A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo."— Transcrição da apresentação:

1

2 A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo de organização e qualidade, vários princípios de gestão precisam estar presentes. Os gestores educacionais sabem disso e buscam seu aperfeiçoamento via capacitação em termos de gestão e isso pode ser percebido, por exemplo, com a oferta existente no mercado de cursos de extensão, de especialização e até de graduação em gestão escolar ou temas relacionados. Com o surgimento da Educação à Distância, a preocupação deve se manter, no entanto, algumas questões podem ser discutidas neste novo contexto: quais são os processos de gestão educacionais que precisam estar presentes na educação a distância? No que diferem (e se diferem) dos processos do ensino presencial? Estes são alguns questionamentos que orientarão a oficina proposta.

3 Discutir e traçar um paralelo entre os principais processos envolvidos na gestão da educação presencial e a distância, destacando os elementos desejáveis em uma arquitetura pedagógica, como: os aspectos organizacionais, instrucionais, metodológicos e tecnológicos.

4  Apresentar as funções básicas da administração e sua aplicação na gestão educacional.  Discutir as visões (ou alternativas) de gestão de processos.  Identificar quais são os processos de gestão necessários para operacionalização de cursos (presenciais ou a distância).  Verificar quais as principais diferenças existentes nestes processos de gestão na modalidade presencial e a distância.

5  As funções básicas da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle;  A gestão de processos e suas alternativas (gestão funcional e gestão por processos);  Processos de gestão educacionais e sua classificação segundo os elementos desejáveis na arquitetura pedagógica;  Processos de gestão educacionais nas modalidades presencial e a distância: pontos de encontros e desencontros.

6 Gestores, professores e alunos interessados em entender os processos de gestão educacionais, bem como discutir as relações destes processos nas modalidades presencial e à distância.

7 A partir do estudo destes objetos, o aluno construirá competências que o permitirão compreender os processos de gestão educacionais existentes nas modalidades de educação presencial e virtual, de modo a aplicar os conceitos em suas práticas e contextos de trabalho.

8 Divididas em quatro semanas: 1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4ª Semana

9  Levantamento pelo professor (presencial) do conhecimento que a turma tem sobre administração, bem como experiência na gestão de cursos;  Leitura de um texto/apresentação base sobre o tema gestão (texto produzido pelo grupo com a utilização da metáfora musical) e após discussão no fórum específico. Questões direcionadoras do Fórum:  a. como os processos de gestão educacionais utilizam os conhecimentos básicos da administração?  b. quais são os diferentes processos a ser realizados pelo gestor educacional?  c. como a metáfora da prática musical em conjunto se relaciona com esse gestor educacional?  d. como os participantes do curso vêem em suas práticas o que o texto apresenta?  Os alunos poderão registrar suas reflexões pessoais a respeito das propostas da semana no diário de bordo.

10  Discussão (presencial) sobre os processos de gestão educacionais, quais são eles e como ocorrem. Os processos não citados pelos alunos serão acrescentados pelo professor.;  Classificação dos processos citados em uma das categorias da arquitetura pedagógica (organizacional, instrucional, metodológica e tecnológica). Para tal, divide- se a turma em 4 grupos e depois faz-se um fechamento com a apresentação dos grupos e validação da classificação realizada.

11  Bate-papo virtual sobre os processos de gestão educacionais nas modalidades presenciais e a distância;  Trabalho em grupos: A partir dos processos discutidos na semana anterior, os grupos devem fazer um paralelo sobre os processos de gestão educacional nas modalidades presenciais e a distância. Atividades:

12  Apresentação dos trabalhos dos grupos;  Fechamento da disciplina procurando resgatar os aspectos semelhantes e diferentes encontrados nas duas modalidades, bem como a importância dos conhecimentos de administração na gestão de cursos. Atividades:

13  Instrumentos do avaliação: trabalhos individuais e em grupo, participação dos fóruns e chats, auto- avaliação (através de diário de bordo) e seminários;  Itens a serem avaliados: conteúdo e organização dos trabalhos desenvolvidos; interação com as discussões dos colegas nos fóruns e chats, freqüência no AVA.

14  Atividades à distância síncronas como chats, e assíncronas como fóruns, s e diário de bordo;  Atividades presenciais que permitam a troca de experiências entre os alunos, apresentação de trabalhos e seminários, realização de atividades práticas.

15  Slides e vídeos sobre gestão e gestão de processos;  Texto base construído pelo grupo de educadores responsáveis pela oficina com os conceitos de gestão, gestão por processos, gestão educacional;  Utilização de metáforas relacionadas à práticas musicais em conjunto;  Artigos de referência nas áreas de gestão, gestão educacional;  Utilização de um ambiente virtual (qualquer ambiente que possua as ferramentas citadas, pois um OA pode ser utilizado em qualquer ambiente).

16  Participar dos fóruns de discussão respondendo aos questionamentos do professor e interagindo com os colegas da turma;  Participar do grupo de trabalho na execução das atividades propostas;  Participar das discussões sejam elas presenciais ou à distância.

17  Ler e responder s dos alunos diariamente, não deixando ultrapassar 24h do seu recebimento;  Comentar todos os trabalhos postados pelos alunos, orientando-os quanto a necessidade de refazê-los e quanto aos prazos de entrega.

18


Carregar ppt "A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google