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A arte de liderar e construir excelência em Educação Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica.

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Apresentação em tema: "A arte de liderar e construir excelência em Educação Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica."— Transcrição da apresentação:

1 A arte de liderar e construir excelência em Educação Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental Implementação dos CBC Encontro de Educadores e Gestores SRE de Patrocínio 17 de novembro de 2011

2 “Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

3 “ O mundo está mudando. Mas a novidade não é a mudança do mundo, porque o mundo sempre mudou. A novidade é a VELOCIDADE da mudança.” Mário S. Cortella

4 O que é um PARADIGMA? “É um conceito que está referendado a modelo, tipo exemplar e que, a partir de um momento da história da humanidade, pressupõe o conceito de aceitação.” Marcondes A CRISE DE Paradigmas leva à mudança de paradigmas: mudança conceitual mudança de visão de mundo insatisfação com os modelos predominantes busca de novas alternativas

5 Postura REACIONÁRIA Perigo: “cautela imobilizadora” e “ímpeto inconsequente”. Defender-se Manter status quo Reagir contra Postura REATIVA Reagir quando demandado Postura PROATIVA Estar à frente Promover mudanças Assumir responsabilidades Posturas mais frequentes frente às mudanças

6 “O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.” Guimarães Rosa

7 7 MUDANÇAS são Sempre Possíveis: - no nível pessoal - no nível profissional “ A verdade é que não há nada digno em ser superior a outra pessoa. A única nobreza genuína é ser superior a seu antigo eu.” Whitney M. Young Jr

8 AÇÃO +CONHECIMENTO = MUDANÇA GESTOR / EDUCADORSUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO: VONTADE + 8 VONTADE CONHECIMENTO AÇÃO

9 “Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas. São novos tempos que exigem novas atitudes. Não dá para fazer a velha edição para as coisas que caminham em direção à excelência” Mário Sérgio Cortella

10 UM CONVITE: 10 “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Fernando Pessoa

11 “A primeira pessoa a ter qualidade para fazer qualidade é você mesma. Você tem que ser o exemplo.” Áurea Castilho Quais são os meus desafios como Educador ou Gestor?

12 O Desafio dos Educadores e gestores públicos Explorar os limites da liberdade que possuem por meio da criatividade e da ousadia para que possam tomar decisões mais eficazes e fazer a diferença Visão integradora Mobilização da equipe Objetivo comum 12

13 A Escola na modernidade tem, diante de si, O DESAFIO: de sua própria recriação: ser emancipadora e libertadora de recuperar a sua centralidade que é o aluno de cuidar e educar este aluno CORRESPONSABILIDADE Sistema Educacional Demais Órgãos Públicos Profissionais da Educação Família Comunidade

14 Líderes comprometidos são fundamentais para o sucesso da Instituição, pois: Inspiram uma visão comum Influenciam e capacitam outros a agirem Dão o exemplo, são éticos Tocam os corações

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16 16 LIDERANÇA “Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.” J.C. Hunter “Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabam por vê-los em si mesmas.” S. Covey Liderança e caráter são para quem faz a coisa certa

17 As instituições precisam de liderança e administração (gerência) fortes para atingir sua eficácia ótima. Sucesso da Instituição: Liderança precisa vir primeiro AdministraçãoLiderança Métodos/Mapa “O jeito certo” Objetivos “A COISA CERTA” LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO

18 18 ▪ Resolve o que é mais importante Liderança ▪ Coloca o mais importante em primeiro lugar no dia-a-dia da escola, a cada momento Administração/ Gerência Administração ou gerência eficaz Fazer primeiro o mais importante O que é fundamental em sua escola hoje? 18

19 INTEGRIDADE PRESENÇA FOCO INICIATIVA CRIATIVIDADE ENTUSIASMO PROATIVIDADE CARACTERÍSTICAS DO LÍDER EFICAZ a PAIXÃO pelo que faz maior característica:

20 MAIORES “PECADOS” DO LÍDER Dizer uma coisa e fazer outra Cometer uma injustiça e não corrigir Não reconhecer o valor e contribuição das pessoas Só fazer críticas negativas e nunca elogiar MAIOR “PECADO”: Cometer deslizes éticos e quebrar a confiança da equipe. O “chefe” tem seguidores atrás de si. O líder tem pessoas em torno de si.

21 Importante: Expectativas altas Desempenho alto As expectativas altas e realistas do líder levam ao alto desempenho do liderado

22 PACIÊNCIA GENTILEZA HUMILDADE RESPEITO ALTRUÍSMO PERDÃO HONESTIDADE COMPROMISSO com RESULTADOS LIDERANÇA, pois, exige: Líderes ajudam indivíduos e equipes a fazerem, juntos, como COMPANHEIROS, a travessia rumo ao futuro. 22

23 “ Reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisivo para a mudança.” Mário S. Cortella O líder fica atento àquilo que muda e está sempre disposto a aprender. 1 – Abrir a mente: 23 CINCO competências essenciais na arte de liderar

24 c 24 O líder não cresce sozinho, sua equipe cresce com ele. 2 – Elevar a Equipe: “ Quero? Devo? Posso? Três perguntas essenciais para cuidarmos da vida coletiva.” Mário S. Cortella

25 25 O líder transforma o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso, de alegria e entusiasmo. 3 – Recrear o Espírito:  VALIDAÇÃO  ATITUDE APRECIATIVA A atitude apreciativa é a expressão autêntica da nossa capacidade de gerar energias positivas a todo instante, reconhecendo nas pessoas e nas situações o seu verdadeiro valor.

