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INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE. Área de conhecimento: Psicologia Autora: Manoela da Silva Crescêncio.

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1 INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE. Área de conhecimento: Psicologia Autora: Manoela da Silva Crescêncio Acadêmica do 7° semestre do curso de Psicologia do Campus de Tubarão. Projeto realizado através do PUIC. Introdução A questão da escolha profissional na adolescência tem sido atualmente uma problemática muito discutida. Para LUCCHIARI(1993, p. 117) “escolha profissional é o momento em que o sujeito reflete e articula seu projeto profissional, buscando assim determinar a trajetória de sua futura relação produtiva com o mundo.”. Os jovens hoje têm o poder de escolher o caminho profissional que irão trilhar e o poder de buscar seguir este caminho com as ferramentas que possuem, porém o fato de escolher uma profissão muitas vezes implica em renunciar outras. Inseridos em uma sociedade que possui valores culturais e morais somos influenciados a todo o momento. É com base nas influências recebidas que realizamos nossas escolhas. A escolha profissional não foge deste conceito, também é tomada normalmente com base em influências. Na adolescência somos expostos a um grande número de influências, como: familiar, escolar, amizades, mídia, entre outros. E essas influências são chocadas com a nossa subjetividade, nosso projeto pessoal de vida, nossas condições de realização (financeira, espacial e temporal) para então serem feitas as escolhas. Com base nesse conhecimento sobre a escolha profissional na adolescência buscou-se através deste projeto conhecer e comparar as influências sofridas na escolha profissional por adolescentes cursando o último ano do ensino médio de um colégio público e de outro particular. Objetivos O objetivo geral deste projeto foi comparar as influências dos diferentes contextos socioeconômicos na escolha profissional do adolescente. Os objetivos específicos eram levantar dados referentes aos fatores que influenciam o adolescente na escolha da carreira profissional, buscar conhecer as influências sofridas pelos adolescentes na escolha profissional, comparar as influências que alunos de escolas particulares e públicos sofrem na escolha da profissão e investigar como os adolescentes lidam com o fato de ter que escolher uma profissão. Metodologia O projeto teve como método a pesquisa quantitativa de descrição, exploratória. Foi realizado através de um estudo de campo e teve como objeto de estudo as influências dos diferentes contextos socioeconômicos na escolha profissional do adolescente. A população que participou da pesquisa foram adolescentes que estão cursando o 3° ano do Ensino Médio em escolas públicas e particulares. A amostra foi coletada de 10 adolescentes que estavam cursando o 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública e 10 adolescentes que estavam cursando o 3° ano do Ensino Médio de uma escola particular na cidade de Tubarão. O método da análise utilizado foi o método comparativo e de interpretação dos resultados, sendo que o processo de levantamento de registro foi realizado através de uma entrevista semi-estruturada registrada com o auxilio de um gravador de áudio. Conteúdo O conceito de trabalho é antigo, mas o fato de termos que decidir que rumo nossa vida profissional irá tomar é recente. Entendemos trabalho sendo o “esforço físico ou mental empregado pelo homem na extração ou transformação dos elementos da natureza(...)”(GERENCER, Pavel; GERENCER, Roberto. 1982,9. 10). Sabemos que “durante muitos séculos a ocupação de um individuo era determinada pelo clã, pela casta, pela camada social ou pela família a qual pertencia. Influenciados pela industrialização e intercâmbios comerciais atualmente temos a oportunidade de escolher uma profissão. A escolha profissional não é uma decisão tomada de forma isolada. É resultado de um processo contínuo composto de uma série de decisões feitas no decorrer da vida. “Escolher o que se quer ser no futuro implica reconhecer o que fomos, as influências sofridas na infância, os fatos mais marcantes em nossa vida até o momento e a definição de um estilo de vida(...)”. (LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. 2002, p.24). São tão diversas as influências neste momento fundamental para seu desenvolvimento que grande parte dos adolescentes se encontram confusos e pressionados em fazerem a escolha “certa” de uma profissão a seguir. Aqui encontra-se a necessidade da orientação profissional de um psicólogo. O jovem precisa organizar seu projeto de ser em vista das possibilidades em questão. “É na vigência da década de setenta que as autoridades educacionais passam a solicitar a participação mais efetiva do psicólogo no processo de educação escolar”( PATTO, Maria Helena Souza. 1987, p. 55). Na Psicologia Escolar muito se discute a Orientação Profissional, mas não se tem muitas pesquisas no enfoque de verificar as influências em relação aos contextos socioeconômicas. Resultados Como acadêmica de Psicologia esta pesquisa ampliou meus conhecimentos sobre o contexto de vida do adolescente nesta fase de escolha profissional, tendo a adolescência como fase de muitos marcos referentes ao desenvolvimento e amadurecimento do individuo. A partir desta compreensão das diferentes influências sofridas pelos adolescentes de escolas publicas e particulares pude observar a necessidade que há de orientação profissional e a importância do psicólogo escolar. Conclusões Após serem levantados os dados e comparados foi concluído que há diferenças entre as influências sofridas pelos adolescentes do colégio público e os adolescentes do colégio particular sobre as influências que sofrem na escolha profissional. Na escola pública a influência que mais apareceu foi a familiar, apresentando o forte impacto da família na escolha de uma profissão. Já na escola pública a influência que mais se destacou foi a de livros e materiais de divulgação, sendo que os alunos afirmaram que esses materiais foram entregues pelo colégio referente a cursos de graduação. Outra influência marcante nos alunos do colégio particular foi a identificação com as matérias do ensino médio associando assim com as áreas de conhecimentos dos cursos universitários. Apresentando assim uma maior influência e peso por parte da escola na escolha profissional destes adolescentes. Bibliografia NEIVA,Kathia Maria Costa. Entendendo a orientação profissional. Paulus: São Paulo, 1995. SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional do jovem ao adulto. Summus: São Paulo, 2002 ABOP, Revista da ABOP. V6N1(2005), V7N1(2006),V5N1(2004) e V6N2(2005). PELLETIER, Denis; NOISEUX, Gilles; BUJOLD, Charles. Desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal: enfoque operatório. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1982. PATTO, Maria Helena Souza. Psicologia e ideologia: Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiróz, 1987. LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional. 4. ed. São Paulo: Summus, 1993. GERENCER, Pavel; GERENCER, Roberto. Educação para o trabalho: orientação para a escolha profissional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1982. OUTEIRAL, José. Adolescer. 3 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2008. MATTOS, Egberto. Infância e adolescência: uma abordagem médico-social. Rio de Janeiro: Livr. Atheneu, 1980. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=317 http://www.crpsc.org.br/?open_pag&sid=17&cid=34 Apoio Financeiro: Unisul


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