A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Weber | «Individualismo metodológico»

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Weber | «Individualismo metodológico»"— Transcrição da apresentação:

1 Weber | «Individualismo metodológico»
- Tipo ideal Marx: - A história é a história de luta entre classes. - As classes sociais são o “motor” da história. Durkheim: - Holismo metodológico - Método das variações concomitantes

2 Burocracia (um tipo-ideal em Weber)
«A burocracia tem um caráter “racional”: regras, meios, fins e objetivos dominam sua posição. Em toda parte a sua origem e sua divisão tiveram, até agora, resultados “revolucionários” [...]» Max Weber ( ), Wirtschaft und Gesellschaft, parte III, cap. 6. Tr. Pt. «Economia e sociedade».

3 Burocracia (um tipo-ideal em Weber)
Burocracia = bureau (escritório) + krátos (grego igual a poder, regra) = exercício do poder por funcionários de escritórios. Em um capitulo escrito entre o 1911 e o 1913 que terminou em «Economia e sociedade» («Wirtschaft und Gesellschaft») Max Weber apresenta as caraterísticas de uma moderna Burocracia. Max Weber ( ), Wirtschaft und Gesellschaft, parte III, cap. 6. Tr. Pt. «Economia e sociedade».

4 O tipo ideal - Max Weber Os Tipos Ideais
Um conceito típico-ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com base em traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar um fenômeno. O tipo ideal é utilizado como instrumento (simplificado)para conduzir o autor numa realidade complexa (mundo real).

5 Max Weber – Tipos ideias de ação
Ação racional com relação a fins: ação que visa atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão dos meios necessários ou adequados, ambos avaliados e combinados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista. Uma ação econômica, por exemplo, expressam essa tendência e permitem uma interpretação racional. Ação racional com relação a valores: ação orientada por princípios, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções e levando em conta somente sua fidelidade a tais valores. Por exemplo, não se alimentar de carne, orientado por valores éticos, políticos e ambientais. Ação tradicional: quando hábitos e costumes arraigados levam a que se aja em função deles. Tal é o caso do batismo dos filhos realizado por pais pouco comprometidos com a religião. Ação afetiva: quando a ação é orientada por suas emoções imediata, como por exemplo, o ciúme, a raiva ou por diversas outras paixões. Esse tipo de ação pode ter resultados não pretendidos, por exemplo, magoar a quem se ama.

6 Max Weber – Tipos Puros de Dominação
Dominação Legal: obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida deve obedecer. Seu tipo mais puro é a burocracia. Dominação Tradicional: se estabelece em virtude da crença ma santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Dominação Carismática: se dá em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. Seu tipo mais puro é a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.

7 Emile Durkheim Os Fatos Sociais
Durkheim defende que os fatos sociais têm três características: Coercitividade: característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los. Exterioridade: esta característica transmite o fato desses padrões serem «exteriores aos indivíduos», ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências. Generalidade: os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Exemplos: o suicídio (o suicídio anômico), regras jurídicas, a moda, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.

8 Emile Durkheim Método das variações concomitantes
A uma alteração em A corresponde uma alteração proporcional em B. Isto não demonstra que A causa B: A pode causar C, que causa B. C pode causar A e B. B pode causar A. C pode causar A e D. D causa E. E causa B.


Carregar ppt "Weber | «Individualismo metodológico»"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google