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ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Objetivos e Políticas de Estoques Prof. Rodrigo Teixeira de Oliveira

2 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1. Objetivos e Políticas de Estoques A compreensão dos objetivos estratégicos, da existência e do gerenciamento dos estoques é fundamental para se definir metas, funções, tipos de estoque e forma como eles afetam as organizações em suas atividades produtivas e de relacionamento com o mercado. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

3 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1. Objetivos e Políticas de Estoques Os estoques têm a função de atuar como reguladores, como amortecedores do fluxo de negócios. A administração de estoques deve minimizar o capital total investido em estoques. Normalmente, o gerente financeiro pressiona os departamentos a limitarem seus custos a um mínimo, onde os estoques são indispensáveis. Existe uma situação conflitante entre a disponibilidade de estoque e a vinculação do capital que veremos no quadro a seguir. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

4 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Conflitos interdepartamentais, quanto a estoque Depto Compras Depto Financeiro Matéria Prima Desconto sobre as quantidades a serem compradas Capital investido (alto estoque) Perda Financeira Depto Produção Material em processo Nenhum risco de falta de material Maior risco de perdas e obsolescência Grandes lotes de fabricação Aumento do custo de armazenagem Depto Vendas Produto acabado Entregas rápidas Boa imagem, melhores vendas Maior custo de armazenagem Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

5 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1. Objetivos e Políticas de Estoques A administração de estoques deverá conciliar da melhor maneira os objetivos dos 4 departamentos, sem prejudicar a operacionalidade da empresa. Quando as metas dos diferentes departamentos são conflitantes, o departamento que tem maior agressividade é o mais ouvido. O sistema de administração de estoques deve remover esses conflitos. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

6 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1. Objetivos e Políticas de Estoques A administração de estoques exige que todas as atividades envolvidas com controle de estoques sejam integradas e controladas num sistema em quantidades e valores. Ela não se preocupa somente com o fluxo diário entre vendas e compras, mas com a relação lógica entre cada integrante desse fluxo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

7 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1. Objetivos e Políticas de Estoques As deficiências do controle de estoques normalmente são mostradas por sintomas específicos. Alguns dos sintomas são: Grandes e periódicas dilatações dos prazos de entrega para os produtos acabados e do tempo de reposição para matéria-prima; Quantidades maiores de estoque, enquanto a produção permanece constante; Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1. Objetivos e Políticas de Estoques Elevação do número de cancelamento de pedidos ou devoluções de produtos acabados Variação excessiva da quantidade a ser produzida Produção parada frequentemente por falta de material Falta de espaço para armazenamento Baixa rotação dos estoques Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

