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O papel e as metodologias de investigação sindical Compartilhando experiências e discussão Instituto Cuesta Duarte - PIT-CNT “Cadeias de Abastecimento.

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1 O papel e as metodologias de investigação sindical Compartilhando experiências e discussão Instituto Cuesta Duarte - PIT-CNT “Cadeias de Abastecimento Globais, Trabalho Decente e Estratégias Sindicais” 5 a 13 de maio de 2016 São Paulo - BRASIL

2 O Instituto  É uma associação civil criada em 1989 por iniciativa do PIT-CNT  O seu objetivo global é dar apoio técnico aos trabalhadores organizados para que tenham um melhor desempenho na ação e na representação dos seus pares no quadro da luta de classes.  Porquê Cuesta-Duarte ?  O PIT-CNT distinguiu Gerardo Cuesta e León Duarte como mártires da classe trabalhadora uruguaia, destacando os seus nomes, o contributo que deram para o Movimento Operário nas mais diversas correntes ideológicas: com o seu trabalho contribuíram para a criação de um sindicalismo que, primeiro com a CNT e agora com o PIT-CNT, consolidou o seu pluralismo na luta dos trabalhadores pela democracia e a justiça social.

3 Departamento de Investigação  Centra a sua atividade na investigação e na assessoria nos temas solicitados pela central ou pelos seus sindicatos.  Desde 1997, várias equipes funcionam de forma regular para abordar os diversos temas que fazem parte da vida diária do trabalhador, com ênfase especial para os temas relacionados com o mercado de trabalho.  O objetivo central do departamento é sistematizar e aprofundar o conhecimento acumulado pelos trabalhadores para melhorar o seu desempenho na luta de classes.  Procura-se articular a experiência do movimento sindical com o mundo acadêmico, nomeadamente com a Universidad de la República e Centros especializados, com o objetivo de assegurar a coerência em relação ao objetivo geral mencionado.

4 A Formação  Desde finais de 1996, começámos a implementar a ESCOLA SINDICAL. Este programa de formação permanente tem quatro departamentos: 1.Formação de Delegados e Negociação Coletiva 2.Concepção e Método para a Ação Sindical 3.Formação de Trabalhadores em Saúde no Trabalho e Meio Ambiente 4.Formação de Formadores

5 A Metodologia  Partimos de uma concepção metodológica que reconhece que todos os trabalhadores têm um saber que, sistematizado coletivamente, recria e aprofunda o conhecimento coletivo.  No entanto, reconhecemos a necessidade de enriquecer estes processos cognitivos com instâncias que permitem a transferência de conhecimentos desenvolvidos no mundo acadêmico para o movimento sindical.  Em geral, as concepções andragógicas são diversas mas todas elas assumem como sujeito da educação o participante na atividade e, como tal, procura-se apresentar situações que facilitem o processo de ensino-aprendizagem e que promovam a participação e a integração de todos.

6 O papel dos trabalhadores  No marxismo, designa-se de alienação a expropriação da liberdade, da capacidade de pensar e do trabalho do homem devido ao sistema econômico capitalista no qual está inserido.  A natureza e o homem, que faz parte dela, são o único elemento real. O homem é um processo, é um produto, não apenas da natureza mas também da sociedade. Por isso, está nas mãos do homem a possibilidade de mudar as circunstâncias materiais e sociais que estão na base da alienação humana atual.  Na sociedade moderna atual, o proletariado é a única classe social cuja emancipação significará a emancipação de toda a humanidade; da mesma maneira que transformam a matéria- prima, são os trabalhadores que têm a capacidade de transformar a realidade e, portanto, transformam-se em protagonistas das mudanças sociais.

7 Analisar é Conhecer  A Organização Sindical é uma ferramenta de transformação da realidade; assim, para transformar a realidade há que agir e para agir há que conhecer a própria realidade sobre a qual se pretender intervir de modo a poder mudá-la.  Conhecer significa saber, claramente, qual o ponto de partida e o ponto de chegada, ou seja, identificar todos os elementos constitutivos dessa realidade a transformar, definir os seus comportamentos e projetar resultados no tempo em caso de intervenção ou não.  Uma análise é um estudo pormenorizado de todos e cada um dos componentes do objeto de interesse. Analisar é desagregar esse objeto para conhecer o estado em que está a situação, mediante o conhecimento pormenorizado do funcionamento e composição de cada um dos elementos constitutivos.  Analisar e conhecer são duas etapas imprescindíveis do processo de ação e que contribuem para a geração das condições necessárias para a concretização dos objetivos.

8 Planificação  É um processo dinâmico desenvolvido com coerência, mediante o qual são selecionadas, ordenadas e desenhadas as ações que devem ser realizadas para alcançar determinados objetivos, procurando um uso racional dos recursos disponíveis.  A planificação implica:  Definir objetivos  Estabelecer mecanismos para alcançar os objetivos  Implementar ações  Conhecer o resultado das ações  Processo: pressupõe um conjunto de etapas sucessivas e complementares

9 Conhecer para Atuar  Conhecer para atuar implica Contribuir para Transformar.  Significa Investigar a realidade onde se deseja planificar, identificar os problemas, as suas causas e as suas consequências.  Significa Analisar a tendência histórica que origina e explica a existência de tais problemas. Trata-se de conhecer e interpretar a dinâmica dos fatos que se manifestaram no passado e que se observam no presente, para prever as evoluções prováveis da situação diagnosticada.  Requer  Precisão: ou seja, a inclusão dos aspetos necessários e suficientes para a compreensão do problema em análise.  Oportunidade: isto é, a apresentação das informações deve ser levada a cabo no momento em que a necessidade da ação o indica como oportuno.

10 Metodologia para a ação  Tem como objetivo gerar âmbitos de reflexão coletiva, com diferentes níveis de aprofundamento sobre o elemento estratégico, conjuntural da concepção da classe trabalhadora numa central como a nossa, pluralista e democrática.  “A investigação deve captar com todo o detalhe o material, analisar as suas diversas formas de desenvolvimento e descobrir a ligação interna entre elas. Só quando este trabalho é realizado, se pode descrever adequadamente o movimento real. Se tal for feito com sucesso, se a vida do material investigado for idealmente refletida, então poderá parecer que temos exposta diante de nós uma construção apriorística.” (Marx-Engels, 1970, 79)

11 Considerações Finais  O principal objetivo do movimento sindical é elevar o papel central da classe como sujeito histórico.  Nesse sentido, o objetivo do Instituto Cuesta-Duarte é dar apoio técnico aos trabalhadores organizados para que estes possam ter um melhor desempenho na ação e na representação dos seus pares no quadro da luta de classes.  De igual modo, procura articular o interesse e a experiência do movimento sindical com o mundo acadêmico; está pensado fundamentalmente como insumo para a classe trabalhadora. “... O homem deve transformar-se ao mesmo tempo que a produção avança; não realizaríamos uma tarefa adequada se fossemos apenas produtores de artigos, de matérias-primas e não fossemos ao mesmo tempo produtores de homens...” Che (1960)

12 Muito Obrigado!  Instituto Cuesta Duarte Juan D. Jackson 1283 CP 11200 Montevideo – Uruguai E-Mail: secretaria@cuestaduarte.org.uysecretaria@cuestaduarte.org.uy Telefone:(598) 2400-5480 Fax:(598) 2400-4160


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