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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

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Apresentação em tema: "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2 O QUE É O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)?

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Projeto – vem do latim projectu, que significa “lançar para adiante”. Político – Diz respeito a que tipo de cidadãos queremos formar, que tipo de sociedade desejamos. Pedagógico – Diz respeito à educação, à reflexão sistemática sobre as práticas educativas. “Planejar ajuda a concretizar aquilo que se almeja” (C. Vasconcelos)

4 Referente a LDB n° 9394 / 96 (Lei de diretrizes e bases da educação nacional)
No artigo 12, inciso I - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de “Elaborar e executar sua proposta pedagógica” No artigo 13, inciso I - Os docentes incumbir-se-ão de: “Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” No artigo 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

5 O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?
O projeto político-pedagógico deve ser compreendido como um planejamento global de todas as ações de uma instituição educativa, abarcando direcionamentos, pedagógicos, administrativos e financeiros. É um instrumento de gestão democrática que possibilita a reflexão crítica e contínua a respeito das práticas, dos métodos, dos valores, da identidade institucional e da cultura organizacional. Construído de modo participativo, o projeto político-pedagógico permite resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. Opõe-se, assim, à lógica do planejamento burocrático ou meramente estratégico, bastante difundido nas esferas mais conservadoras da educação e nas reformas neoliberais dos anos

6 O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?
Situado nessa perspectiva emancipatória, o projeto político-pedagógico objetiva, sobretudo, promover mudanças nas concepções e nas práticas cotidianas, traçando diretrizes referenciadoras da caminhada educativa. Por esse motivo, toda instituição educativa, se comprometida com uma educação de qualidade social e com a proeminência dos valores democráticos na gestão educacional, adere às formas de participação e de fortalecimento da autonomia expressas no movimento de construção de seu projeto político-pedagógico. Dado tal viés de amplitude, de organicidade e de abertura ao diálogo, o projeto político-pedagógico possibilita, inclusive, integrar, em práticas interdisciplinares, o ensino, a pesquisa e a extensão. (PPP/IFRN, p.11)

7 PROBLEMATIZANDO: “CONCEPÇÕES E DIRETRIZES”
POR QUE ESSE DOCUMENTO? “(...) Se o fator econômico até então era o espectro primordial que movia seu fazer pedagógico, o foco a partir de agora desloca-se para a qualidade social.” (p. 14)

8 Por que NOVO modelo?

9 Por que NOVO modelo? “Nesse contexto, o Instituto Federal aponta para um NOVO tipo de instituição identificada e comprometida com o projeto de sociedade em curso no país. Representa, portanto, um salto qualitativo em uma caminhada singular, prestes a completar cem anos. Trata-se de um projeto progressista que entende a educação como compromisso de transformação e de enriquecimento de conhecimentos objetivos capazes de modificar a vida social e de atribuir-lhe maior sentido e alcance no conjunto da experiência humana, proposta incompatível com uma visão conservadora de sociedade. Trata-se, portanto, de uma estratégia de ação política e de transformação social”.(p.18)

10 Qual é a função dos IFs?

11 Qual é a função dos IFs? “O que está em curso, portanto, reafirma que formação humana e cidadã precede a qualificação para o exercício da laboralidade e pauta-se no compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de manter-se permanentemente em desenvolvimento.” (p.6) “Assume, portanto, o ideário da educação como direito e da afirmação de um projeto societário que corrobore uma inclusão social emancipatória”. (p. 14)

12 O que é comum, para além do curso?

13 O que é comum, para além do curso?
“(...) fazer valer uma concepção de educação profissional e tecnológica em sintonia com valores universais do homem”.(p.21) Políticas/pressupostos pedagógicos: processo seletivo; alimentação; transporte; inclusão; avaliação; projetos de extensão e pesquisa (bolsas); eventos culturais; visitas técnicas

14 O que o campus tem feito dentro dessa proposta?

15 O que o campus tem feito dentro da proposta abaixo?
“(...) os Institutos Federais assumem seu verdadeiro papel social, contribuindo para uma sociedade menos desigual, mais autônoma e solidária.”(p.7) “(...) Se o fator econômico até então era o espectro primordial que movia seu fazer pedagógico, o foco a partir de agora desloca-se para a qualidade social.” (p. 14)

16 QUEM SOMOS? 1. Como viemos parar aonde paramos?
Documentos que precisam ser de conhecimento público: Contrato de Comodato (Petrobras e IFSP) ; Atas das Audiências Públicas; Documentos sobre os Planos de Expansão (fase I, II e III). PDE, Plano Municipal de Educação de São José dos Campos

17 Capítulo II - Caracterização da unidade
- O campus IFSP na cidade (Breve histórico, histórico da cidade, mapa do município, gráficos de crescimento da população na cidade, dados do IBGE, IDH do município, características da região, condições de vida, aspectos econômicos e culturais). - Nome, endereço, aspectos legais - cursos oferecidos - Estrutura (aspectos físicos, equipamentos, imobiliários, número de salas) - Contexto escolar (o meio no qual a instituição está inserida, grupo de alunos que atende, caracterização socioeconômica e cultural da comunidade) - Recursos Humanos Corpo docente (quantidade, formação, área de atuação) Corpo administrativo (quantidade, formação, diretoria que está vinculado) - Coordenadorias (organograma) Capítulo

18 Capítulo III - Pressupostos Pedagógicos do Campus
1- Ética, cidadania e inclusão social.    1.1- Criticidade    1.2 - Criatividade e inovação 2- Gestão democrática  3- Cooperativismo 4 - Empreendedorismo 5- Ensino     5.1- Processo de ensino e aprendizagem     5.2- Metodologias de Ensino     5.3- Avaliação de Aprendizagem 6- Pesquisa 7- Extensão

19 Capítulo IV – Políticas e ações
Projetos institucionais desenvolvidos Assistência estudantil Reforço Escolar NAPNE (Inclusão) Serviço Sociopedagógico (explicar o que é, o que faz, os encontros semestrais) Formação Continuada (Como é dada formação aos docentes e técnicos administrativos) Bolsa Discente Órgãos Colegiados CPA Conselhos de Classe CEPIE Conselho de campus

20 Capítulo V – Diagnóstico da situação atual
- Levantamento e identificação dos problemas - Definição das prioridades - Estratégias de ações - Cronograma de ações

21 Capítulo VI - Avaliação do Projeto Político Pedagógico Considerações Finais Referências Anexos


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