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A Colportagem Com Estudantes

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Apresentação em tema: "A Colportagem Com Estudantes"— Transcrição da apresentação:

1 A Colportagem Com Estudantes

2 MINISTÉRIO DE PUBLICAÇÕES
CONTROLE FINANCEIRO LIVROS REVISTAS ESTUDANTES MULHERES IGREJA FORMAÇÃO DE LIDERANÇA ORAÇÃO TRABALHO MINISTÉRIO DE PUBLICAÇÕES

3 Para Uma Educação Superior
Um Plano Divino Para Uma Educação Superior

4 A Colportagem estudantil é uma colaboradora no processo educativo para o jovem adventista. Nesta atividade são formados os futuros pastores e líderes do Ministério de Publicações.

5 “Educai, educai, educai jovens para que se dêem a si mesmos para o Ministério da Palavra. Educai-os para que se tornem colportores e se dediquem à venda de todos os livros que o Senhor por Seu Espírito Santo impressionou as mentes para que escrevessem”. O Colportor Evangelista pág. 25

6 Colportagem Estudantil
Vantagens Para o Campo

7 Os Colportores estudantes mantém acelerada a distribuição de publicações no período de férias. Nestes meses, a maioria dos Colportores Efetivos diminui o ritmo de trabalho e suas vendas baixam. No campo onde não há estudantes, há falta de recursos para o Ministério de Publicações.

8 O campo que possui estudantes ganha em dinamismo e as igrejas são beneficiadas. Uma equipe de jovens disciplinados e fiéis dá um poderoso testemunho na Igreja local.

9 O testemunho dos Colportores estudantes na Igreja local, exerce influência positiva na vida dos jovens dessa Igreja. Muitos se sentem chamados para também estudar em um educandário adventista e outros são impulsionados pelo exemplo, a serem também Colportores Evangelistas.

10 Os Colportores estudantes alcançam campos não trabalhados pelos Colportores efetivos.
O Colportor estudante tem uma abordagem diferente, sua apresentação é singular. Havendo planejamento e utilização de livros diferentes, o campo não fica saturado quando Colportores efetivos e estudantes atuam de maneira alternada no mesmo território.

11 Para a maioria dos Colportores efetivos, os estudantes são um referencial de como alcançar excelentes resultados em pouquíssimo tempo. Incluindo-se nas equipes de Colportores estudantes dois ou três Colportores efetivos jovens, pode-se imprimir nestes a visão de que é possível realizar grandes milagres e perseguir alvos maiores.

12 Os Colportores estudantes têm o potencial de contatar milhares de pessoas. Seu testemunho abre corações, os quais, podem ser atraídos para a Igreja. Havendo na igreja uma programação especialmente preparada para os clientes dos Colportores estudantes, muitos irão. Ali pode-se iniciar um processo de conversão.

13 O potencial dos estudantes também é traduzido em milhares de publicações distribuídas. A semente é lançada abundantemente. Os Campos onde muitos estudantes colportam usufruem uma entrada extra nos dízimos. Em muitos casos, essa entrada é substancial.

14 Colportagem Estudantil
Um Pouco de História

15 Bem antes do surgimento do Movimento Adventista, já ocorria o envolvimento de estudantes de escolas Cristãs na atividade de vender publicações que expunham conceitos e doutrinas bíblicas.

16 Desde a fundação das primeiras comunidades valdenses, onde o binômio educação e trabalho prevalecia, os jovens aprendiam o valor das Escrituras Sagradas estudando-as e copiando-as, saindo depois para vender as cópias que haviam preparado nos bancos escolares.

17 “Nos Alpes os valdenses tiveram centros de educação, onde os jovens se preparavam. Eles mesmos escreviam porções da Palavra de Deus, que logo saíam a espalhar. Entre eles, quem queria dedicar-se ao pastorado, tinha de passar primeiro três anos colportando no estrangeiro”. O Colportor de Êxito pág. 23.

18 No período da reforma, os Colportores estudantes eram incentivados a espalhar, durante as férias escolares, os conceitos doutrinários esboçados nos livros de Lutero. Ao mesmo tempo auferiam lucro que tornasse possível sua auto-sustentação no colégio.

