A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Científica REVISANDO... Pesquisa Científica competências PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APRESENTAÇÃOGRÁFICA DE CONHECIMENTOS PLANEJAMENTO EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Científica REVISANDO... Pesquisa Científica competências PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APRESENTAÇÃOGRÁFICA DE CONHECIMENTOS PLANEJAMENTO EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Científica REVISANDO... Pesquisa Científica competências PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APRESENTAÇÃOGRÁFICA DE CONHECIMENTOS PLANEJAMENTO EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO PROJETO TEXTO “PENSADO” TEXTO ESCRITO “PESSOAL” “PÚBLICO” coleta redação processos produtos

2 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EXECUÇÃO É o desenvolvimento dos procedimentos de coleta de dados já planejados Juntar os dados / informações / idéias necessários para o desenvolvimento dos raciocínios propostos em cada objetivo específico deve produzir um resultado intelectual e um resultado gráfico.

3 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EXECUÇÃO RESULTADO INTELECTUAL -É na coleta de dados realizada em função de um objetivo que acontece a produção de conhecimento  TEXTO PENSADO (idéias próprias / texto pensado) -As idéias, o texto pensado serão organizados como um TEXTO ESCRITO  resultado gráfico (anotações de detalhes, trecho de outros autores, idéias já elaboradas, descrições de processos, resultados quantitativos que complementam o TEXTO PENSADO.

4 APRESENTAÇÃO ESCRITA DOS CONHECIMENTOS EXECUÇÃO  REDAÇÃO DO TEXTO TÍTULO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 1 PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisar é o exercício intencional da pura atividade intelectual, visando melhorar as condições práticas de existência. A prática, que é critério para as proposições de finalidades e para a verificação de verdades, não é cega, mecânica ou ocasional. Ao contrário, guia-se pela soma de toda a experiência anterior do indivíduo e da humanidade, esta última absorvida na forma de herança cultural. A pesquisa científica não constitui uma atividade acidental de procedimento humano, mas uma forma de ação que lhe é natural, porque realiza uma exigência de sua essência, a de se aperfeiçoar, a de progredir no desenvolvimento de sua humanização.  conjunto de IDÉIAS IMPORTANTES que explicam e facilitam o entendimento de um assunto anunciado pelo título.

5 APRESENTAÇÃO ESCRITA DOS CONHECIMENTOS EXECUÇÃO  REDAÇÃO DO TEXTO 1 PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisar é o exercício intencional da pura atividade intelectual, visando melhorar as condições práticas de existência. A prática, que é critério para as proposições de finalidades e para a verificação de verdades, não é cega, mecânica ou ocasional. Ao contrário, guia- se pela soma de toda a experiência anterior do indivíduo e da humanidade, esta última absorvida na forma de herança cultural. A pesquisa científica não constitui uma atividade acidental de procedimento humano, mas uma forma de ação que lhe é natural, porque realiza uma exigência de sua essência, a de se aperfeiçoar, a de progredir no desenvolvimento de sua humanização. FRASES  IDÉIAS > PARÁGRAFO é um conjunto organizado de FRASES / IDÉIAS > uma IDÉIA CENTRAL + IDÉIAS SECUNDÁRIAS > é a menor unidade de texto com sentido completo.

6 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EXECUÇÃO  REDAÇÃO DO TEXTO - Redação é fazer MONTAGEM ESCRITA PESSOAL DO TEXTO PENSADO. - Produção do TEXTO ESCRITO PESSOAL requer: - objetivo (específico) + “texto pensado” + detalhes complementares FUNÇÕES PRINCIPAIS: - SELECIONAR Idéias importantes - ORDENAR as idéias escolhidas - REDIGIR cada idéia escolhida (central + secundárias = parágrafos)

7 competências PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APRESENTAÇÃOGRÁFICA DE CONHECIMENTOS PLANEJAMENTO EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO PROJETO TEXTO “PENSADO” TEXTO ESCRITO “PESSOAL” “PÚBLICO” coleta redação processos produtos Pesquisa Científica FINALIZANDO... Pesquisa Científica

8 Redação Os projetos são elaborados com a finalidade de serem lidos por professores pesquisadores incumbidos de analisar suas qualidades e limitações. Qualidades básicas: - Impessoalidade: deve ser redigido na terceira pessoa. Referências pessoais como meu projeto, minha tese, devem ser evitadas. - Objetividade: deve ser escrito em linguagem direta, evitando-se que a seqüência seja desviada com considerações irrelevantes. Gil p. 164