9 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1. Objetivos e Políticas de Estoques O investimento em estoques tem dois objetivos estratégicos principais: A. Maximizar os recursos da empresa Em muitos casos, a formação de estoques proporciona um balanceamento das operações da organização, possibilitando aumento na eficiência operacional, redução de Custos de mão-de-obra e maximização da capacidade instalada. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1. Objetivos e Políticas de Estoques B. Fornecer um nível satisfatório de serviço ao cliente ou consumidor Esse segundo objetivo está relacionado ao nível de atendimento que a organização supostamente pretende oferecer ao cliente e/ou consumidor. Uma forma de assegurar um atendimento uniforme é a construção de estoques considerando limites desejáveis de abastecimento. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1. Objetivos e Políticas de Estoques Mesmo na utilização de conceitos mais avançados de abastecimento, a manutenção de estoques de segurança é uma prática que visa atender a picos de demanda devido às oscilações de mercado nem sempre controláveis. O grande problema enfrentado pelas empresas é o conceito de "satisfatório", uma vez que não é uma medida exata e o que é satisfatório para um pode não ser para outro. As empresas precisam estabelecer critérios coerentes para medir a satisfação dos clientes. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.1 Estratégias para administrar estoques O gerenciamento de estoque está relacionado com o planejamento e o controle de estoques de materiais ou de produtos que serão utilizados na produção ou na comercialização de bens ou serviços. Preocupar-se efetivamente com os estoques pode interferir nos resultados estratégicos de uma empresa. Definir o momento correto da compra, a quantidade ideal de compra, os melhores preços, os níveis de segurança, a qualidade do bem ou do serviço, são características importantes nesse processo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.1 Estratégias para administrar estoques O balanceamento da demanda real de consumo com a produção também é elemento fundamental para evitar estoques elevados. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.1 Estratégias para administrar estoques O capital investido em estoque e o impacto que exerce sobre as atividades operacionais das organizações são razões essenciais para que as empresas estabeleçam prioridades efetivas na sua administração. A cadeia de abastecimento não pode ser eficiente e eficazmente administrada, sem que os estoques recebam um enfoque prioritário. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.1 Estratégias para administrar estoques Muitas organizações estocam centenas ou milhares de itens, variando desde aquele cujo valor é extremamente baixo até aquele com altíssimo valor, dependendo do tipo de segmento de mercado em que atua. A estratégia de estoque sofrerá variações de empresa para empresa, dependendo do foco estratégico a ser adotado. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.1 Estratégias para administrar estoques Toda organização deve estabelecer e manter uma estratégia adequada para administrar o estoque. Uma estratégia bem aplicada e bem conduzida assegurará o desempenho apropriado dos diferentes processos e funções empresariais, minimizando custos. Controles não adequados levam a empresa a manter estoques elevados incorrendo em grandes investimentos. Porém, a manutenção de estoques insuficientes trará conseqüências ruins à cadeia de abastecimento, afetando recursos e serviços. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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Princípios Básicos para Controle de Estoque Para organizar um setor de controle de estoques, temos que conhecer primeiramente suas funções, que são: Determinar “o que” deve permanecer em estoque. Número de itens; Determinar “quando” se devem reabastecer os estoques. Periodicidade; Determinar “quanto” de estoque será necessário para um período predeterminado; Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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Princípios Básicos para Controle de Estoque Acionar o Departamento de Compras para executar aquisição de estoques; Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; Controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre a posição do estoque; Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estado de materiais estocados; Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados; Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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Definindo a Estratégia de Estoque As organizações devem definir e manter uma estratégia de estoques, que assegurará um balanceamento dos processos de produção e distribuição, além de minimizar os custos de estoque. O posicionamento estratégico dos produtos interfere na forma em que os estoques serão administrados. Organizações com foco na produção de bens de consumo de alta rotatividade devem manter estoques balanceados nos pontos de compra, caso contrário, correm o risco de perder vendas. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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Definindo a Estratégia de Estoque Companhias que produzem lâminas de barbear, desodorantes, biscoitos ou leite em caixa e que cujo abastecimento é inadequado estarão automaticamente entregando sua participação de mercado à concorrência. Dificilmente a lealdade do consumidor fará com que ele procure lugares alternativos para obter o produto desejado; será mais simples substituir o produto naquele momento. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

21 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Definindo a Estratégia de Estoque Outra característica importante da estratégia é o enfoque de classificação e priorização dos materiais e produtos. As negociações, o planejamento, o acompanhamento dos materiais devem ser diferenciados por classe. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

