A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias."— Transcrição da apresentação:

1 Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música?
Milena Cristina Izaias

2 Constituição Federal 1988;
Estatuto da criança e do adolescente lei /1990; Plano Nacional de educação lei / 2001;

3 Lei de diretrizes e bases 9.394/1996:
Municípios: as instituições de educação infantil tem por função educar e cuidar das crianças de 0 a 6 anos;

4 Organização: Vol. 1: Introdução: Aprendizagem, objetivos, conteúdos, orientações para o professor e avaliação; Vol. 2: Formação Pessoal e Social: contempla processos de identidade e autonomia; Vol. 3: Conhecimento do mundo: música, movimento, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática;

5 Objeto Visando esta situação o presente trabalho questiona a aplicação desta proposta na educação infantil, quais as possibilidades e limitações de uso, as concepções teóricas contribuem para sua prática diante de uma classe de alunos singulares entre si.

6 1ª Reflexão: Veiga (2004) afirma que o currículo não é um instrumento neutro, ele passa a ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos que a classe dominante utiliza para manutenção de privilégios.

7 Música erudita e indústria cultural:o dilema dos departamentos de músicas das universidades brasileiras Negar que vivemos uma variedade de eventos musicais, que se renovam sempre que um novo grupo social se faz ouvir, é aceitar uma hegemonia que se concentra cada vez mais atrás dos muros dos campi e dos conservatórios superiores(...)

8 Música erudita e indústria cultural (teoria e prática): o dilema dos departamentos de música das universidades brasileiras O abismo entre o capital cultural dos estudantes e os programas das escolas superiores de música não escondem um diálogo de surdos entre professores, estudantes e pesquisadores em geral. A universidade não tem a vocação do conservatório; pelo contrário, mais do que preservar uma determinada tradição(...)

9 2ª Reflexão: Torna-se fundamental na atual situação do ensino de música, um processo educativo gerido por um currículo rizomático, conforme afirma Deleuze e Guattari, (1977) constituíra em produções singulares abertos a resultados diversos.

10 Educação: o campo maior de aplicação da pesquisa em música
No oriente, "uma religião não é incompatível com outras" (...). “A mente chinesa é hospitaleira". A religião mais difundida do mundo, o budismo, permite que sejamos budistas sendo católicos, protestantes, islâmicos, xintoístas etc.

11 3ª Reflexão: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música?

12 Educação: o campo maior de aplicação da pesquisa em música
Pensar o caos da fronteira e a fragilidade do termo cultura leva-nos também a questionar o processo seletivo do cânone, como “legitimação de exclusões” (GINZBURG, 2012, p.21).

13 4ª Reflexão: As pesquisas atuais orientam ao ensino musical humanizador, não se prendendo apenas em conceitos musicais, mas situações que transcendem tais informações. Brito (2008) explica que a construção do significado e a reinvenção da música por cada sujeito, ocorrem-se pela interação interna-externa: eu- ambiente-construção de relações sonoras musicais, sempre integração corpo/mente-ação/reflexão.

14 O caráter social da música
Atitudes que ocorrem dentro da sala de concerto: Comportamento social; Roupas; Silêncio; As relações entre os músicos;

15 Referência bibliográfica:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998. BRITO, Teca Alencar de. Gesto/Ação/Pensamento: o fazer musical da infância. In: XV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, v.1, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro anual da Associação Brasileira de Educação Musical. João Pessoa, p BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: educação musical menor. Revista da ABEM, n. 21, p , mar Disponível em < mpleta.pdf > Acesso em: 25/03/2013. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka: Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imagino, 1977. VEIGA, Ilma Passos A.(org). Projeto político pedagógico de uma escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004.


Carregar ppt "Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google