9 Redação - Clareza: as idéias devem ser apresentadas sem ambigüidade, para não originar interpretações diversas. Evitar palavras supérfluas. Precisão: Cada palavra deve traduzir com exatidão o que se quer transmitir, em especial no que se refere a registros e observações, medições e análises. Deve-se - Evitar o uso de adjetivos, tais como: pequeno, médio e grande, bem como expressões do tipo: quase todos, uma boa parte,.. - Evitar advérbios que não explicitem exatamente o tempo, o modo e o lugar, como: recentemente, antigamente, provavelmente, deve-se preferir os termos passíveis de quantificação. Gil p. 164

10 Redação - Coerência: As idéias devem ser apresentadas numa seqüência lógica e ordenadas, o texto deve ser elaborado de maneira harmoniosa. Conferir especial atenção à criação de parágrafos. Cada parágrafo deve referir-se a um único assunto e iniciar-se de preferência com uma frase que contenha a idéia núcleo do parágrafo – o tópico frasal. -Concisão: o texto deve expressar idéias com poucas palavras. Cada período deve envolver no máximo duas a três linhas. Períodos longos, dificultam a compreensão e tornam pesada a leitura. Gil p. 164

11 Redação - Simplicidade: Constitui-se uma das qualidades mais difíceis de serem alcançadas na redação de um relatório ou monografia. É comum as pessoas escreverem mais para impressionar do que para expressar. Dicas: - organizar bem o início da frase em torno de um sujeito ou de um conceito. use termos acessíveis ao invés de sofisticados. Gil p. 164

12 Redação Dicas - frases curtas e diretas. - evitar ambigüidade na exposição de idéias, para não dar dupla interpretação, usar expressões com sentido exato e evitar opiniões sem confirmação. - explicitar pressupostos teóricos do tema. buscar evidências (fatos) para demonstrar argumentação, manter seqüência lógica. Gil p. 164

13 Redação Expressões condenáveis: a nível de, ao nível, face a, frente a, onde (quando não exprime lugar), sob um ponto de vista, sob um prisma, como sendo, em função de. Opções:em nível, no nível, ante, diante de, em face de, em vista de, perante, em que, na qual, nas quais, no qual, nos quais, de um ponto de vista,por um prima, suprimir a expressão, em virtude de, por causa de, em conseqüência de. Andrade, p. 137

14 Redação Expressões não recomendáveis: a partir de, devido a, dito, enquanto, fazer com que, inclusive (a não ser quando significa “incluindo- se”), no sentido de, pois (no início da oração),principalmente. Opções: Com base em, tomando-se por base, valendo-se de, em razão de, em virtude, citado, mencionado, ao passo que, compelir,fazer que, levar a, até, ainda, mesmo, também, a fim de, para, com a finalidade de, já que, porque, uma vez que, visto que,especialmente, sobretudo, em especial, em particular. Andrade, p. 137

15 Redação Os trabalhos científicos, sendo documentos informativos, não podem contentar-se com aproximações; requer precisão, evitando-se expressões ambíguas, e a impropriedade de termos. Trata-se de exprimir fielmente as idéias, encontrando-se tradução verbal que melhor se ajuste, sem nada escamotear nem acrescentar. É conveniente, pois, evitar termos cujo significado não se domine inteiramente, adjetivos triviais, lugares-comuns. Andrade, p. 138

16 Redação Preparando-se para redigir: Ter um plano mesmo que impreciso ou incorreto - exprimir uma impressão do caráter que quer projetar. - uma pergunta que indique algum lapso do conhecimento, alguma falha na compreensão que quer preencher. - colocar no papel sua afirmação ou algumas subafirmações que as sustentem, mesmo que provisórias. -definir as partes especificadas em determinada ordem, como elas se sucederão e como as informações que você resumiu se encaixam nela. Booth, p.195

17 Redação Processo de redação Alguns autores seguem dois princípios: - Respeitam a complexidade da tarefa. Não esperam passar direto até chegar ao texto final. Sabem que, a medida que forem desenvolvendo se trabalho, poderão descobrir algo novo que os obrigará a pensar seu projeto. - Sabem que parte do que escreverem vai para o cesto de lixo, assim reservam tempo pra becos sem saída, retomadas, novas idéias, pesquisas posteriores e revisão. Booth, p.197

18 Redação Processo de redação Assim ao começar a escrever - Redigem o mais rápido possível dentro do razoável, deixando questões de ortografia, pontuação, gramática e outras para depois. - Levam em conta a reação das pessoas que confiam. -Redigem no decorrer de toda pesquisa. Booth, p.197


Carregar ppt "Pesquisa Científica REVISANDO... Pesquisa Científica competências PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APRESENTAÇÃOGRÁFICA DE CONHECIMENTOS PLANEJAMENTO EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google