22 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Definindo a Estratégia de Estoque Muitos fatores interferem nos processos e afetam a maneira de administrar os estoques, como: Utilização do conceito de lote; Estoque de segurança; Níveis de serviço ao cliente; Estoque de antecipação para sazonalidade. Em decorrência de variações no mercado e comportamentos da concorrência, a estratégia de estoques deve ser continuamente revisada. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Medir o desempenho do estoque é extremamente salutar para a organização, uma vez que um dos aspectos fundamentais da administração moderna enfatiza a redução dos estoques. O aumento ou a redução dos níveis de estoques geram forte impacto nas finanças de qualquer empresa. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Giro de estoque O giro de estoque corresponde ao número de vezes em que o estoque é consumido totalmente durante um determinado período (normalmente um ano). Esse indicador é calculado com base na relação do volume de vendas do ano dividido pelo capital médio investido em estoque. Um produto que tenha vendas anuais de $ ,00 e investimento médio de $ ,00 em estoque, terá um giro de 10. Isso significa que o estoque foi reposto dez vezes no decorrer de um ano. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Giro de estoque A fórmula para o cálculo do giro de estoque é: onde: • vendas anuais correspondem ao valor ou quantidade vendida durante o período de um ano; • estoque médio corresponde à quantidade média ou valor médio mantido em estoque. Giro de estoque = Vendas Anuais ($) ou (unid) Estoque Médio ($) ou (unid) Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Giro de estoque As empresas têm comumente usado esse indicador para comparar seu desempenho ao de organizações similares. Um índice alto de giro de estoque pode sugerir um alto retorno de capital. Contudo, embora esse índice relacione o valor do estoque com o valor de vendas, ele não reflete os benefícios de se manter o estoque. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho As empresas adotam prerrogativas diferentes para o cálculo do giro de estoque. Embora mantenham o conceito global de cálculo de giro médio, outras derivações são utilizadas. Giros de estoque calculados por família de produtos, por produtos ou por classificação ABC são bastante comuns. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Cobertura de Estoque A cobertura de estoque está relacionada à taxa de uso do item e baseia-se no cálculo da quantidade de tempo de duração do estoque, caso este não sofra um ressuprimento. Essa cobertura é normalmente indicada em número de semanas ou meses, dependendo das características do produto. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Cobertura de Estoque Cobertura de estoque = Estoque Médio (unidades) Demanda (unidades) Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Nível de serviço ao cliente Organizações preocupadas com as necessidades dos clientes, e voltadas para elas, utilizam o conceito de serviço ao cliente para avaliar o desempenho do sistema de controle de estoques. Uma medida bastante comum é a taxa de atendimento ao pedido, que é a relação entre a quantidade de itens disponíveis e a quantidade de itens demandada pelo cliente. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Nível de serviço ao cliente Muitas empresas adicionam o conceito de tempo, ou seja, qual o nível de atendimento ao cliente em termos de quantidade, produto e disponibilidade para a data requerida. Essa característica é fundamental não só para satisfazer ao cliente, mas também para atender demandas diretamente dos consumidores. Eventualmente, a procura de um produto e a sua ausência em uma gôndola pode levar o consumidor a comprar um produto concorrente, o que significa uma venda perdida. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Nível de serviço ao cliente No segmento de bens de consumo, esse tipo de indicador é conhecido como OTIF (on time in full), que corresponde ao desempenho da organização em atender à demanda dentro de um tempo combinado e na quantidade combinada. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Nível de serviço ao cliente Essa medida permite determinar o quão eficiente a cadeia de abastecimento pode ser, uma vez que não é um indicador isolado. Para atender às expectativas dos clientes e manter um nível de OTIF elevado, vários processos e subprocessos internos devem ser trabalhados, desde as estimativas de vendas, passando pela qualificação dos fornecedores, eficiência da produção, distribuição e funções administrativas. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Nível de serviço ao cliente Muitas empresas enxergam esse indicador de forma isolada. No entanto, ele é o ponto de partida para melhorar todos os processos e procedimentos internos. Não raro, as organizações de mercado apresentam fatores entre 20 e 50% de eficácia em suas entregas. As melhores práticas, contudo, determinam que esse fator deve variar entre 90 e 100%. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.2 Indicadores de desempenho Acurácia de estoque A acurácia de estoque é determinada pela relação entre a quantidade física existente no armazém e aquela existente nos regis­tros de controle. Esses registros podem estar arma­zenados em sistemas avançados e que integram os processos (tipo Enterprise Resources Planning) ou em um simples controle de fichas. O estoque apresentará acurácia igual a 100% quando a quantidade física coincidir com a quantidade teórica. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

36 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.2 Indicadores de desempenho Acurácia de estoque Manter a acurácia dos estoques em um nível elevado - isento de erros - trará vantagens para a organização nos seguintes aspectos: nível de serviço adequado ao cliente, uma vez que o conteúdo teórico apresentado nos registros coincide com o existente fisicamente nos armazéns; Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