19 No início do século XX, organizou-se na Igreja Adventista um plano para incentivar estudantes a vender literatura nos meses de verão. “Arranjos foram feitos onde a venda de uma certa quantia em literatura, pudesse habilitar o estudante a estudar durante o ano”. PALMER, Edwin R., The Printing Press And The Gospel, pág. 148

20 Este é o conhecido plano de bolsas, que dinamizou o recrutamento nos colégios e tornou-se modelo para a Igreja em outros países onde a Colportagem estudantil alcançaria grande destaque. O plano de bolsas foi inaugurado no verão de 1906 com os Colportores Estudantes do Union College, Lincoln, Nebraska, EUA. SCHWARTZ, R. W., Ligth Bearers to the Remnant, pág.350

21 Ellen White foi contemporânea do aparecimento dos primeiros Colportores Evangelistas estudantes, legando muitas orientações àqueles que aceitam essa tarefa, bem como àqueles que lideram este setor. Com base no capítulo cinco do livro Mensageiros da Esperança destacamos razões para um jovem adventista engajar-se na Colportagem:

22 É Um Plano de Deus 1.

23 “O Senhor instituiu um plano pelo qual muitos estudantes de nossas escolas podem aprender lições práticas indispensáveis ao sucesso futuro”. Mensageiros da Esperança p. 35

24 Conhecer Lições Práticas Indispensáveis ao Sucesso Futuro
2.

25 A união entre a teoria e a prática, entre a sala de aula e o trabalho direto junto ao público, produz uma educação de valor superior, moldando de forma exemplar o caráter dos jovens que servirão como líderes na Igreja e outras áreas de ocupação.

26 Através dos Livros Aprender Como Resolver Problemas
3.

27 “No próprio manuseio desses livros os jovens encontrarão muitas experiências que lhes ensinarão como tratar com problemas que os esperam...”. Mensageiros da Esperança pág. 35

28 Desenvolver a Cortesia e Tato na Conversação
4.

29 A habilidade da abordagem e comunicação humana não se aprende teoricamente. Somente quando a exercita na prática é que o jovem desenvolve capacidade de relacionamento pessoal, de argumentação, clareza e polidez no trato com pessoas.

30 Habilidade de Gerar e Administrar Seus Recursos Financeiros.
5.

31 Ao alcançar sucesso em prover seus próprios recursos financeiros, o jovem aprende lições de economia e assimila melhor a relação esforço-recompensa. Desta maneira, percebe o valor do investimento em sua própria formação educacional.

32 Deixar a Preciosa Luz Nos Lares
6.

33 Semear a mensagem é motivo de grande satisfação para quem ama o Senhor Jesús. Dá a segurança de que nenhuma página se perderá, que cada fragmento de literatura produzirá, sob a direção do Espírito Santo, resultados para o Reino de Deus.

34 Para Preparar-se Para o Ministério
7.

35 Servir de casa em casa, anunciando o Evangelho por meio das publicações é uma tarefa que desenvolve as habilidades do testemunho pessoal, aconselhamento, compaixão e amor pelas almas. Desta maneira, o futuro pastor executa, na prática, o treinamento para o seu futuro ministério. Muitos se dão conta do seu chamado ministerial ao colportarem com nossos livros missionários.

36 Falar de Casa em Casa as Palavras de Vida
8.

37 Muitos jovens adventistas, especialmente os que estudam nos colégios de internato, não têm muitas oportunidades para testemunhar efetivamente de sua fé. Ao exercerem a atividade da Colportagem Evangelística, encontrarão inúmeras pessoas desejosas de um conhecimento maior do Salvador Jesus.

38 Por em Prática os Ensinos Aprendidos no Colégio
9.

39 Sem menosprezar o aprendizado em sala de aula, o valor do exercício prático é superior em eficiência educacional. Quando é possível aplicar diariamente o conhecimento teórico, o estudante obtém um aprendizado mais excelente.

