A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga

2 Temporalidade  Condição da vida humana.  Existência transcorre cronologicamente.  Medição objetiva: horas, dias, meses, anos.  Medição subjetiva: intensidade do momento vivido, emoção.

3  Valores Sócio-Culturais Influenciam uso do tempo Atribuem valor às atividades Moldam o orçamento-tempo Altera percepção sobre duração Provocam desejos e consequentes necessidades

4 Motivos de Diferenciações entre Pessoas/Públicos  Culturais (defesa de estereótipos);  Sociais (estratificação social);  Biológicos (condições físicas).

5 Cultural: Homem x Mulher Meninos  Aventureiros;  Competitivos;  Agressivos. Homem  Trabalho para o sustento Meninas  Altruístas;  Caseiras;  Dependentes. Mulher  Tarefas domésticas

6 Social: Rico x Pobre  Rico Mais oportunidades Mais tempo livre Mais autonomia Fechados em condomínios e clubes  Pobre Poucas oportunidades Menos tempo livre Menos autonomia Dependem de espaços públicos

7 Biológico: Lazer e Atitude  Criança - tempo dedicado ao crescimento (físico e psíquico)  Adolescente e jovem - tempo dedicado ao crescimento intelectual intercalado com obrigações e responsabilidade  Adulto - tempo dedicado ao trabalho repleto de obrigações e responsabilidades  Idoso - tempo dedicado ao descanso, ócio, lazer onde não são atribuídas muitas responsabilidade e deveres

8 Lazer da Criança - Impasses  Contraponto entre obrigação e lazer;  Infância com predomínio do lúdico;  Brincadeira da criança x para a criança;  Criança vista como consumidor;  Empresas de brinquedos valorizam o hoje;  Falta de espaço para brincar;  Pais trabalham fora;  Excesso de tarefas;  Comunicação de massa e informática.

9 Atividades para Crianças  Gerar prazer e felicidade;  Promover a socialização;  Introduzir conceitos de cidadania;  Desenvolver a criatividade;  Produzir cultura.

10 Teorias sobre a brincadeira  Fisiológicas: gasto da energia excedente;  Biológicas: exercício para o instinto de sobrevivência;  Psicológicas: imitação e realização de desejos.

11 Lazer dos Adolescentes  Busca da socialização e aceitação em grupos;  Apropriação de conhecimentos e atitudes dos adultos (família / instituições);  Transição na função social;  Comportamentos disparatados;  Defesa de interesses próprios conflitando com adultos;  Ávidos por experiências;  Maior tempo dedicado aos estudos.

12 Atividades para Adolescentes  Promover a socialização entre pares;  Destacar qualidades pessoais;  Desafiar para novas experiências;  Exaltar conceitos de cidadania;  Valorizar a responsabilidades e autonomia.

13 Lazer para o Adulto  Necessidade cotidiana;  Desenvolvido no espaço da CASA;  Tempo de férias anual;  Ansiedade e expectativas para as férias;  Dificuldade em conciliar férias de toda a família.

14 Atividades para o Adulto  Eliminar responsabilidades;  Valorizar a emoção e a fantasia;  Estimular a criatividade e a liberdade de expressão;  Gerar convivência desinteressada;  Promover união da família;  Desvalorizar a competitividades.

15 Lazer da Terceira Idade  Aposentadoria amplia o tempo de não-trabalho;  Perda do papel produtivo;  Redução do padrão de vida;  Preconceito contra o idoso;  Menor vigor físico e mental;  Grupos de melhor idade - segregação;  Família deve integrar o idoso;  Pouca freqüência a equipamentos de lazer.

16 Atividades para Terceira Idade  Exaltar habilidades;  Valorizar conhecimentos gerais;  Promover a integração social;  Apoiar iniciativas individuais;  Dar atenção às necessidades especiais;  Motivar para enfrentar desafios.

17 Ciclo de Vida na Família GADE (1998:169-171)  Jovem (20 a 35 anos)  Meia-idade (36 a 64 anos)  Idoso (  65 anos)  Solteiro I  Recém-casados  Ninho Cheio I  Monoparentais I  Solteiro II  Ninho Cheio II  Monoparentais II  Ninho Vazio I  Solteiros III  Ninho vazio II

18 Jovem (20 a 35 anos) Solteiro I:  Vive com a família - consumo orientado para bens pessoais;  Vive sozinho - consumo orientado para bens pessoais e itens para casa. Recém-casado:  casal jovem, sem filhos – consumo de bens duráveis, mas também de lazer, passeios e produtos pessoais.

19 Jovem (20 a 35 anos) Ninho Cheio I  Casal jovem, com filhos pequenos, o que implica consumo e uso de produtos e serviços infantis. Monoparentais I  Um dos pais, solteiro ou separado, criando filhos pequenos sozinho – consumo de serviços e produtos que facilitem esta tarefa, principalmente quando trabalha, porém conta com menos recursos financeiros.

20 Meia-idade (36 a 64 anos) Solteiro II  Solteiro de meia idade que não tem filhos – dispõe da sua renda para si, consome serviços de saúde, turismo, locação de fitas de vídeo, além de produtos pessoais. Ninho Cheio II  Casal de meia idade com filhos pré-adolescentes ou adolescentes – consumo típico das necessidades dos jovens e da família, consomem serviços médicos, dentários, gastam com ensino, esportes, eletrodomésticos, seu lazer inclui os jovens.

21 Meia-idade (36 a 64 anos) Monoparentais II  Um dos pais que carrega as responsabilidades da família sozinho - consumo das necessidades dos jovens, serviços médicos, dentários, ensino, esportes, eletrodomésticos, seu lazer inclui os jovens. Os filhos decidem por vários itens de consumo sozinhos. Ninho Vazio I  Casais sem filhos em casa – freqüentemente os dois trabalham e dispõem da sua renda para gastar com facilidades e ou conveniências.

22 Idoso (  65 anos) Ninho Vazio II  Casais, em geral aposentados, com saúde, energia e forma física reduzida, assim como a renda é, freqüentemente, menor - consumidores de lazer, turismo e serviços médicos, muito sensível à segurança. Solteiros III  Pessoa que vive sozinha, consumidora ou usuária de lazer, turismo e serviços médicos, muito sensível à segurança e à atividades grupais. Tem pequena renda.

23 Exercício: Atividade de Lazer  Você faz parte de uma equipe de recreação de um Cruzeiro Marítimo e lhe foi dada a incumbência de planejar as atividades de lazer que serão realizadas no dia seguinte. Para você montar a programação lhe informaram que as áreas que poderão ser usadas são: piscina (adulto e criança), cinema (com 100 cadeira fixas), quadra de futebol descoberta e salão de jogos (com 5 mesas redondas e 40 cadeiras). Os materiais que estão no almoxarifado da equipe de recreação são: 5 bolas de plástico, 2 apitos, 10 cartolinas, 10 folhas de papel colorido, bloco de papel A4 branco, 2 tesouras, lápis de cor, canetas coloridas, fita adesiva, cola, 7 perucas, 1 corda de 3 m, 5 bandeirinhas, 4 tacos, 10 m de fita colorida, brindes.  Vale destacar que para cada grupo etário (crianças, adolescentes, adultos e terceira idade) estão designados três monitores, e aparelho de som.  Considerando os espaços disponíveis e os materiais descritos, mais o que você estudou sobre objetivos das atividades de lazer por faixa etária, planeje uma atividade de lazer para cada um dos quatro grupos de passageiros, para os período da manhã, tarde e noite, e classifique-as.


Carregar ppt "Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google