A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Cristian Góes 3 de julho/2009 SINTESE Oficina Pedagógica da Resistência - 2009 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola V parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Cristian Góes 3 de julho/2009 SINTESE Oficina Pedagógica da Resistência - 2009 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola V parte."— Transcrição da apresentação:

1 José Cristian Góes 3 de julho/2009 SINTESE Oficina Pedagógica da Resistência - 2009 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola V parte - MANHÃ

2 Revisão Geral 1. Aparelho do mercado, do capital, do poder – tem lado (não há neutralidade, independência, imparcialidade); 2. Aparelho de classe concentrado – conteúdo de classe (ampliação, manutenção e controle); 3. Mensagem interessada, ideológica, consensos (fabricação de uma realidade a partir de frações reais); 4. Requer respostas práticas – consumo de produtos, idéias, conceitos (está fora do mundo, da realidade quem não os consumir); 5. Onipresença e não tem como fugir; Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola

3 1. A escola não é uma ilha, muito pelo contrário, é um desaguadouro da sociedade; 2. A escola não é mais espaço privilegiado de formação – espaço cada vez mais de conflitos ou de faz de conta; 3. A formação não é mais uma ação que se realiza fisicamente, mas está inserida na cultura digital, sem fronteiras; 4. Mas a escola – por mais crítica que tenhamos - talvez seja o único espaço coletivo para algum tipo de análise e reflexão coletiva – espaço real; 5. A escola como um dos aparelhos de superação – antítese do consenso; Revisão Geral

4 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola 1. Constituição do ser – homem info – tudo é informação (revoluções comercial, industrial, tecnológica, digital); 2. Fim do controle absoluto sobre a formação do alunos; Fim do professor-referência; 3. Superação, pelo professor, de preconceitos clássicos: cor, raça, sexo, religião, CLASSE – questionar sempre a hegemonia, a onda de verdade absoluta, o consenso; 4. Fim do educador – Nasce o ENSINADOR MÍDIA – forma e conteúdo – professor analógico e aluno digital; 5. Juventude como palco de consumo; Revisão Geral

5 1. Ocultação; 2. Fragmentação; 1. Inversão; 2. Bem e Mal; 3. Global; Leitura crítica na prática – RELEMBRAR: Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola OS PADRÕES DE MANIPULAÇÃO DA MÍDIA

6 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola Filmes 1. Conferência Nacional de Comunicação DEBATE 1. Oaxaca DEBATE Avaliação crítica

7 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola Tema Conteúdo Espaço Tempo/horários Material impresso Material visual Facilitador/expositor Debates/participação Expectativas Avaliação crítica

8 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola Obrigado! cristiangoes@infonet.com.br cristiangoes_brasil@yahoo.com.br Tel. 3211-2742 / 9972-7131


Carregar ppt "José Cristian Góes 3 de julho/2009 SINTESE Oficina Pedagógica da Resistência - 2009 Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola V parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google