37 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.2 Indicadores de desempenho Acurácia de estoque determinar o ressuprimento, que será disparado a partir de um valor teórico ou registrado. Se esse valor apresentar diferenças em relação ao físico pode estar ocorrendo um desabastecimento ou uma elevação do nível de estoque; garantir a disponibilidade de material para a produção; é extremamente desagradável estabelecer todo um plano de produção baseado na disponibilidade de materiais e perceber que existem divergências entre o físico e o teórico; Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

38 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.2 Indicadores de desempenho Acurácia de estoque analisar níveis de existência e eliminar excessos; controlar obsolescência; analisar situação financeira com base nas informações corretas dos estoques. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

39 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.2 Indicadores de desempenho Acurácia de estoque A fórmula para a obtenção da acurácia é definida pela expressão abaixo: Acurácia = Quantidade Física Quantidade Teórica X 100 Onde: Quantidade física = informação obtida pela contagem de estoque. Quantidade teórica = informação existente nos controles de entrada e saída do material. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Funções do Estoque Uma pergunta tradicional e que desperta interesse é: por que existe estoque? A formação do estoque está relacionada ao desequilíbrio existente entre a demanda e o fornecimento. Quando o ritmo de fornecimento é maior que a demanda, o estoque aumenta. Quando o ritmo da demanda supera o fornecimento, o estoque diminui, podendo faltar material ou produto. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Funções do Estoque Se a taxa de fornecimento fosse igual à taxa de demanda não haveria a necessidade da formação de estoques. Só isso já confirma a obrigatoriedade da existência de estoque para alguns segmentos de mercado e categorias de produtos. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Funções do Estoque Imagine você indo com sua família a um restaurante e fazendo o pedido de um bom prato de peixe. É claro que o restaurante tem uma quantidade de peixe em seu estoque para atender a uma demanda que é julgada conveniente. Sem estoque, todo o processo deveria ser integrado e na velocidade do seu estômago. Seria possível? Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Funções do Estoque A clássica comparação do reservatório de água de nossa casa é um exemplo característico de formação de estoque. Se nunca ocorressem problemas de desabastecimento, não seria necessário ter um reservatório. Mas pode faltar água. Como é um líquido vital, é fundamental que exista uma reserva. As tendências da área logística têm direcionado as organizações a reduzir sensivelmente o nível de estoque por meio de alianças, melhorias no relacionamento e aplicação de conceitos de abastecimento contínuo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Funções do Estoque Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de Antecipação Estoque de Flutuação ou Segurança Estoque por Tamanho do Lote Estoque de Proteção (Hedge) Estoque em Trânsito Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de Antecipação O estoque de antecipação é aplicado para produtos com comportamento sazonal de demanda ou demanda futura. Fabricantes de sorvetes, ovos de Páscoa, calendários, brinquedos, roupas de inverno ou verão, enfrentam condições diferenciadas de demanda. Normalmente, as organizações não dimensionam os recursos para atender aos picos de demanda. Portanto, os estoques são feitos previamente e consumidos durante os períodos de pico. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de Antecipação Os produtos sazonais influenciam diretamente o fluxo de caixa da organização, pois nos períodos de vendas restritas ocorre uma descapitalização. Investimentos em fábricas adicionais ou equipamentos extras podem reduzir a necessidade do estoque antecipado. No entanto, uma análise entre investir em capacidade e formação antecipada de estoque é fundamental, uma vez que a estratégia a ser definida depende do tipo de produto e da demanda. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de Antecipação As organizações voltadas para serviços também enfrentam essa oscilação de demanda. Os restaurantes são mais exigidos em fins de semana e mais ainda em períodos de festas. A reparação do bug do milênio demandou uma grande quantidade de profissionais durante o ano de 1999. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de Antecipação As empresas de transporte de passageiros e hotéis enfrentam um volume de serviço enorme durante os períodos de férias. Os grandes centros urbanos vivem o rush diário dos transportes, atingindo picos nos períodos da manhã e da tarde. As empresas de bens de consumo podem formar estoques para atender aos picos. Já a área de serviços não tem essa flexibilidade. Nos restaurantes, durante o almoço, a espera passa a fazer parte do dia-a-dia do cidadão. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

