A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 7º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 7º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 7º ano
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 7º ano Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos.

2 Para começo de conversa...
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Para começo de conversa... Existem sistemas de metabolismo energético (que geram energia para o nosso corpo) que atua no momento em que praticamos alguma atividade física. O que os diferencia é que o esforço da atividade pode ser suave, moderado ou intenso. Os principais destes sistemas são chamados de Aeróbico e Anaeróbico. Nesta aula, conheceremos algumas características do Sistema Aeróbico, que é o mais utilizado na prática de jogos.

3 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Pessoal, hoje nós vamos entender o que acontece com o nosso corpo quando estamos praticando jogos. É o chamado Sistema Aeróbico que entra em ação, aquele que produz energia quando nosso corpo está em movimento! Então vamos lá... Imagem: Acesso: 17/07/2015

4 Para produzir energia para o músculo.
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Entendendo o sistema aeróbico... O sistema aeróbico usa Oxigênio Nutrientes Glicose Gordura Carboidrato Para produzir energia para o músculo.

5 Ou seja, o exercício aeróbico tem longa duração e menor intensidade.
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Para criar a energia o sistema aeróbico não é tão rápido como outros sistemas metabólicos, mas produz energia por muito mais tempo. Para um exercício ser considerado aeróbico, devemos observar a sua intensidade, pois eles são longos e acontecem sem parar, além dos movimentos serem muito rápidos, utilizando um grande número de músculos. Ou seja, o exercício aeróbico tem longa duração e menor intensidade.

6 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Importante! Os exercícios aeróbicos tem um grande poder de queimar gorduras, pois a sua prática exige um consumo maior de energia por ter uma maior duração, mas também terá mais tempo para produzi-la. O corpo utiliza a glicose existente no organismo para produzir energia, que reage com o oxigênio para isso acontecer. Mas a glicose é uma substância que o cérebro precisa para e manter ativo, então o corpo evita utilizá-la em grande quantidade e passa a utilizar a gordura no lugar da glicose para produzir energia.

7 São exemplos de exercícios aeróbicos
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. São exemplos de exercícios aeróbicos Andar de bicicleta Correr Nadar Dançar Imagem: Acesso: 17/07/2015 Imagem: Acesso: 17/07/2015 Imagem: Acesso: 17/07/2015 Imagem: Acesso: 17/07/2015

8 São alguns benefícios dos exercícios aeróbicos
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. São alguns benefícios dos exercícios aeróbicos Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração. Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco. Tonificação da musculatura. Diminuição da pressão arterial. Elevação do número de células vermelhas do sangue. Melhoria da circulação sanguínea. Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência. Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos. Imagem: Acesso em: 17/07/2015

9 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Imagem: Acesso: 18/07/2015 Os exercícios aeróbicos são os exercícios que mais benefícios trazem ao nosso organismo, diminuindo a chance de morte por doenças cardiovasculares e por câncer, melhorando a qualidade e a expectativa de vida. Fonte:

10 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. E então gente, conseguiram entender algumas características do sistema aeróbico? Agora nós vamos tentar relacioná-lo com a prática de jogos, de acordo com a nossa realidade! Imagem: Acesso: 17/07/2015

11 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Capacidade Aeróbica É a capacidade dos pulmões, do coração e do sistema circulatório de fornecer energia para que o músculos possam trabalhar bem. É a capacidade que o corpo tem para poder realizar outras atividades sem se esgotar rapidamente.

12 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Para saber se estamos utilizando nossa capacidade aeróbica em alguma atividade, precisamos conhecer a nossa frequência cardíaca, que é a responsável pelo bombeamento de sangue para a corrente sanguínea, para que os músculos, tecidos e articulações sejam nutrido e oxigenados. Imagem: Acesso: 18/07/2015 A prática de exercício físico fortalece a musculatura do coração e o torna mais forte e resistente.

13 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Durante o exercício físico é importante controlar a frequência cardíaca. Para cada pessoa existe uma referência de treinamento, para que realmente aconteça o condicionamento físico, que pode estar entre 60% e 90% da Frequência Cardíaca máxima (FC máxima). Dessa maneira é importante que um profissional prescreva a intensidade dos exercícios e a frequência cardíaca adequada para cada um praticante. Imagem: Acesso: 18/07/2015 Fonte: Sistema de Ensino Positivo – 1º ano Ensino Médio, Livro do Professor, 2º volume

14 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Existe uma fórmula que é mais utilizada para calcular de modo aproximado a FC máxima para cada faixa de idade, que é a de Karvonen (1957): Imagem: Acesso: 18/07/2015 FC máxima = 220 – idade Para identificar a frequência adequada, multiplique a frequência máxima por 0,6. Os resultados corresponderão à quantidade de batimentos cardíacos por minuto com que deve-se praticar atividade física. Fonte: Sistema de Ensino Positivo – 1º ano Ensino Médio, Livro do Professor, 2º volume

15 Aferindo a Frequência Cardíaca
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Aferindo a Frequência Cardíaca Imagem: Acesso: 18/07/2015 Imagem: Acesso: 18/07/2015 Preste atenção no ritmo e intensidade da pulsação, além de anotar o número de batidas por minuto. Use um relógio que tenha o ponteiro dos segundos. Repare se o seu batimento é constante ou irregular, e se a pulsação é forte ou fraca. Use os dedos para encontrar a pulsação. Não use o polegar ao medir a pulsação pois ele já tem pulsação própria, o que pode fazer com que você se confunda.