40 Combinar o Serviço de Vender Livros Com o Servir
10.

41 As grandes empresas, ao selecionarem pessoas, avaliam se o candidato prestou serviços voluntários à comunidade. Hoje há uma enorme valorização do espírito de serviço no mundo corporativo. Com certeza, o jovem adventista que tem uma experiência na Colportagem Evangelística, agrega pontos valiosos em seu currículo.

42 Ter a Cristo Como Companheiro em Meio às Provações
11.

43 A maior lição da Colportagem é a espiritual
A maior lição da Colportagem é a espiritual. Semear a mensagem impressa é uma atividade essenciamente espiritual. As forças do bem estão em constante luta contra as potestades do mal. O Colportor é o agente do bem e o coração do cliente é o palco do conflito. Com um papel vital a desempenhar, o Colportor Evangelista estudante sente sua total dependência de Jesus, pois Ele venceu e está pronto a repartir a vitória com aqueles que O têm como amigo e companheiro.

44 Aprender a Orar Enquanto Trabalha
12.

45 Sob o senso de total dependência de Deus no centro de convergência das forças do bem lutando contra o mal, o jovem Colportor Evangelista estudante pode desfrutar de uma vida de oração. Antes de tocar a campainha numa casa, eleva a Deus o pensamento, pedindo sabedoria. Ao encerrar a apresentação, ora silenciosamente, rogando a atuação do Espírito Santo no momento crucial de fechar a venda. Colportar é viver em oração.

46 Desenvolver Paciência e Bondade
13.

47 Situações várias se apresentam para que o Colportor Evangelista estudante exerça as virtudes cristãs. Entre elas, a paciência e a bondade são requisitos prioritários para o êxito nos relacionamentos humanos. Não demorará a aprender verdadeiramente que “Favo de mel são as palavras suaves, doces para a alma e saúde para o corpo”. Provérbios 16 : 24.

48 Desenvolver e Purificar o Dom da Palavra
14.

49 O dom da palavra é um privilégio
O dom da palavra é um privilégio. A habilidade de falar, de se fazer entender, de influenciar e ajudar pessoas a tomarem decisões, é de inestimável valor. No mundo de hoje não é importante somente ter idéias valiosas, mas saber como vender estas idéias. Pessoas de sucesso nem sempre são as que têm as melhores idéias, mas aquelas que souberam transmiti-las com eficiência. O Colportor Evangelista estudante aprende a desenvolver e a purificar o dom da palavra.

50 Desenvolver Fé no Divino Assistente
15.

51 Colportar é andar pela fé
Colportar é andar pela fé. Apenas aqueles que a experimentam, podem testificar do senso de dependência de Deus.

52 Para Ter Ampla Experiência Missionária
16.

53 O que dizer das inúmeras oportunidades que o Colportor Evangelista estudante tem para orar com os clientes, inscrevê-los em cursos bíblicos, e convidá-los a uma programação da igreja? Sem dúvida, o Colportor estudante obtém valiosa experiência missionária. Como seria a força evangelística de nossas igrejas se cada jovem adventista dedicasse ao menos um período de férias na Colportagem Evangelística?

54 Aprender Disciplina em Meio às Dificuldades
17.

55 As facilidades da vida produzem acomodação e pessoas frágeis
As facilidades da vida produzem acomodação e pessoas frágeis. Até mesmo os animais, quando recebem alimento sem esforço, desaprendem até o que o instinto gravou em seus genes. As dificuldades é que promovem reação na busca de superação. As adversidades são os recursos de Deus que nos ensinam a humildade e a disciplina para dar a volta por cima e seguir adiante.

56 Prepara o Jovem Para Outros Campos de Utilidade
18.

57 A Colportagem é uma espécie de moldura que dá acabamento final ao quadro da paisagem educacional que os jovens recebem no Colégio. Abre os seus olhos para a realidade da vida, dando-lhes experiência para relacionarem-se com as pessoas com sucesso e objetividade”.

58 Aprender a Depender de Deus
19.

59 Na vida dos Colportores estudantes que se consagram à missão facilmente se percebe o profundo senso de dependência de Deus e interesse na salvação de pessoas.