49 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Sazonalidade O conceito de sazonalidade está ligado às ocorrências não constantes de um determinado período. A procura por sorvetes acontece em períodos de temperatura mais elevadas, o consumo de roupas de frio acontece no inverno, vendas de equipamentos de esqui ocorrem em temporadas de inverno, biquínis são vendidos no período de verão, suprimentos escolares são vendidos no início das aulas, quartos de hotel são totalmente preenchidos nos períodos de férias.. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Sazonalidade O consumo de cervejas e refrigerantes aumenta no verão, bolas de futebol vendem mais quando acontecem campeonatos importantes, fantasias são produzidas nos períodos de carnaval, bacalhau é mais procurado durante a semana santa e assim por diante. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Sazonalidade As empresas enfrentam problemas sérios com o desequilíbrio entre a demanda e o fornecimento. Uma empresa que produz sorvetes não vende linearmente o produto durante todo o ano, e, se atender à demanda extremamente sazonal sem antecipar a formação dos estoques, não terá capacidade para suprir o mercado. Assim, produz uma quantidade balanceada durante o ano. Esse balanço entre formar estoque e manter a capacidade suficiente para atender a picos depende da estratégia da empresa. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Sazonalidade O ideal é possuir equipamentos que façam produtos diferenciados, utilizando as mesmas linhas de produção, para que sejam consumidos em períodos diferentes do ano. As cervejarias estão procurando alternativas, produzindo cervejas tipo bock, mais orientadas para o frio. Fábricas de roupas de verão podem suprir seus vales durante o inverno, manufaturando também roupas para o frio. Hotéis procuram preencher suas reservas em períodos de baixa movimentação com infra-estrutura para seminários e congressos. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de flutuação ou estoque de segurança A função do estoque de segurança é proteger a empresa contra imprevistos na demanda e no suprimento. Atrasos na entrega de materiais e produtos ou aumentos inesperados no consumo podem gerar falta de produtos. Muitas vezes, essas faltas significam perdas reais de vendas, principalmente de produtos de alto consumo como sabonetes, sorvetes, margarinas, leite, biscoitos e outros similares. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de flutuação ou estoque de segurança Caso o produto não esteja disponível na gôndola, o consumidor levará, mesmo que em menor quantidade, um produto similar, "engordando" o bolso da concorrência. Embora esse tipo de situação possa ocorrer com automóveis, computadores, aparelhos de som, o consumidor certamente terá um nível de exigência diferente devido ao tipo do bem, o que pode levá-lo a esperar a disponibilidade do produto. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de flutuação ou estoque de segurança Os atrasos podem ocorrer por vários motivos, como entrega de materiais com qualidade fora de tolerância, materiais errados, condições climáticas, problemas de transporte, atrasos de negociação, quebras de equipamentos etc. O estoque de segurança permite a redução dos riscos de falta. A existência do estoque de antecipação não pressupõe a inexistência do estoque de segurança, principalmente nos períodos de pico. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de flutuação ou estoque de segurança As metas de nível de serviço devem estar vinculadas aos estoques de segurança. Quanto maior é o objetivo de atender bem o cliente ou consumidor, maior é o cuidado que se deve ter na definição do nível do estoque de segurança. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque por tamanho de lote ou ciclo O estoque de ciclo existe quando os pedidos exigem um lote mínimo de produção ou venda normalmente maior que a quantidade para satisfazer uma demanda imediata. Essas condições podem estar vinculadas ao tamanho mínimo do lote em função da produção, do fornecimento ou do transporte. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque por tamanho de lote ou ciclo Exemplo característico são os produtos fabricados aos milhares, como tijolos, telhas, pisos cerâmicos, azulejos e pães. Há uma necessidade de se produzir uma quantidade mínima desses produtos por causa dos custos e do tempo envolvidos. O custo de preparação corresponde a um fator bastante significativo nesse processo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque por tamanho de lote ou ciclo Outra característica corresponde ao transporte. Dependendo da distância e do produto a ser movimentado é fundamental que o lote satisfaça os custos de transporte, mesmo que se tenha que formar um estoque se a demanda não for imediata. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque por tamanho de lote ou ciclo Normalmente, quando o custo do produto em relação ao frete a ser pago é baixo compensa a formação de estoque. O transporte de tijolos, por exemplo, baseia­se em custo fixo de frete. Na maioria das vezes, o custo de transportar cinco mil tijolos é idêntico ao de transportar mil. Portanto, é conveniente avaliar a possibilidade de se comprar mais, prevendo vendas futuras. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de proteção (hedge) O objetivo é proteger-se contra eventualidades que envolvem especulações de mercado relacionadas às greves, aumento de preços, situação econômica e política instáveis, ambiente inflacionário e imprevisível. Esses eventos afetam as iniciativas estratégicas da organização, colocando em risco os seus resultados. Qualquer atitude para formar esse tipo de estoque deve ter o envolvimento da alta gerência. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque de proteção (hedge) O estoque hedge guarda uma certa semelhança com o estoque de segurança. No entanto, essa proteção contra possíveis instabilidades tem uma duração temporária, enquanto o estoque de segurança, cujo objetivo é atender às oscilações de consumo e fornecimento, é perene. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque em trânsito ou no canal de distribuição Esse tipo de estoque corresponde à movimentação física de materiais e produtos. Materiais movimentando-se de um fornecedor até a planta, de uma opera­ção para outra, de uma planta a um centro de distribuição, do centro de distribuição ao cliente são considerados como estoques no canal. Existem três estágios de estoque em trânsito: Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque em trânsito ou no canal de distribuição Suprimento: nesse estágio, todos os recebimentos programados, em trânsito e já pagos são considerados como estoques no canal, uma vez que ainda não estão disponíveis para serem usados. Processamento interno: dentro da fábrica, todos os estoques em processo, que de alguma forma exigem movimentação, correspondem ao estoque em trânsito. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque em trânsito ou no canal de distribuição Entrega de produto: corresponde aos produtos que estão sendo transporta­dos e que ainda não foram pagos pelos clientes. Nesse contexto, o estoque é chamado de estoque em consignação. Embora o produto esteja disponível para o cliente, ele ainda não foi pago. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque em trânsito ou no canal de distribuição As organizações estão procurando alternativas para reduzir o estoque em trânsito. A primeira delas está vinculada ao método de transporte. No entanto, um balanceamento entre o custo de transportar e o de manter estoque deve ser efetuado. A outra maneira de redução de estoques está na aproximação dos fornecedores da planta, prática esta muito utilizada na técnica do just-in-time. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.3 Tipos de Estoque e suas Funções Estoque em trânsito ou no canal de distribuição A quantidade média de estoque em trânsito é: Onde I corresponde à média anual de estoque em trânsito, t é o tempo de trânsito em dias e A é a demanda anual. O estoque em trânsito não depende do tamanho da remessa, mas do tempo de trânsito e da demanda anual. A única maneira de reduzir o estoque em trânsito, e seu custo, é reduzir o tempo de trânsito. I = tA 365 Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.4 Fatores que afetam o Estoque Sazonalidade e Variação da Demanda Entressafras Custos Altos Diversidade ou Variedade de Produtos Tamanhos de Lote Prazo de Validade Ciclo de Produção Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

