A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de."— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de Jesus Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graziella Ribeiro Soares Moura

2 JUSTIFICATIVA E PROBLEMA Sociedade tecnológica Escola também tecnológica Disciplinas escolares modernizadas A informática pode auxiliar no desempenho de matemática de estudantes do ensino fundamental?

3 OBJETIVOS Avaliar a influência que um aplicativo computacional exerceu sobre a aprendizagem da matemática, em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental; Verificar a adequação dos exercícios utilizados para a faixa etária dos participantes; Identificar quais foram as dificuldades apresentadas pelos participantes; Comparar o desempenho dos participantes nos exercícios realizados de forma convencional (papel e lápis) e pelo aplicativo computacional, observando se houve motivação durante a realização das atividades.

4 MÉTODO COLETA DE DADOS Pesquisa de campo: observação sistemática Formulário de observação estruturado Escolas Públicas Municipais/ São Manuel/SP Etapas da pesquisa: forma convencional (papel e lápis) e aplicativo computacional Período: junho a agosto de 2011 Análise: quantitativa

5 RESULTADOS: Forma convencional (papel e lápis) 1. Cálculo Mental QUADRO 01 - CÁLCULO MENTAL % ACERTOS 2639,40 % ERROS 4060,60 % TOTAL 66100 %

6 2. Escrevendo numerais QUADRO 02 - ESCREVENDO NÚMERAIS Há varias maneiras de escrever os números, vamos tentar? RESPOSTAS OBTIDASQTDE% REALIZOU UM TIPO DE OPERAÇÃO 51 77,30% REALIZOU DUAS OU MAIS OPERAÇÕES 5 7,60% NÃO REALIZOU NENHUMA OPERAÇÃO 10 15,10% TOTAL 66 100%

7 3. Pinte as fichas QUADRO 03 - PINTE AS FICHAS RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU OS RESULTADOS E A 36 54,50% ORDEM CRESCENTE ACERTOU OS RESULTADOS, ERROU 11 16,70% A ORDEM CRESCENTE NÃO CONCLUIU CORRETAMENTE NENHUMA 19 28,80% PARTE DO EXERCÍCIO TOTAL 66 100%

8 4. Formando numerais QUADRO 04 - FORMANDO NUMERAIS Forme 5 numerais seguindo a legenda, escreva-os por extenso RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TOTALMENTE (ESCREVEU CORRETAMENTE OS 5 NUMERAIS E A FORMA POR EXTENSO) 2537,90% ACERTOU PARCIALMENTE (ESCREVEU CORRETAMENTE OS 5 NUMERAIS, MAS NÃO ESCREVEU A FORMA POR EXTENSO) 34,50% ACERTOU PARCIALMENTE (NÃO ESCREVEU 5 NUMERAIS) 1421,20% ERROU (NÃO COMPLETOU CORRETAMENTE NENHUMA PARTE DO EXERCÍCIO) 2436,40% TOTAL66100%

9 5. Escreva o Resultado QUADRO 05 - ESCREVA O RESULTADO RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TOTALMENTE O EXERCÍCIO 34 51,50% ACERTOU PARCIALMENTE (50% DOS RESULTADOS) 29 43,90% ACERTOU MENOS DE 50% DO EXERCÍCIO 3 4,60% TOTAL 66 100%

10 RESULTADOS: Aplicativo computacional 1. Cálculo Mental QUADRO 06 - CÁLCULO MENTAL % ACERTOS 4568,20% ERROS 2131,80% TOTAL 66100 %

11 2. Escrevendo numerais QUADRO 07 - ESCREVENDO NÚMERAIS Há varias maneiras de escrever os números, vamos tentar? RESPOSTAS OBTIDAS QTD E% ACERTOU TODOS OS RESULTADOS 59 89,40% ACERTOU PARCIALMENTE OS RESULTADOS 07 10,60% TOTAL 66 100%

12 3. Enumere as fichas QUADRO 08 – ENUMERE AS FICHAS CLIQUE PRIMEIRO NAS SOMAS MAIORES RESPOSTAS OBTIDASQTD% ACERTOU OS RESULTADOS E A 46 69,70% ORDEM DECRESCENTE ACERTOU OS RESULTADOS, ERROU 20 30,30% A ORDEM DECRESCENTE ERROU TODAS AS PARTES 0 0 DO EXERCÍCIO TOTAL 66 100%

13 4. Formando numerais QUADRO 09 - FORMANDO NUMERAIS FORME 5 NUMERAIS SEGUINDO A LEGENDA RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TODOS OS RESULTADOS 55 83,34% ACERTOU PARCIALMENTE OS RESULTADOS 11 16,66% ERROU TODOS OS RESULTADOS 0 0 TOTAL 66 100%

14 5. Escreva o resultado QUADRO 10 - ESCREVA O RESULTADO RESPOSTAS OBTIDASQTDE% ACERTOU TOTALMENTE O EXERCÍCIO 61 92,42% ACERTOU PARCIALMENTE (50% DOS RESULTADOS) 5 7,58% ACERTOU MENOS DE 50% DOS RESULTADOS 0 0 TOTAL 66 100%

15 COMPARANDO O DESEMPENHO: Forma convencional e aplicativo computacional

16

17

18 RESULTADOS Os exercícios foram adequados a faixa etária das crianças, pois trabalharam as quatro operações fundamentais e os alunos já conheciam esses conceitos. As dificuldades apresentadas foram problemas de cálculo, raciocínio, lógica, interpretação do enunciado e falta de conhecimento do sistema de numeração decimal. Avaliou-se que o aplicativo computacional influenciou positivamente na aprendizagem e desempenho dos alunos.

19 Motivação dos participantes Nos exercícios realizados pelo aplicativo computacional observou-se mais motivação e interesse nos participantes quandoco comparados a realização dos exercícios utilizando-se papel e lápis.

20 CONCLUSÃO Os alunos demonstraram desempenho superior na realização dos exercícios pelo aplicativo. O aplicativo demonstrou-se um valioso recurso que melhorou a aprendizagem dos alunos e os motivou a aprender. A pesquisa sugere investimentos pelo poder público, equipando as unidades escolares e capacitando os profissionais da educação.

21 APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de Jesus Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graziella Ribeiro Soares Moura


Carregar ppt "APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google