60 Como Desenvolver a Colportagem Com Estudantes

61 O Diretor deve estar convencido de que este segmento da Colportagem é de grande valor e necessita de cuidados especiais. Lidar com jovens estudantes produz realização ministerial. Há muita satisfação para o Diretor quando ele pode acompanhar a trajetória de um jovem ao longo dos anos. Iniciá-lo como Colportor, testemunhar mudanças positivas em sua personalidade, vê-lo superando desafios e, finalmente, cumprimentar uma pessoa formada e preparada para servir à Igreja e à sociedade.

62 O Diretor apaixonado pela Colportagem estudantil terá o prazer de ser reconhecido como um verdadeiro pastor e líder espiritual que colaborou na formação de centenas de jovens, entre eles alguns pastores, que se tornaram companheiros de ministério. Desenvolver a Colportagem Estudantil é uma tarefa trabalhosa. Exige paixão, abnegação e dinamismo. O preço a ser pago pelo Diretor é alto. São férias que ele não pode usufruir como os demais companheiros pastores. Ele terá de abrir mão de tudo quanto não contribua com o atendimento integral e necessário para o sucesso das equipes de Colportores estudantes.

63 Colportagem Estudantil
Passos Para o Desenvolvimento

64 Escolher Bem os Líderes

65 O líder deve ser experiente e capaz de dirigir uma equipe com disciplina quase militar, com hora para acordar, realizar o culto, sair para o trabalho, encerrar as ofertas, voltar para o alojamento, culto vespertino e repouso.

66 Prover Treinamento e Capacitação

67 No momento da chegada dos estudantes ao campo, o Diretor precisa avaliar o nível de preparo e conhecimento da oferta. Assistiram eles a um curso de capacitação no colégio? Dominam com segurança os passos da venda? Têm receios quanto aos preços e tipos de livros escolhidos? A solução é ensinar e treinar. Alguns campos já adotaram o plano de proverem aos estudantes um período de pelo menos três dias para um curso intensivo de capacitação.

68 Prover Alojamento Adequado

69 O Departamento de Publicações precisa ter condições e interesse de providenciar um alojamento digno e adequado. Muito importante são as condições de higiene para que atendam ao número de componentes da equipe. O asseio dos colchões é outro fator importante. Os estudantes precisam sentir-se seguros, satisfeitos, embora sem luxo ou conforto extra. O luxo e o conforto além do básico não os impulsiona ao campo de trabalho. O mais crucial é a limpeza, a segurança e a funcionabilidade do alojamento.

70 Risque definitivamente a possibilidade de colocar rapazes e moças no mesmo alojamento. Devem ser evitadas as equipes mistas em que seja necessário que jovens de ambos os sexos dividam o mesmo campo de ação.

71 Escolher Antecipadamente o Território

72 Tenha critérios na escolha do território a ser determinado para uma equipe. Que livros já foram distribuídos neste campo? Há quanto tempo estiveram os estudantes ali pela última vez? Qual foi o resultado que eles obtiveram? A colocação alternada de equipes de moças em um período de férias e de rapazes no período seguinte tem se provado um bom método, já que as moças alcançam um público diferente do alcançado pelos rapazes. Desta maneira, o campo não é saturado rapidamente.

73 Escolher Literatura Adequada

74 O Diretor deve ter critérios na escolha dos livros que serão distribuídos pelos Colportores estudantes. Se a equipe é composta de novos e inexperientes, a coleção não deve ser muito cara. Se houver dificuldade nas vendas, haverá desânimo, com certeza. Portanto, escolha livros em conformidade com a qualificação de cada equipe de Colportores e potencial do território a ser alcançado.

75 Antecipadamente Planejar o Estoque

76 Para evitar surpresas desagradáveis, o SELS precisa fazer provisão antecipada dos livros que serão disseminados pelos Colportores estudantes. Em conjunto, a Comissão de Publicações do Campo, com base na proposta do Diretor e Gerente do SELS, votará a compra de livros para fazer frente ao período de Colportagem Estudantil.