69 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.4 Fatores que afetam o Estoque Sazonalidade e variação de demanda Os produtos sazonais têm um comportamento extremamente particular e apresentam um fluxo logístico complexo. Além disso, existem produtos cuja demanda não é sazonal, mas apresentam em sua composição ingredientes sazonais. O extrato de tomate, por exemplo, em que o tomate é colhido uma vez por ano, deve ser armazenado em quantidade suficiente para suprir a demanda do ano todo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.4 Fatores que afetam o Estoque Sazonalidade e variação de demanda Os períodos de entressafra devem ser compensados pelos estoques existentes. A maioria dos produtos cuja matéria-prima é um produto agrícola apresenta esse comportamento. Nesse caso, decisões complexas precisam ser tomadas, como formar estoque ou aumentar a capacidade produtiva. Independentemente da situação, os impactos nos custos são altos. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.4 Fatores que afetam o Estoque Diversidade ou variedade de produtos Quanto maior a diversidade de produtos maior é a fragmentação. O fator diversidade tem papel relevante na formação do estoque, principalmente em decorrência de tamanhos de lote. Para produzir, é preciso tempo de preparação, e, para isso, deve ser feito um balanceamento entre custo de preparação e formação de estoque. Quanto maior a diversidade de produtos, maior é o tempo necessário para a preparação. E, sem dúvida, esse fator é extremamente importante na decisão do nível de estoque a ser construído. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.4 Fatores que afetam o Estoque Tempo de vencimento ou período de vigência ou validade O prazo de validade do produto é fator preponderante e fundamental na tomada de decisão para a formação do estoque. Produtos com período de validade pequenos não podem ter estoques elevados, uma vez que se tornarão obsoletos em um curto espaço de tempo. Produtos frescos, como queijos, leite resfriado, aves resfriadas, margarinas devem levar em conta a demanda e o tempo de vencimento. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.4 Fatores que afetam o Estoque Tempo de produção Outro fator importante que influencia o estoque é o tempo de produção e as atividades a ele relacionadas, como movimentação, tempo de espera ou de fila, tempo de preparação e tempo diretamente ligado à fabricação. Quanto maior esse tempo por unidade, maior a tendência na formação de estoques. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.5 Categorias de Estoque As categorias de estoques estão vinculadas ao fluxo de material e à forma em que pode ser encontrado nas diferentes etapas do processo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.5 Categorias de Estoque Matéria Prima / Materiais Ingredientes Produto em Processo Estágio de Fabricação Inclui espera para Análise de Qualidade Produto Semi Acabado Customização Produto Acabado Todas as operações já realizadas Em Consignação MRO Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.5 Categorias de Estoque Matéria-prima São itens comprados ou extraídos que sofrem transformação durante o processo produtivo. Óleos vegetais são matérias-primas para a produção de margarinas, tomate é matéria-prima para o extrato de tomate, leite é matéria-prima para queijos, madeira é matéria-prima para móveis, aço é matéria-prima para automóveis e assim por diante. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.5 Categorias de Estoque Produtos em Processo Refere-se ao produto em seus diferentes estágios nos processos de fabricação. Um produto acabado esperando liberação de qualidade é considerado um produto em processo. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