26 26 O líder se reinventa, inova, busca novos métodos e soluções. 4 – Inovar no trabalho: “ Qualquer ser humano sonha, pelo menos por um momento, em escrever seu nome na história, em última instância, em não morrer, em ser lembrado depois que passou”. Wanderley Codo

27 “ Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros”. Luciano de Crescenzo O líder planeja coletivamente, enxerga longe, pensa nas estratégias, nas condições e possibilidades. 5 – Ter visão de futuro: 27

28 “ Líderes guiam porque geram um compromisso apaixonado em outras pessoas para que sigam as estratégias e alcancem o sucesso. A liderança não é intelectual nem cognitiva. LIDERANÇA É EMOCIONAL ” Judith M. Bard 28

29 EQUIPES Pessoas com habilidade complementares, comprometidas com objetivos, metas de desempenho e abordagem comuns, pelos quais se consideram mutuamente responsáveis. (Katzenbach e Smith)

30 Trabalhando em Equipe O princípio da MOTIVAÇÃO Do latim “motivare” = se dirigir em relação a um alvo Força que nos impulsiona a agir Comprometimento Engajamento MOTIVAÇÃO = motivos para a Ação

31 Como as pessoas se comprometem? Elas se comprometem com aquilo que consideram importante para elas!!!

32 As pessoas se engajam quando... Tem clareza do que é esperado delas Acreditam na idéia. Consideram que ela faz sentido Percebem que é para valer Têm consciência de que são capazes de fazer Se sentem úteis e importantes As relações são saudáveis Sentem que são reconhecidas

33 Trabalhando em Equipe e gerenciando Conflitos Ninguém deveria temer as diferenças DIFERENÇAS Podem ser transformadas em ação colaboradora. CONFLITO Jamais será totalmente resolvido. É o maior desviador de energia. O gestor precisa ser um líder para manejar as diferenças, administrar conflitos e transformar as instituições em lugares mais agradáveis de se viver e trabalhar. Fonte: Charles Handy ≠

34 “abraço”: qualquer ato, gesto ou movimento positivo que personaliza uma relação e faz a pessoa se sentir valorizada, respeitada, reconhecida. “ A cultura do abraço” capacita as pessoas a serem elas mesmas e a crescerem intelectual, emocional e financeiramente”. Jack Mitchell Praticando o “abraço” Construindo a “Cultura da Amabilidade”

35 “Você obtém o melhor esforço dos outros não por acender uma fogueira sob seus pés, mas por atear um Incêndio dentro deles.” Bob Nelson. 35

36 Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio As Prioridades da Educação Mineira – 2011-2014

37 O aluno no centro de nossas atenções. Foco no seu desempenho. Gestão pedagógica como eixo do trabalho da SEE/SRE/SME/Escolas. Estreitar distâncias e apoiar as escolas e SME por meio do trabalho conjunto das Equipes Central e Regional. Trabalho integrado das Equipes do PIP/ATC e PIP/CBC e Inspetor Escolar na gestão pedagógica Articulação das ações da SEE / SRE / SME. Formação continuada dos professores e demais profissionais da educação. Cumprimento das metas pactuadas (PROALFA e PROEB): compromisso de todos. Pressupostos básicos para a implementação das ações Realizar intervenções pedagógicas no tempo certo, priorizando as escolas estratégicas.

38 DO ensino/aprendizagem PARA medição/julgamento Problema central da Escola: NÃO Aprendizagem Problema central da Avaliação: lógica classificatória e excludente desloca-se a ênfase:

39 “Assim, a reprovação, embora pareça um ato técnico-pedagógico e paradoxalmente “bem intencionado”, é, essencialmente, um ato político que serve à reprodução das desigualdades sociais” (...) Thereza Penna Firme, Educadora

40 “Um dos sérios entraves ao percurso escolar dos alunos tem sido a cultura da repetência que impregna as práticas escolares. Há muitos anos, diferentes estudos têm mostrado que a repetência não é o melhor caminho para assegurar que os alunos aprendam”. (...) Mas aqui é preciso enfatizar, mais uma vez, que o combate à repetência não pode significar descompromisso com o ensino e a aprendizagem”. Parecer CNE / CEB 11/2010

41 Superar o problema da Reprovação não é cair na mera APROVAÇÃO APRENDIZAGEM Compromisso de TODOS com a aprendizagem efetiva de TODOS os alunos. Neste desafio, o PROFESSOR não pode sentir-se só. É superar a NÃO-Aprendizagem: Maior desafio da Escola hoje PROGRESSÃO CONTINUADA PROGRESSÃO PARCIAL

42 Construir excelência em Educação é: -ERRADICAR a PEDAGOGIA da REPETÊNCIA e - INSTAURAR em seu lugar uma PEDAGOGIA DE ENSINO EFICAZ Nosso compromisso ético

43 Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

44 "Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. -Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo." Eduardo Galeano


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