77 Visitar e Acompanhar as Atividades Das Equipes

78 Uma vez no campo, os estudantes necessitam da presença permanente do Diretor. Ao visitar a equipe, o Diretor levará encorajamento e motivação e ele também é o referencial da missão evangelística da Colportagem estudantil. Embora estejam lutando por suas bolsas escolares, os estudantes devem manter a visão focalizada no ideal missionário e o Diretor é o promotor e guardião desta premissa básica.

79 O Diretor Presente Nos Acertos Finais

80 Para medir a satisfação ou a sensação do estudante ao terminar o trabalho, o Diretor necessita acompanhar o acerto final. Esta é oportunidade de avaliação. O recrutamento para as férias seguintes começa no acerto de contas. Há Diretores que apresentam os planos para o próximo período, antes mesmo de encerrarem as atividades das férias em andamento. O estudante e o líder voltam para o Colégio já sabendo para onde irá sua equipe, com quais livros trabalhará e qual será o planejamento do Diretor.

81 O Diretor e a Colportagem Estudantil

82 A liderança que o Diretor de Publicações exerce sobre os estudantes é fundamentada não no cargo que ele ocupa, mas na pessoa que ele é. Os jovens não respeitam outros pelo cargo que têm. É característica da juventude questionar e criticar exatamente a incoerência entre o discurso e a prática.

83 O Estudante Aprende a Respeitar o Diretor Quando:

84 O Diretor cumpre o que promete...
O Diretor mantém a mesma atenção dada na semana de recrutamento, lá no campo. O Diretor faz tudo o que pode ser feito para conquistar sua simpatia. O Diretor, ao recrutar estudantes, não fala mal do campo concorrente.

85 O Diretor visita-o em seu quarto e ora com ele.
O Diretor acredita em seu potencial de desenvolvimento. O Diretor diz não, mas o faz com tato e cortesia. O Diretor aconselha-o com a paciência de um verdadeiro pastor.

86 O Diretor valoriza-o como pessoa, não como realizador de vendas.
O Diretor é amigo e digno de confiança. O Diretor apresenta um chamado e não uma proposta. O Diretor fala, age e vive sua atividade como um Ministério.

87 “Os campos que mais se destacam na colportagem estudantil têm sido os que se esmeram no atendimento. Fatores como uma boa recepção e apoio ao estudante, distribuição organizada de território, pedidos atendidos com rapidez e a disposição dos Diretores em atender bem são determinantes para a repercussão da imagem do campo diante dos estudantes e das instituições”. Colportagem Adventista no Brasil – Uma Breve História, pág. 103.

88 Clube de Colportores Estudantes

89 O Clube tem características distintas que envolvem a liderança estudantil e a atividade contínua, o que proporciona um preparo melhor do estudante para a Colportagem. O Clube atrai novos candidatos à Colportagem. Fomenta o Evangelismo com Publicações no Campus e fortalece o senso de que esta atividade é de fato uma escola prática. A maioria dos educandários na Divisão Sul-Americana já implantou o Clube com base nas seguintes diretrizes:

90 Colportores Estudantes
Propósitos do Clube Colportores Estudantes

91 Auxiliar o estudante a ser útil a Deus.
Auxiliar o estudante a desenvolver talentos. Auxiliar o estudante a ser útil à sociedade. Ensinar ao estudante princípios de economia e fidelidade. Estabelecer boa imagem da Colportagem perante a comunidade do Colégio, professores, diretores e demais alunos.

92 Atividades do Clube

93 Reuniões periódicas (uma por semana), com a aprovação e apoio dos diretores do colégio e preceptores. As reuniões abordarão temas de interesse no preparo espiritual e técnico dos estudantes para a Colportagem. Professores, Pastores, Colportores, Estudantes de sucesso e Profissionais Adventistas de sucesso, que tenham sido bons Colportores estudantes, devem ser convidados a ministrar as aulas apresentando também seu testemunho pessoal. Reuniões de oração, vigílias, santas-ceias, sempre objetivando o preparo para as atividades da Colportagem evangelística.

