A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE VIDA E ESCOLHA PROFISSIONAL ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE VIDA E ESCOLHA PROFISSIONAL ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE VIDA E ESCOLHA PROFISSIONAL ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

2 INTRODUÇÃO “A visão mais comum da Orientação Profissional, no contexto do Brasil, é o de ajuda na escolha de uma profissão ou carreira, com vistas à satisfação individual, procurando conciliar os desejos pessoais com a realidade do mundo do trabalho, com um enfoque no indivíduo que escolhe.” (LISBOA, 2002.) O indivíduo pode realmente escolher? Quais as limitações na sua escolha? Os objetivos e expectativas sofrem influência de que fatores? E o papel da Orientação Profissional em relação a postura do indivíduo e o seu meio social?

3 INTRODUÇÃO No contexto de escola pública, o trabalho de orientação profissional requer a participação e integração de toda a escola, bem como o envolvimento de todo o seu contexto e das influências que este exerce na escolha da profissão. Segundo Valore (2002), o papel do psicólogo dentro desse ambiente é o de instrumentalizador e facilitador da escolha profissional e agente de transformação nas relações do sujeito com os seus ideais, com outro e com o mundo. Segundo Levenfus (2002), O sentimento de dúvida é inerente ao ser humano e ao seu desenvolvimento, e no jovem, percebe-se que esse sentimento é bem evidente e ambivalente em relação a escolha profissional. Muitos fatores influenciam na escolha, como o gosto, mercado de trabalho, questões financeiras, influências, informações sobre as profissões, dentre outros fatores que permeiam a escolha e refletem as expectativas quanto a profissão.

4 HISTORIA DA INSTITUIÇÃO
O Colégio Estadual Rúben Dario foi inaugurado em 1970 com o nome de Escola Anfrísia Santiago, e depois o Governador Luís Viana reinaugurou com a Escola Estadual Rubén Dario (escritor Nicaragüense). Hoje o colégio tem atividades nos três turnos, divididos no ensino fundamental e médio no turno matutino e à tarde o ensino fundamental e à noite há o ensino médio ( para jovens e adultos); A escola é composta pelo corpo docente com cerca de 80 professores, 2000 alunos. A escola dsenvolve parcerias com as intituições religiosas ou comunidades dos bairros para que possam realizar eventos utiloizando-se doas suas depêndencias em troca os mesmos realizam trbalhos voluntários e benefício da escola como pintura, por exemplo.

5 OBJETIVOS Objetivo Geral
Verificar como o Projeto de Vida entre adolescentes de uma Escola Pública de Salvador tem relação com sua escolha profissional. Objetivo Específico Identificar os padrões de escolha que antevêem a opção profissional dos jovens.

6 Método Metodologia: Aplicação de Questionário Sócio – demográfico
Aplicação de Questionário Sócio – demográfico Elaboração de Redação A abordagem se deu em dois dias onde os pesquisadores se dirigiram à escola e contaram com a contribuição do Diretor para a abordagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio (estes divididos em duas turmas). No primeiro dia a abordagem se deu aos alunos que encontravam-se no pátio e foram levados ao auditório para que respondessem as questões e tiravam dúvidas com o pesquisador. No segundo dia com a colaboração do Vice-diretor e o Professor de matemática os pesquisadores se dirigiram à sala de aula para explicação aplicação o questionário e elaboração da redação. Foi feita a exposição do objetivo da pesquisa em sala de aula e a aplicação do questionário para o levantamento de dados para uma possível intervenção na área de Orientação Profissional. Os alunos puderam participar voluntariamente.

7 Trabalha ou faz alguma Atividade Pretende prestar Vestibular
TABELAS Reside c/ Pais Trabalha ou faz alguma Atividade Renda em nº Salários Pretende prestar Vestibular Sim Não 1S 2S 4S 25 03 12 16 18 07 Porcentagem 90% 10% 43% 57% 67% 24% 8% 91% 9%

8 TABELAS Opções de Curso – Quanto a Futura Carreira Profissional
Fisioterapia Psicologia Nutrição A DM Serv. Social Eng. Mecânica Ed. Física Medicina Letras Enfermagem Biologia Direito História Web Design Prop. Publicidade Ciênc. Computação

9 PROJETO INICIAL Consiste em fazer um levantamento de dados a partir do Projeto de Vida dos Estudantes da Escola Rúben Dario e de que forma tal Projeto antevê a Escolha Profissional.

10 DISCUSSÃO  Os jovens da escola em sua maioria são negros e compõem a comunidade circunvizinha à escola. Dos 28 jovens, 25 residem (89,2%) com seus pais e três residem sozinhos, destes um reside com a tia e dois se sustentam. A faixa etária média dos jovens é de 18 anos.  A renda média familiar gira em torno de 1 salário mínimo sendo 19 famílias que recebem este valor (67,8%), 6 famílias recebem 2 salários mínimos e só 3 famílias recebem 4 salários mínimos. Dentre os jovens 12 não trabalham 8 fazem e 3 fizeram algum curso (informática, manutenção a micro,estágio, mecânico, pintura de tecido) 5 trabalham. Na análise do discurso identificou-se o Projeto de Vida dos jovens. Também objetivou-se verificar com o projeto se estava inclusa a escolha profissional e se esta escolha estava pautada sob alguma influência específica.

