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PublicouDina Figueiroa Vilarinho Alterado mais de 8 anos atrás
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Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias
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As TIC e a Educação: o que há de novo? Educação: processo de informar, comunicar e formar Mudanças: situação de estabilidade técnica (lousa,giz e livro didático) inovações tecnológicas no registro, organização, armazenagem, compartilhamento e transferência da informação. TIC na Educação computação (capacitação) informática (desenvolvimento de sistemas) e-learning (uso de computadores aprendizagem) Novo: interatividade/convergência/interoperabilidade/mobilidade Formação e Papel do professor (liderança de alunos “nativos digitais” e processo de cooperação e de coautoria)
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O que se sabe sobre o êxito de uso pedagógico dos poderosos recurso dos AVA e da web? pouco se sabe... o uso das TIC no ensino/aprendizagem na escola depende diretamente e primordialmente da atitude dos professores muitos docentes “resistem” à tecnologia. Isso se explica, em boa parte, pela falta das competências específicas para manipulá-las e explorar suas potencialidades pedagógicas. a tomada de consciência de que a educação não é patrimônio dos docentes, mas de toda a comunidade
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Help Desk!
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Por que Formação Continuada? a formação de docentes para o uso das TIC e as linhas de questões: 1. como capacitar os docentes em exercício para o uso das TIC em atividades diárias na escola? 2. em que estágio da formação inicial, o quê e como capacitar os futuros docentes para uma uso adequado da tecnologia? 3. como despertar nos docentes em exercício e nos futuros professores a consciência de que atualizações de conteúdo específico e nas novas tecnologias são indispensáveis para o processo de seu desenvolvimento profissional? 4. qual o papel dos Ambientes Virtuais nesta Formação?
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Dados para reflexão... 185 milhões de usuários registrados 50,2% mulheres 14-30 (mais de 80 milhões são menores de 18 anos ) Visitas às páginas (de 39 a 45 bilhões por mês) 350 milhões de usuários ativos 70% fora dos Estados unidos 65 milhões de usuários acessam por meio do celular 45 milhões de usuários 350 milhões de usuários ativos 70% fora dos Estados unidos 65 milhões de usuários acessam por meio do celular 45 milhões de usuários 5 milhões de brasileiros cadastrados no Twitter 60% são maiores de 18 anos 6% são maiores de 55 anos (2% são maiores de 65 anos) 4.º maior site da Internet 300 milhões de usuários e 100 milhões/mês 5 milhões de vídeos vistos ao mês
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Mais alguns dados sobre a evolução das mídias.... http://www.timetoast.com/timelines/25048http://www.timetoast.com/timelines/25048 (Informática educativa no Brasil)
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Letramento Digital (literacy): o que é? Habilidade para organizar, compreender, avaliar e criar a informação usando tecnologia digital Inclui o manejo das habilidades cognitivas: ↗ saber ler e escrever ↗ expressar conhecimentos básicos de aritmética ↗ ter pensamento crítico e habilidades para resolver problemas Aprendizagem ubíqua Mark Weiser (1991). The Computer for the 21st Century ONIPRESENÇA DAS TIC (cultura, vida e casa das pessoas) Aprendizagem ubíqua Mark Weiser (1991). The Computer for the 21st Century ONIPRESENÇA DAS TIC (cultura, vida e casa das pessoas)
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Letramento Digital: competências Letramento Digital Ler e compreender Processar informações Selecionar informação Compartilhar conhecimentos Realizar trabalhos cooperativos Estabelecer e conectar-se com redes sociais Manejar ferramentas web Buscar informação na rede Pensar criticamente Escrever de forma lógica e organizada
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Letramento Digital: competências Competência para usar as TIC Para ser pesquisador, analisador e avaliador de informação Solucionador de problemas e tomador de decisões Usuários criativos e eficazes no uso das ferramentas de produtividade Comunicadores, colaboradores, publicadores e produtores Cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir com a sociedade Padrões de Competências TICUNESCO (2008)
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WEB 1.0 e Web 2.0 Rede de documentos Delivery de informação Web para ler O outro é companhia Relação homem-máquina Software como produto comercial Publicidade de massas Informação.com Editores autorizados Sites de fins específicos e estáticos Rede Social Criação da Informação Web para escrever e produzir O outro é membro da comunidade Relação pessoa-máquina-pessoa Software como serviço livre na web Publicidade personalizada Opinião (juízo crítico analítico) Todos podem editar Sites híbridos e dinâmicos WEB 1.0WEB 2.0
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WEB SEMÂNTICA
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Recursos WEB
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Criando Wiki
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Criando um Blog
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Criando Microblog
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Para criar Podcast
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Compartilhando fotos
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Compartilhar imagem e outros formatos
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Editando fotos
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Gerando apresentações online
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Compartilhando apresentações
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Sincronizando slides e vídeos
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Compartilhando vídeos
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Legendando vídeos
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Compartilhando planilhas
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Para fazer Surveys
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Timelines
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REDES SOCIAIS Portais públicos ou privados que permitem: Criação de comunidades virtuais formadas por membros que compartilham interesses comuns Trabalho cooperativo Moderação de convidados ou membros
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WEB 2.0: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Conhecidos também como VLE (Virtual Learning Environment) Sistema de software que permite a gestão e desenvolvimento de cursos virtuais Originalmente projetados para EAD, vem sendo usados como apoio de cursos presenciais Permite o acompanhamento do progresso dos estudantes Pode ser controlado por professores e pelos próprios estudantes via internet Oferecem ferramentas síncronas e assíncronas
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WEB 3.0: mundos virtuais, jogos digitais e mobile- learning Mundos virtuais 3D Jogos digitais Celulares como plataformas de aprendizagem (Mobile-Learning). Chats voz e texto Criação e realização de atividades que simulam a vida real Usuários participando de um mundo”paralelo”, dinâmico e de criatividade inimaginável
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Em vez de múltiplas pesquisas, você poderá digitar uma ou duas frases complexas no seu navegador Web 3.0 e a rede fará o resto. Exemplo: “Estou à procura de um local quente para passar as férias e disponho de 3 mil. Ah, e tenho um filho de 11 anos”. O navegador Web 3.0 irá analisar sua pergunta, pesquisar a Internet por todas as respostas possíveis e então, organizar os resultados para você. Web semântica – construção de um sistema que possa dar uma resposta completa e razoável a uma pergunta simples. E o futuro? Hoje? Web 3.0
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O Futuro da Educação... YouTube – Quebrando paradigmas http://www.youtube.com/watch?v=DA0eLEwNmAs
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Século XXI e a geração digital Sociedade Século XXI e papel da escola Espaço digital e virtual O coletivo e o individual Capacidade de acessar Solucionar problemas Participar redes sociais Tele-inteligência Inteligência coletiva Globalização Aprendizagem Conhecimento TDIC Redes Sociais Comunidades Virtuais Co-autoria na produção conhecimento Flexibilidade e versatilidade Sem limites de tempo e espaço Criatividade e interatividade Intercâmbio permanente Dinamismo Interação de idiomas Inter-culturalidade Velocidade e alcance da informação Fonte: Izquierdo (2009)
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