94 Produzir e apresentar programas na Igreja do colégio, tais como: Cultos de gratidão pelo último período de colportagem e Cultos JA com entrevistas e testemunhos de fé. Os membros do clube poderão ser incentivados a recrutarem outros estudantes para as atividades do clube e, conseqüentemente, para a Colportagem.

95 Organização e Liderança

96 Diretor(a) Diretor(a) associado (a) Secretário(a) Diretor (a) de Atividades Espirituais Diretor (a) de Atividades Sociais Conselheiro (a) Pode ser o (a) Diretor (a) de Publicações do Campo ou União onde se localiza o colégio.

97 Responsabilidades da Liderança
Diretoria

98 Formular planos a curto e longo prazos e determinar a seqüência de sua realização.
Manter registro das atividades, da freqüência e participação dos membros. Representar, perante os membros, a Colportagem Evangelística e não se prevalecer do clube para proselitismo regional. Nas reuniões do clube não deve haver propaganda dos campos, mas, da Colportagem. Priorizar a Filosofia Missionária do Ministério de Publicações.

99 Requisitos Para Ser Membro
Clube de Colportores Estudantes

100 Ser membro batizado da IASD.
Estar vivendo em harmonia com os princípios da IASD. Ser recomendado(a) pela direção interna e preceptores.

101 Direitos dos Membros do Clube

102 Colportar no território sugerido pela direção do clube em cooperação com as associações locais.
Participar das reuniões de treinamento, seminários e outras atividades organizadas pelo clube.

103 Deveres dos Membros do Clube

104 Fazer-se presente às reuniões.
Agir em harmonia com os princípios da IASD / Colégio e do Departamento de Publicações. Desenvolver suas atividades escolares com esforço e pontualidade.

105 Projeto Sonhando Alto

106 Idéia Departamento de Publicações da Associação Sul Paranaense - USB.
Diretor: Pr. Adilson Morais – 2000

107 Objetivos Recrutar, selecionar e preparar rapazes e moças para a Colportagem. Multiplicar o exército de Colportores estudantes e, ao mesmo tempo, atender à juventude da igreja.

108 Passos Para Implementação

109 Planejamento

110 Aprovação, apoio e envolvimento da Administração do Campo.
Escolha da data para o treinamento e início da campanha. Recomenda-se o mês de setembro, para que os estudantes tenham o tempo necessário de Colportagem sem interrupção até o início do ano letivo seguinte. Escolha do campo de trabalho. É prudente selecionar antecipadamente e reservá-lo especialmente para esta campanha.

111 Escolha do líder. Recomenda-se que seja um jovem estudante também
Escolha do líder. Recomenda-se que seja um jovem estudante também. Procure alguém que tenha o mesmo perfil dos candidatos ao projeto Sonhando Alto. É sumamente importante a capacidade de liderança, visão e experiência bem sucedida como Colportor Evangelista. Escolha do local para execução do treinamento. Escolha e preparo do alojamento.

112 Promoção

113 Com antecedência de três meses, realizar nas igrejas a pesquisa de opinião sobre a Colportagem para medir o interesse e descobrir candidatos em potencial entre os jovens adventistas. Enviar aos candidatos, um livro Mensageiros da Esperança e um convite personalizado para participar do projeto Sonhando Alto. Divulgar excessivamente o projeto junto aos pastores, diretores das escolas adventistas, anciãos de igrejas e líderes J.A. Divulgar na rádio adventista (caso haja no campo). Enviar cartazes para as igrejas.

114 Execução

115 Ministrar o treinamento cumprindo o seguinte currículo sugestivo:
A História da Colportagem. Propósitos e Objetivos da Colportagem Estudantil. Passos da Venda. Teoria e prática com simulações da abordagem e apresentação de vendas, passo a passo. Enviar a equipe para o campo de ação. Acompanhar o desenvolvimento do trabalho, concedendo apoio financeiro, técnico e espiritual.

116 Avaliação

117 Apurar os resultados diante dos objetivos propostos.
Avaliar os passos desde o planejamento até à execução. Avaliar a atuação do líder. Planejar o próximo projeto.


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