16 Ação do Sistema Aeróbico na prática de jogos
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Ação do Sistema Aeróbico na prática de jogos A prática de jogos permite nos pulmões o aumento de pequenos vasos que irrigam as estruturas e melhoram o aproveitamento do oxigênio, assim a respiração fica mais eficiente, aumentando a capacidade de consumo de oxigênio. No coração acontece o estímulo para a irrigação de sangue, garantindo seu melhor funcionamento. Nos músculos existe o desenvolvimento das fibras, ajudando no fortalecimento da massa muscular, na flexibilidade, entre outras capacidades físicas.

17 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. A prática de jogos proporcionam equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia e um exemplo bem famoso é o jogo de queimado. Imagem: Acesso: 18/07/2015 Neste jogo, os participantes se movimentam com uma leve intensidade e por um longo período de tempo (até que uma equipe seja vencedora), assim o sistema aeróbico entra em ação e o organismo precisa consumir mais oxigênio para gerar a energia que nosso corpo precisa gastar na hora do jogo.

18 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Que tal colocarmos o nosso sistema aeróbico em ação com um jogo de queimado? Vamos lá?! Dividam a turma em duas equipes com números iguais de participantes e mãos à obra! Vocês também podem combinar com o professor o melhor momento para este jogo tão divertido! Imagem: Acesso: 18/07/2015

19 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Para ilustrar este momento, vamos nos divertir com um vídeo, disponível em: É importante lembrar que existem muitas variações deste jogo e é muito interessante praticar algumas delas! Imagem: Acesso: 18/07/2015

20 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Além da queimada, existem outros tantos jogos que na sua prática o sistema aeróbico é utilizado. Por exemplo, aquele jogo de futebol que você gosta de jogar com os amigos lá na sua rua, a brincadeira do pega-pega, o joguinho de vôlei quando prendemos uma corda em duas paredes, etc. Imagem: Acesso: 18/07/2015 Imagem: Acesso: 18/07/2015

21 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. O que são doenças cardiovasculares? Quais exercícios aeróbicos podem ser utilizados no tratamento? E no caso das crianças? Imagem: Acesso: 18/07/2015 Sugestão: Dividir a turma em grupos para que cada um possa pesquisar sobre uma doença cardiovascular. O resultado da pesquisa pode ser um mural contendo as doenças e informações importantes a respeito de cada uma, para ser exposto na escola e todos ficarem bem informados.

22 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Os nutrientes que se juntam ao oxigênio no processo do sistema aeróbico estão presentes em alguns alimentos: Imagem: Acesso: 18/07/2015 Carboidratos Exemplos: Pão, arroz, batata, feijão, macarrão Glicose Exemplos: mel de abelha, fígado, Batata, arroz. Gordura Exemplos: Azeite, Óleo de amendoim, Amêndoas e azeitonas, Abacate, peixes como salmão, sardinhas e cavala.

23 Atividades N U T R I E S D F Y O P K C V B M J H G A Q W Z X L Ç Ê
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Atividades 1. Encontre no diagrama abaixo, os sujeitos presentes em todo processo de ação do sistema aeróbico: N U T R I E S D F Y O P K C V B M J H G A Q W Z X L Ç Ê

24 2. Complete o texto abaixo, corretamente, com as palavras do quadro.
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. 2. Complete o texto abaixo, corretamente, com as palavras do quadro. Carboidrato – nutrientes – oxigênio – glicose – músculo – gordura – energia - aeróbico aeróbico O sistema _________________ usa o ________________ e ______________ como ___________, ______________ e ________________ para produzir ____________ para o ______________. oxigênio nutrientes glicose carboidrato gordura energia músculo 3. Resolva a questão: João tem 14 anos e vai começar a praticar caminhada porque acredita que a ação de seu sistema aeróbico nesta atividade vai lhe ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Ajude João a descobrir com quantos batimentos cardíacos por minuto ele deve praticar a atividade. 220 – idade = frequência máxima 220 – 14 = 206 frequência máxima X 0,6 = quantidade de batimentos cardíacos por minuto 206 X 0,6 = 123,6 b.p.m (batimentos por minuto)

