A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas Das 7 empresas convidadas para participarem do coffee meeting, 4 compareceram, o que criou a necessidade de prospectarem-se novas empresas. Dessas empresas, 3 delas estão sendo atendidas com excelente participação do cliente e da equipe de consultoria. Uma delas abandonou o projeto na segunda semana por indisponibilidade de tempo do cliente. O alunado entende como importante a iniciativa, visto que conseguem desenvolver todos os assuntos discutidos durante o curso. Entendem também que tal ação é importante para desenvolver ações sociais, bem como encontrar uma nova forma de inserção no mercado de trabalho. Compreendem que o papel do SEBRAE para desenvolver o empreendedorismo entre as pessoas é de extrema importância, mas percebem uma oportunidade de mercado em realizar consultorias em pequenas e microempresas familiares e sociais. Desenvolveu-se uma estratégia de estimulo ao aprendizado da criação de uma empresa em consultoria para empresas sociais criadas em regiões de baixa renda. Como foco de prospecção de empresas nestas condições utilizou-se do projeto de extensão de nome “Rede de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária” que ocorre no contexto da Faculdade de Gestão e Serviços – FAGES e da Universidade Metodista de São Paulo. Escolheu-se a comunidade do Montanhão (São Bernardo do Campo – SP) por conta de serviços comunitários que a Universidade Metodista prestou em outros momentos e também pela parceria entre a Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania Padre Leo Comissari que consolida um bom campo para iniciar as atividades e criar parcerias. Metodologia Prospectaram-se 7 empresas entre as mais de 80 microempresas presentes na área de ação, de acordo com as necessidades dos proprietários. Os alunos receberam o modelo de consultoria que deveria ser aplicado bem como receberam orientação fundamentada em apresentar as funções Organizacionais: Vender, Comprar, Produzir, Movimentar Pessoas e Movimentar Dinheiro para que pudessem identificar no momento da consultoria qual ou quais funções organizacionais apresentam problemas. Criou-se um grupo de boas vindas às empresas que teve como objetivo contatar os clientes e desenvolver um coffee meeting, onde os grupos tentaram verificar quais dos clientes poderiam encaixarem-se melhor à proposta de consultoria que eles pudessem apresentar. Escolhidos os clientes, tinham como uma de suas atividades apresentar ao docente e ao cliente, o cronograma de atividades e o project da consultoria. Também foi criada uma Comissão Avaliadora do Processo, composta por 1 integrante de cada grupo. Esta comissão tem como objetivo discutir os problemas enfrentados bem como desenvolver um questionário que será aplicado ao cliente como avaliação de todo o projeto de consultoria em si. Objetivos do trabalho Além de inserir os alunos ao projeto de extensão maior da Faculdade e da Universidade pretendeu-se apresentar ao aluno um novo modo de ação profissional, buscando atividades profissionais ligadas a ações sociais. Dentro dessas duas premissas, ou seja, inserção junto ao projeto de extensão e visão empreendedora de criação de negócios sociais, os alunos foram desafiados a prover condições de conhecimentos de gerenciamento e plano de negócios aos proprietários das empresas prospectadas. Resultados Conclusão Apesar do esforço em desenvolver atividades de consultoria em empresas sociais, os empreendedores ainda apresentam restrições à estas ações, muitas vezes originadas no tempo disponível para receber a orientação, bem como a desconfiança se tal ação possa ser profícua. Ações de consultoria em empresas sociais devem ser estimuladas e as faculdades e universidades tem papel importante neste contexto. BERNARDES, Cyro. VOCÊ PODE CRIAR EMPRESAS. São Paulo: Saraiva, 2009 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. MANUAL DE CONSULTORIA EMPRESARIAL: Conceitos, metodologias e práticas. São Paulo, Atlas. 2007. YUNUS, Muhammad. UM MUNDO SEM POBREZA. São Paulo: Ática. 2008. BERNARDES, Cyro. VOCÊ PODE CRIAR EMPRESAS. São Paulo: Saraiva, 2009 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. MANUAL DE CONSULTORIA EMPRESARIAL: Conceitos, metodologias e práticas. São Paulo, Atlas. 2007. YUNUS, Muhammad. UM MUNDO SEM POBREZA. São Paulo: Ática. 2008.


Carregar ppt "TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google