivo do Instituto Cuesta-Duarte é dar apoio técnico aos trabalhadores organizados para que estes possam ter um melhor desempenho na ação e na representação dos seus pares no quadro da luta de classes. De igual modo, procura articular o interesse e a experiência do movimento sindical com o mundo acadêmico; está pensado fundamentalmente como insumo para a classe trabalhadora. “... O homem deve transformar-se ao mesmo tempo que a produção avança; não realizaríamos uma tarefa adequada se fossemos apenas produtores de artigos, de matérias-primas e não fossemos ao mesmo tempo produtores de homens...” Che (1960)
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Muito Obrigado! Instituto Cuesta Duarte Juan D. Jackson 1283 CP 11200 Montevideo – Uruguai E-Mail: secretaria@cuestaduarte.org.uysecretaria@cuestaduarte.org.uy Telefone:(598) 2400-5480 Fax:(598) 2400-4160
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