A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campus Paranaíba – Curso Psicologia Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira Ana Maria de Sá Azevedo (discente 8º. Semestre Psicologia) Vanderlei de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campus Paranaíba – Curso Psicologia Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira Ana Maria de Sá Azevedo (discente 8º. Semestre Psicologia) Vanderlei de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Campus Paranaíba – Curso Psicologia Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira Ana Maria de Sá Azevedo (discente 8º. Semestre Psicologia) Vanderlei de Souza Monteiro (discente 8º. Semestre Psicologia) APOIO: Secretaria Municipal de Educação Secretária Municipal de Meio Ambiente

2 2009 – Conscientização da população para a criação da COOREPA - realização de pequenas palestras nas escolas para falar sobre reciclagem de material. 2010 – Criação da COOREPA - vimos que uma palestra só, não adiantaria para levantar a questão de meio ambiente e reciclagem, ficando muito vago. 2011 – realização de oficinas de 6 a 9 semanas, com várias atividades nas escolas municipais. Então, percebemos, que o resultado foi positivo, atingindo mais de 600 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental. Não conseguimos atingir toda a escola.

3

4 2012 - Aprofundar mais na legislação, conhecer a política nacional de educação ambiental e ver como que a escola poderia se organizar pra ela oferecer essas atividades de EA que atingisse todas as escolas. A participação da UFMS passa a ser uma troca de conhecimentos junto a comunidade escolar para criar uma cultura e uma política municipal efetiva de EA nas escolas. Educação Ambiental: reflexão em ação - através do que for discutido aqui possamos pensar em estruturar uma política de EA que seja comum a todas as escolas da cidade e que essas temáticas essas atividades possam fazer parte do cotidiano das escolas.

5 Escutar vocês e juntos pensarmos no que é viável para ser transformado em ação dentro das escolas. Curso vivencial e não apenas dispositivo, ou seja, mas do que a gente falar a gente quer escutar. Que vocês tragam aquilo que é feito dentro da escola pra que juntos possamos pensar em algo que seja comum a todas as escolas do município. Refletir e agir.

6 Por exemplo: minha motivação está no compromisso relacionado com a criatividade, tenho vontade de criar novas ações coletivamente, pensar novas ideias, que possa movimentar maior número possível de alunos e de toda a comunidade. E eu acredito que através desses encontros muita coisas boas vão surgir Ana Maria Porque estou aqui?

7 MÓDULO I Apresentação Educação Ambiental Crítica MÓDULO II Política Nacional de Educação MÓDULO III Práticas e ações que podem ser realizadas nas escolas. MÓDULO IV O lixo na escola COOREPA MÓDULO V Plano de Ação Encerramento EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÃO EM AÇÃO

8 HOMEM ESCOLA EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE

9 Partindo desse cenário, temos muito a construir e transformar em práticas sustentáveis. Que não seja uma ação limitada somente na prevenção mas também uma ação produtiva. O conteúdo maior desse curso ira surgir aqui, com a mistura dos conhecimentos já conquistados por nós e por outros. Educação Ambiental ??? De que forma relacionamos com o nosso meio? Será que somos exemplos para os outros e para nos mesmos? É preciso ampliar a ideia que temos de EA.

10

11 Depois de assistir o filme Ilha das Flôres, o que temos tem a falar e analisar para completar essa exposição que fizeram; Essa é uma visão integrada critica do meio ambiente Normalmente a visão de meio ambiente esta muito ligada as questões naturais biológicas e o ser humano esta como destruidor e destruído no próprio meio. Isso é Educação ambiental crítica

12 Reflexão: O que as escolas podem fazer? Quais são os principais problemas ? Qual é a realidade da escola? No próximo encontro vamos falar sobre a política ambiental com foco nas escolas.

13


Carregar ppt "Campus Paranaíba – Curso Psicologia Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira Ana Maria de Sá Azevedo (discente 8º. Semestre Psicologia) Vanderlei de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google