11 Notou-se que os jovens em sua maioria têm nos seus projetos de vida um interesse na continuidade dos estudos como promotores de ascensão social, terem melhores salários, vida estável, constituírem famílias, ter filhos, continuarem seus projetos, dar contribuição social. Dois jovens citaram explicitamente que foram influenciados por familiares, amigos, leituras particulares, dentre outros meios para sua possível escolha. Os demais alegaram não terem sido influenciados por ninguém.  Ao pensar numa profissão, a pessoa mobiliza uma imagem que foi construída a partir de sua vivência por meio de contatos pessoais, de exposição À mídia, de leituras, de ouvir dizer e não só por meio de contatos pessoais, como aponta Bohoslavisky (1977).

12 TABELA: PROJETO DE VIDA
Porcentagem Quantidade de alunos Tópicos citados 28,6% 8 Renda Estável 32,2% 9 Ter Bom Emprego 17,8% 5 Constituição de Família 1 Não sabe sobre o futuro 10,7% 3 Vida pessoal realizada 7,1% 2 Qualidade de Vida Aquisição de bens/ Status social 3,6% Contribuição social Demonstra certo planejamento definindo etapas para alcançar objetivos Além da graduação quer tentar Pós-graduação Vida Estabilizada

13 PROJETO DE VIDA: FALA DOS ALUNOS
“ Penso em constituir uma família... para dar a eles o que não tive” E. A .M “eu não...quem vai determinar é o tempo” C. A. S. P. “venho adquirindo algumas experiências de vida, sabendo que para manter uma família não é fácil e que emprego até profissionais bem formados estão com dificuldades” D. J. F. “vida calma, com saúde, meu trabalho, estabilidade financeira, enfim uma vida calma e feliz”. V. O “ o planejamento de nossas vidas depende de vários fatores, primeiro temos que ter o ensino médio completo, cursos, fazer vestibular, pois só assim podemos ter um futuro glorioso e desfrutar os nossos sucesso”. J. S. O “me estabelecer financeiramente para pagar uma faculdade”. “.. vida estabilizada nos meus estudos mais para isso me dedico bastante nos meus estudos...” F.C.B. “”...terminar meus estudos... terminar a graduação, pós -graduação... Eu nunca deixarei de estudar” L.A. S

14 TABELA DE ESCOLHA PROFISSIONAL
QUANTIDA DE ALUNOS (%) PROFISSÕES 2 7,1% Sem Escolha 6 21,4% Psicologia 5 17,8% Administração 1 3,6% Assistência Social Engenharia Mecânica Fisioterapia Educação Física Música ou Dança Medicina 3 10,7% Enfermagem Biologia Polícia Federal/ Polícia Militar Direito Psicanálise História Web Designer Ciência da Computação Publicidade e Propaganda

15 CONCLUSÃO Já que o trabalho consiste numa proposta para futura intervenção neste contexto escolar vale ressaltar aspectos importantes que foram percebidos na pesquisa de levantamento de dados: • Na redação não houve por parte dos jovens a citação ou percepção da defasagem do ensino público e a futura inserção no mercado de trabalho que se dá de modo desigual; • Também não houve a correlação entre aspectos étnicos e a diferenciação evidente que se faz entre negros e brancos por exemplo; • Em sua maioria os jovens não se planejam para o alcance de seus projetos ficam pautados em utopias; •Um aspecto positivo é que a maior parte dos jovens vêem nos estudos o meio para a aquisição de outros possibilidades de melhoras profissionais e pessoais;

16 CONCLUSÃO • A escolha por Psicologia em número acentuado pode ter acontecido pelo número de cursos atualmente ofertados e também pela presença dos pesquisadores na escola; • Não houve acentuadas citações alegando influências na escolha profissional pode ter ocorrido por não terem entendido a questão, já que a mesma foi adicionada depois. Porém os relatos descritos comprovam a literatura sobre como se dá a identidade do jovem que antecede a possível escolha profissional (rede social, família , mídia, etc)

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cad. Pesqui. ,  São Paulo,  n. 116, 2002. LEVENFUS, R. s. Soares, D. H. P. Orientação Vocacional Ocupacional: Novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002. LEVENFUS, R. S.; Nunes, M. L. T. (2002). Principais temas abordados por jovens centrados na escolha profissional. In: Levenfus, R. s. Soares, D. H. P. Orientação Vocacional Ocupacional - Novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed,2002.


Carregar ppt "PROJETO DE VIDA E ESCOLHA PROFISSIONAL ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google