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1.5 Categorias de Estoque Produtos Semi-Acabados Os produtos semi-acabados são aqueles que ficam armazenados, aguardando operações adicionais que os adaptem para diferentes usos. Produtos customizáveis - sofrem um grau de personalização e sofisticação exigidos pelo cliente - com freqüência são considerados semi-acabados. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

79 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.5 Categorias de Estoque Produtos Acabados São os produtos em que todas as operações de manufatura foram realizadas e completadas, incluindo os testes finais e a respectiva aprovação pelo controle de qualidade. Uma vez considerado disposto nessa categoria, estará disponível para ser transportado para o cliente como produto final de consumo ou peça de reparo em caso de itens de manutenção. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

80 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.5 Categorias de Estoque Estoque de Distribuição Corresponde ao item já inspecionado e testado, transferido ao centro de distribuição por necessidades logísticas. Esse estoque já está pronto para ser transportado a um cliente final na condição de produto acabado. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

81 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.5 Categorias de Estoque Estoque em Consignação São estoques normalmente de produto acabado ou de peças de reposição de manutenção que permanecem no cliente sob a sua guarda, mas continua sendo, por meio de acordos mútuos, de propriedade do fornecedor até que seja consumido. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

82 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.5 Categorias de Estoque Provisão de Materiais para Manutenção, Reparos e Operações Produtivas - MRO Nessa categoria entram os itens usados para apoiar as operações da organização. Usualmente vinculado aos itens de reposição para manutenção de veículos de frota ou equipamentos de manufatura, o termo na verdade possui uma amplitude maior. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques

83 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
1.5 Categorias de Estoque Provisão de Materiais para Manutenção, Reparos e Operações Produtivas – MRO Ferramentas e materiais auxiliares usados na organização também estão incorporados ao conceito. Tudo que de certa forma é consumido ou usado nas operações de processo e que não compõem o produto final está associado ao conceito MRO, incluindo os sistemas de manufatura. Aula: Objetivos e Políticas de Estoques


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