A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Iris Lafuente Psicóloga Clínica CRP: 65472.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Iris Lafuente Psicóloga Clínica CRP: 65472."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Iris Lafuente Psicóloga Clínica CRP: 65472

2 ORIENTAÇÃO VOCACIONAL X HABILIDADE VOCAÇÃO

3

4

5

6 Que vão pensar da minha escolha?

7 Fazem parte da nossa vida. Não encerra em um único momento. O tempo todo reafirmamos nossa escolha anterior / transformamos / abandonamos. Vestibular – pós graduação – direcionamento de carreira – aposentadoria. Atirar a qualquer direção

8 MOMENTO DA DECISÃO INSEGURANÇA CONFLITOS FRUSTRAÇÃO ANSIEDADES ANGÚSTIA MEDO

9 Profissão que dá dinheiro. Mercado de trabalho Gênero feminino e masculino. Valores socio- culturais dita regras implícitas e explicitas. Status social e econômico. Vulnerabilidade perante o grupo. Manter o grupo unido. Valores, desejos e expectativas. Idealizações: pais e filhos. PAIS E FAMÍLIA AMIGOS E GRUPO PRECONCEITO COM AS PROFISSÕES MEIO SOCIO CULTURAL

10 REPRESENTAÇÃO DA ESCOLHA Gosto de matemática, então vou estudar engenharia. Gosto de escrever, então vou cursar letras. Poderá acarretar conflitos

11 MEDO DE ERRAR: – A escolha é para sempre? – A escolha anterior foi errada? – A escolha certa naquele momento. MEDO DO DESEMPREGO: – Situação das dificuldades econômicas. – Expectativas do mercado de trabalho (relativo) – Pedreiro. – Reforço das habilidades e competências. MEDO DE NÃO SER CAPAZ: – Inseguranças perante o novo evento. – Escolher é um ato de coragem – privilégio. – Comprometimento com a construção do futuro - INDIVIDUAL

12 CRENÇAS DIFICULTADORAS Processo dinâmico. Construção através das experiências. Preferências, competências mudam de acordo com a experiência. ESCOLHA AUTÊNTICA. A escolha de HOJE é para sempre

13 Não há mercado para isto X O mercado está aberto para aquilo Mercado de trabalho se transforma, flutua, não há garantias. Há possibilidade de prever com precisão condições futuras? Expansões, novidades, saturação, etc. Jamais determiná-lo!

14 Isto não dá dinheiro X Aquilo dá dinheiro Podemos garantir a profissão que daqui a 5 anos trará uma retorno financeiro maior? Há como garantir o retorno financeiro? A concorrência em qualquer profissão é feroz. MOTIVAÇÃO PRAZER PELA FUNÇÃO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

15 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS 1- O QUE farei no dia-a-dia 2- COM O QUE vou trabalhar 3- COM QUEM vou trabalhar 4- ONDE irei trabalhar 5- O QUE irei estudar 6- COMO É o estilo de vida 7- QUAL É O SIGNIFICADO do que eu farei

16 Facilitadores da escolha Auto-conhecimento Quem você é para saber quem você quer ser Conhecer valores, interesses, potencialidades, limitações, dificuldades. Informação profissional Quem se quer ser preciso o que há para ser. Guia de profissões/ Discussões/ Reflexões/ Pesquisa.

17 Facilitadores da escolha Equilíbrio Emocional Auto-percepção para preparar a escolha, aceitar, arriscar, apostar no futuro. Autoestima Acreditar em si mesmo: competências, capacidades. Reforça o ato de coragem na escolha.

18 O COLÉGIO Reconhece a necessidade e importância deste momento na vida dos seus jovens. Reconhece que faz parte deste processo.

19 O PROJETO PRIMEIRO MÓDULO: A questão da escolha profissional. Objetivo: Dialogar e refletir sobre o significado da escolha profissional a partir da compreensão dimensional bio-psico-social. Encontros: 4 encontros grupais em sala de aula. Horário: Ensino Religioso

20 O PROJETO SEGUNDO MÓDULO: Avaliação e aplicação de testes psicológicos específicos para a orientação profissional. Objetivo: Levantar dados a respeito da escolha profissional a partir de subsídios teórico-científicos do saber Psicológico. Encontros: 2 encontros individuais 2 dois encontros grupais em sala de aula. Horário: Ensino Religioso.

21 SOBRE OS TESTES Entrevista individual. Teste: Bateria de Provas de Raciocínio: – Objetivo: Avaliar o desenvolvimento e maturação cognitiva. – Compõe cinco dimensões de análise: Raciocínio Verbal Raciocínio Abstrato Raciocínio Mecânico Raciocínio Espacial Raciocínio Numérico

22 SOBRE OS TESTES Teste: Escala de Maturidade Para a Escolha Profissional (EMEP) – Objetivo: Avaliar o nível de maturidade para a escolha profissional e detectar aspectos menos desenvolvidos. – Compõe cinco sub-escalas: Determinação Responsabilidade Independência Autoconhecimento Conhecimento da realidade educativa e socio-profissional.

23 SOBRE OS TESTES Teste: Levantamento de interesses profissionais (LIP). – Objetivo: Ajudar na identificação dos interesses profissionais de adolescentes. – Avalia oito áreas profissionais : Ciências Físicas. Ciências Biológicas. Calculísticas. Persuasivas. Administrativas. Sociais. Lingüísticas. Artísticas.

24 O PROJETO TERCEIRO MÓDULO: As Devolutivas. 1º: Grupo – devolutiva do Primeiro Módulo : A questão da Escolha. 2º. Devolutivas individuais dos testes: Segundo Módulo.

25

26 Três Coisas (Fernando Sabino) De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos começando, A certeza de que é preciso continuar e A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo, Fazer da queda um passo de dança, Do medo uma escola, Do sonho uma ponte, Da procura um encontro. E assim terá valido a pena existir.


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Iris Lafuente Psicóloga Clínica CRP: 65472."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google