A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04

2 Professoras e professores, Nos encontros 04 e 05, discutiremos as avaliações externas. Quais os elementos que compõem os exames externos? Quais os componentes críticos da UEE? Esses são alguns dos pontos para nossa reflexão.

3 Diferentemente das provas aplicadas costumeiramente em sala-de- aula, a Aneb e Anresc (Prova Brasil) são construídas metodologicamente para avaliar sistemas de ensino e não alunos. São avaliações em larga escala cujo objetivo é avaliar a qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas. Avaliações são importantes para cálculo do Ideb É importante os municípios participarem das avaliações para terem seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado. Com isso, poderão participar dos programas baseados nas metas previstas no Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação (MEC).

4 Redução das desigualdades A partir dos dados coletados, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação irão definir ações voltadas à correção de distorções e debilidades identificadas. Além disso, irão direcionar recursos técnicos e financeiros para medidas prioritárias, visando ao desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e à redução das desigualdades existentes. Para os professores, os resultados permitem verificar, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, as habilidades que foram desenvolvidas e quais ainda precisam de um esforço adicional. Desta forma, os educadores contam com informações sobre as dificuldades apresentadas pelos estudantes, criando-se espaço de diálogo e reflexão em busca de melhores estratégias de ensino e aprendizagem, com vista à elevação da qualidade de ensino.

5

6 O QUE É COBRADO NAS MATRIZES DE LP, MAT E CIÊNCIAS? Quais os diálogos possíveis entre as áreas de Ciências Humanas, Natureza, Matemática e de Linguagens?

7 Descritores servem de base para a construção dos itens das provas. Os conteúdos associados às competências e habilidades desejáveis para cada série e ainda, para cada disciplina, foram subdivididos em partes menores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir – estas unidades são denominadas "descritores". Eles traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das testes das diferentes disciplinas.

8 Cada descritor dá origem a diferentes itens e, a partir das respostas dadas a eles, verifica-se o que os alunos sabem e conseguem fazer com os conhecimentos adquiridos. As matrizes da Aneb e Anresc (Prova Brasil) não englobam todo o currículo escolar e não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, pois um recorte é feito com base naquilo que pode ser aferido. No ano de 2013 foram aplicados, em caráter experimental, os testes de Ciências.

9 Matriz Descritores Leitura de Resultados / proficiência Conteúdos / habilidades críticas Replanejament o (plano de curso) Avaliação Avaliação externa

10 Nota Prova Brasil/SAEB – 2013 BAHIA Matemática Nível Língua Portuguesa Nível Total194,54 3 180,073 Pública184,98 3 170,813 Privada235,91 5 220,144 Estadual188,22 3 171,703 1º ao 5º ano

11 MATEMÁTICA – NÍVEL 2 O QUE ESTÁ CONSOLIDADO Números e operações; álgebra e funções Reconhecer a fração que corresponde à relação parte-todo entre uma figura e suas partes hachuradas. Associar um número racional que representa uma quantia monetária, escrito por extenso, à sua representação decimal. Determinar uma fração irredutível, equivalente a uma fração dada, a partir da simplificação por três. Tratamento de informações Interpretar dados apresentados em um gráfico de linha simples. Associar dados apresentados em gráfico de colunas a uma tabela.

12 LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL 2 O QUE ESTÁ CONSOLIDADO Localizar informações explícitas em fragmentos de romances e crônicas. Identificar tema e assunto em poemas e charges, relacionando elementos verbais e não verbais. Reconhecer o sentido estabelecido pelo uso de expressões, de pontuação, de conjunções em poemas, charges e fragmentos de romances. Reconhecer relações de causa e consequência e características de personagens em lendas e fábulas. Reconhecer recurso argumentativo em artigos de opinião. Inferir efeito de sentido de repetição de expressões em crônicas.

13 Nota Prova Brasil/SAEB – 2013 BAHIA Matemática nível Língua Portuguesa nível Total 236,282231,952 Pública 229,202225,682 Privada 280,203270,833 Estadual 229,552226,972 6º ao 9º ano

14 MATEMÁTICA – NÍVEL 2 O QUE ESTÁ CONSOLIDADO Espaço e forma Localizar um ponto ou objeto em uma malha quadriculada ou croqui, a partir de duas coordenadas ou duas ou mais referências. Reconhecer, dentre um conjunto de polígonos, aquele que possui o maior número de ângulos. Associar figuras geométricas elementares (quadrado, triângulo e círculo) a seus respectivos nomes. Grandezas e medidas Converter uma quantia, dada na ordem das unidades de real, em seu equivalente em moedas. Determinar o horário final de um evento a partir de seu horário de início e de um intervalo de tempo dado, todos no formato de horas inteiras. Números e operações; álgebra e funções Associar a fração ¼ a uma de suas representações gráficas. Determinar o resultado da subtração de números representados na forma decimal, tendo como contexto o sistema monetário. Tratamento de informações Reconhecer o maior valor em uma tabela de dupla entrada cujos dados possuem até duas ordens. Reconhecer informações em um gráfico de colunas duplas.

15 LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL 3 O QUE ESTÁ CONSOLIDADO Localizar informação explícita em contos e reportagens. Localizar informação explícita em propagandas com ou sem apoio de recursos gráficos. Reconhecer relação de causa e consequência em poemas, contos e tirinhas. Inferir o sentido de palavra, o sentido de expressão ou o assunto em cartas, contos, tirinhas e histórias em quadrinhos com o apoio de linguagem verbal e não verbal.

16 A partir do que já se tem consolidado, como podemos (re)planejar os conteúdos?


Carregar ppt "AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google