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MAPA DE HABILIDADES.

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Apresentação em tema: "MAPA DE HABILIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 MAPA DE HABILIDADES

2 Sobre a PATAFORMA Por meio da ferramenta, os professores têm acesso a dados das últimas edições do Saresp, inclusive de 2015, de cada unidade de ensino, com gráficos e tabelas e habilidades por série e disciplina.

3 Sobre a PATAFORMA Promover a reflexão e revisão das ações de formação continuada dos professores e gestores levando em consideração as principais dificuldades que nossos alunos estão enfrentando.

4 “A gente não se vê no SARESP!” Ou... Sim!

5 Mapa de Habilidades É possível visualizar os resultados gerais dos anos e séries que participaram do SARESP.

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14 LEGENDA PARA OS TEMAS *Observação: O Currículo Oficial de Matemática traz os BLOCOS TEMÁTICOS: TEMA 1: NÚMEROS TEMA 2: RELAÇÕES TEMA 3: GEOMETRIA

15 INTERVENÇÃO/ENCAMINHAMENTOS
O que fazer?

16 Nota Técnica

17 GRAU DE DOMÍNIO (Eixo horizontal)
Baixo Médio Alto ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM (Eixo vertical) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3

18 Interpretação do Grau de Domínio:
Se selecionarmos um aluno aleatoriamente no grupo, temos a probabilidade de este acertar um item aleatório referente à habilidade. Defendido amplamente nas literaturas de avaliação como um parâmetro adequado para “Bom” desempenho. 65% Baixo Médio Alto Grau de domínio Histórico: 2012 a 2015

19 Interpretação do Grau de Domínio:
Se selecionarmos um aluno aleatoriamente no grupo, qual a probabilidade de este acertar um item aleatório referente à habilidade. Calculado com base em estudos empíricos para cada habilidade. 65% Baixo Médio Alto Grau de domínio Histórico: 2012 a 2015

20 NOTA TÉCNICA: *O Grau de Domínio é um indicador único que exprime em que medida um aluno tem domínio de determinada habilidade.

21 TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
Relatório Pedagógico SARESP Matemática Teoria da Resposta ao Item (TRI)- p. 52 a 57 Teoria de Resposta ao Item que, como diz o seu nome, tem foco no item e não no teste ou prova como um todo. A TRI relaciona a probabilidade de um aluno, de determinada proficiência, responder corretamente uma questão.

22 Parâmetros da TRI Utiliza o Modelo Logístico de 3 parâmetros: Estima, entre outros, os seguintes índices/ parâmetros: • parâmetro “a”: consegue discriminar alunos com baixa proficiência de alunos com com alta proficiência; • parâmetro “b”: representa a dificuldade de cada item • parâmetro “ c”: probabilidade de acerto ao acaso

23 Assim, por exemplo, uma habilidade com aproveitamento 68,27%:
68,27% representa a porcentagem de alunos da turma que dominam essa habilidade.

24 Então: H43 teve 68,27% de aproveitamento, o que representa que um aluno da turma tem 68,27% de probabilidade de acertar um item referente à esta habilidade.

25 ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM
(Eixo vertical) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3

26 Itinerário de aprendizagem
Conjunto de habilidades que se estruturam a partir das habilidades construídas nas etapas anteriores, ampliando e/ou aprofundando conceitos das diferentes áreas do conhecimento. Etapa 3 Conjunto de habilidades que se estruturam a partir das habilidades construídas na etapa anterior, consolidando conceitos das diferentes áreas do conhecimento. Itinerário de aprendizagem Etapa 2 Conjunto de habilidades fundamentais que conferem as condições necessárias para construção dos conceitos nas diferentes áreas do conhecimento. Etapa 1

27 O que os dados do Gráfico nos fornecem?
H 11 H 23 H 43

28 Navegando no Mapa... 1) O que representa o eixo Grau de Domínio? 2) O que representa o eixo ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM?

29 Conhecendo a HABILIDADE – 9º ano
Exemplo H39

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31 HABILIDADE H39 9º ano

32 A habilidade... Nestes 48,42% de aproveitamento na H39 desta turma, qual a distribuição dos alunos? Nesta habilidade, que apresentou “baixo grau de domínio ou seja 48,42% de aproveitamento”, temos a distribuição de alunos: BAIXO (66,67%), MÉDIO (25%) e ALTO (8,33%).

33 Tendo como Ref. : REATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2014- MATEMÁTICA (p
*Tendo como Ref.: REATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP MATEMÁTICA (p. 42) que traz: Três grupos distintos de alunos por meio do desempenho na prova SARESP: Esses grupos são determinados a partir do número de acertos que os alunos obtiveram na prova. Grupo 1: grupo inferior ou de menor desempenho (BAIXO) Grupo 2: grupo intermediário. (MÉDIO) Grupo 3: grupo superior ou de maior desempenho (ALTO)

34 Distribuição dos alunos
Maior desempenho ALTO Intermediário MÉDIO Menor desempenho BAIXO

35 Exemplo: A turma A da EE Santa Luzia teve 40 alunos avaliados no SARESP, então:
Na Habilidade 39 onde teve 48,42% de aproveitamento, isto significa que: No exemplo dado, de 40 alunos da turma, 20 alunos tiveram “baixo aproveitamento” na habilidade 39 ou grau de domínio BAIXO.

36 Entrando na habilidade H39...
No exemplo do slide anterior, destes 20 alunos (ou 48,42%) com “baixo aproveitamento” na H39, temos: BAIXO=66,67% de 20 alunos= 13 alunos MÉDIO= 25% de 20 alunos= 5 alunos ALTO= 8,33% de alunos= 2 alunos

37 Assim, fazem parte deste grupo de domínio da H39: 13 alunos que tiveram baixo, 5 alunos com médio e 2 alunos com alto desempenho na prova! Ou seja, mesmo os alunos que tiveram ALTO e MÉDIO desempenho na PROVA, ainda apresentam dificuldades nesta habilidade pois tiveram apenas 48,42% de aproveitamento.

38 Navegando no Mapa de Habilidades....
Sugestão: Escolham três habilidades com graus de domínios distintos. Relacione a % de aproveitamento de cada habilidade com seu respectivo gráfico de setor. Compare-os e comente suas observações.

39 Referências Currículo Oficial de Matemática e suas Tecnologias; Plataforma Foco Aprendizagem: Relatório Pedagógico SARESP 2012-Matemática; Relatório Pedagógico SARESP Matemática; Videoconferência “Orientações para o processo do nivelamento 2016 para as escolas PEI” (


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