25 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. 3. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) com relação ao sistema aeróbico, e justifique as questões falsas. ( ) Para um exercício ser considerado aeróbico, devemos observar a sua intensidade. ( ) O exercício aeróbico acontece por um período longo de tempo com menor intensidade. ( F ) Apesar de exigirem uma boa resistência, os exercícios aeróbicos utilizam uma pequena quantidade de músculos no seu movimento. ( ) Os exercícios aeróbicos tem um grande poder de queimar gorduras, pois a sua prática exige um consumo maior de energia por ter uma maior duração, mas também terá mais tempo para produzi-la. ( ) Na hora do exercício, o corpo utiliza a glicose existente no organismo para produzir energia, que reage com o oxigênio para isso acontecer. ( ) O jogo de queimado é um exemplo da ação do sistema aeróbico e pode ser praticado na escola. V V V V V

26 3. Assinale as imagens que representam exercícios aeróbicos.
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. 3. Assinale as imagens que representam exercícios aeróbicos. Imagem: Acesso: 18/07/2015 Imagem: Acesso: 19/07/2015 Imagem: Acesso: 18/07/2015 Imagem: Acesso: 18/07/2015

27 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Com a orientação do professor vocês deverão caminhar em ritmo acelerado, por um determinado período de tempo. Durante a caminhada, lembrem-se de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Antes, durante e depois da atividade vocês deverão aferir o batimentos e registrar em um papel. Ao final da atividade, reflitam junto ao professor como vocês se sentiram durante todo processo. Depois, utilizem a fórmula para descobrir se o resultado é compatível com a aferição. Imagem: Acesso: 18/07/2015 Hora de Praticar!

28 Bons estudos para todos e até a próxima!!!
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Pessoal, espero que tenham gostado da nossa aula. A dica é continuar pesquisando para saber sempre mais... Bons estudos para todos e até a próxima!!! Imagem: Acesso: 17/07/2015

29 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Extras Atividade: Individualmente, os alunos deverão realizar e registrar as seguintes tarefas: Realizar uma atividade física moderada, de 15 a 30 minutos, de três a cinco dias por semana (caminhar a passos rápidos, cuidar do jardim, praticar esportes, passear com o cachorro, dançar, lavar o carro, subir escadas, varrer o quintal); Antes, durante e depois dessa semana de exercícios, relatar o estado psicológico, respondendo às perguntas: Você se sente capaz de realizar as tarefas do dia a dia sem cansaço? Você sente dores de cabeça ou nas costas com frequência? Quais atividades você realizou na semana? Indique como se sentiu antes e depois das atividades físicas, utilizando as seguintes referências: disposto, cansado, desmotivado, motivado, com raciocínio lento, com raciocínio normal ou acelerado. Ao final, compare os resultados e apresente para a turma. Dicas: escolha atividades que tragam prazer (esportes prediletos, ginástica, jogos), caminhe com familiares ou colegas; procure um lugar agradável para a prática das atividades, ouça música durante ou após as atividades; aprecie uma paisagem bonita, concentre-se em pensamentos agradáveis. Adaptado do Livro “Para Ensinar Educação Física”, Suraya Darido, 2013.

30 Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Extras Verifique qual seu nível de atividade física atual e siga as recomendações: Atividade leve – para as pessoas sedentárias, ou seja, que não praticam qualquer tipo de atividade física, é recomendada uma caminhada. A intensidade deve ficar em torno de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. Esse tipo de atividade deve ser feito de três a quatro vezes por semana. Atividade moderada – Para as pessoas que já praticam alguma atividade física, recomendam-se além da caminhada, a corrida e a bicicleta. A intensidade deve ficar em torno de 65% a 75% de frequência cardíaca máxima. A duração deve ser de 40 a 50 minutos. Esse tipo de atividade deve ser praticado de três a cinco vezes por semana. Adaptado do Livro “Para Ensinar Educação Física”, Suraya Darido, 2013. Sugestão!

31 Referências Bibliográficas
Educação Física, 7º ano, Jogo: Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos. Referências Bibliográficas BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984. BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir o fundamental é cooperar. Santos, Projeto Cooperação, 1997. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo, Cortez, 2012. DARIDO, S. C; SOUZA JÚNIOR, O. M. PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades de intervenção na escola. Papirus, Campinas – SP, 2013. GALLARDO, J. S. P. Prática de Ensino em Educação Física. FTD, São Paulo, 2009.  GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí, Unijuí, 2005. KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo, Pioneira, 2002. NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina, Midiograf, 6ª ed.2013. PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Orientações Teórico-Metodológicas Educação Física. Ensino Fundamental. Enssino Médio. Pernambuco, 2008. SILVA JÚNIOR, A. G. da. Aprendizagem por meio da ludicidade. Rio de Janeiro, RJ, Sprint, 2005. SEYBOLD, A. Educação Física: Princípios Pedagógicos. Rio de Janeiro; Ao Livro Técnico, 1983.


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 7º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google