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FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA

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Apresentação em tema: "FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA
PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

2 Equipe: CIDÁLIA ALVES CHARLES JOSE JORGELIDO ALVES CLEYTON LEONARDO
THALES ROCHA GINALDO ANTONIO TEDIMILSON GUIMARAES GILVANETE SIMPLÍCIO JECKSON MENEZES ALMIR ANGELO

3 PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
Década de 60, rumos da educação e real contribuição para sociedade. Procuva-se resgatar a cultura popular e não- dominante Progressista, termo utilizado por Snyders :Análise crítica das realidades sociais e finalidades sociopolíticos da educação. Na Tendência Progressista Libertadora, a escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio social. A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. A metodologia utilizada é feita através de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

4 PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
Conhecimento Prática Social Acúmulo de informações Elaboração Mental Sobre o mundo

5 PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
O professor tem como principal objetivo, trabalhar a constante transformação de saberes, na conexão entre ensino- aprendizagem. A educação contribui para tornar o educando capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural. Neste contexto, fica evidenciado a fundamental importância para o professor (a) a ampliação de estudos, para promover e executar ações no ambiente escolar.

6 Objetivo geral Problematizar a Didática como campo em constante transformação e de construção de saberes docentes e discentes, da organização da práxis pedagógica, incluindo o planejamento escolar e a construção de projetos, mediante transformação e emancipação.

7 Objetivos Específicos
Conceituar, diferenciando capacidades, competências e habilidades a serem desenvolvidas no professor em formação e em seus futuros alunos; Conhecer as principais etapas do processo de planejamento da Didática. Levantar referências bibliográficas. Contribuir para a formação de profissionais reflexivos, comprometidos com o processo de aprimoramento da educação nacional.

8 Metodologia Entender a Didática como processo dinâmico de construção do conhecimento, nesta pesquisa bibliográfica serão utilizados os seguintes procedimentos: estudos, pesquisas, artigos originais, artigos de revisão, questionamentos, leituras, debates em sala, produções escritas e entre outros. De acordo com Lakatos e Marconi, a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque.

9 Fundamentação Teórica
Comenius, hoje considerado pai da pedagogia moderna, deu inicio ao processo de sistematização da Didática em 1638, escrevendo a Didática Magna, tendo a intenção de buscar alternativas para um melhor educação para o ser humano, além de universalizar o ensino de tudo a todos.

10 Fundamentação Teórica
O papel da didática é buscar praticas pedagógicas que levem a um ensino eficiente, com sentido para quem educa e assim, contribuir para a mudança social. Este processo é fortalecido por Libâneo (1999), em que a educação deve preparar os alunos para os possíveis enfrentamentos na vida, pois “o ensino não é um simples repasse de ideias do professor para a cabeça do aluno”; os alunos não devem somente compreender o que o professor transmite, mas também com qual finalidade foi reproduzida a matéria.

11 Pedagogia Progressista Libertadora
A pedagogia progressista favorece ao aluno o questionamento de conceitos transmitidos pela escola. Essa problematização dos temas sociais é fundamental para uma profunda e real transformação da educação brasileira (BEHRENS, 2007).

12 Conteúdos de ensino Para Libâneo (1996), os conteúdos de ensino não são estáticos, cristalizados, mas significativos, por que são articuladas as condições sociocultural e individual dos alunos. Inclui elementos da vivência práticas de cada um deles. Segundo Tavares (1990), o professor é responsável pela fiscalização, pela orientação e pela realização dos conteúdos, assim ensinado por ele. O professor deve ter a preocupação de analisar todos os conteúdos para que esses conhecimentos atuem diretamente na vida sociocultural dos alunos.

13 Passos da Aprendizagem
Codificação-decodificação e problematização da situação confere aos educandos a compreensão de sua vivência, até existir maior criticidade de sua realidade e sua visão de mundo social, entende-se dessa forma a avaliação da pratica de ensino vivenciada entre professor – aluno no processo grupal, ou até mesmo através de auto avaliação, em termos do compromisso na prática social (FREIRE, 1997). O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado. Tornando-se ambos os sujeitos do processo da construção do conhecimento

14 O Papel da Escola Os alunos e professores dialogam em  condições de igualdade, desafiados por situações-problemas que devem compreender e solucionar; libertação de opressões, identidade cultural de aluno; estética do cotidiano; educação artística abrange aspectos contextualistas. O professor deve procurar ser amigo, compreensivo e tolerante, mas não displicente para com suas obrigações (NÉRICE, 1977). O espírito aventureiro instiga às descobertas. A educação se dá a partir da codificação da situação problema. Também do conhecimento da realidade, do processo de reflexão e da crítica (TIBA, 1998).

15 Método de Ensino A Metodologia Progressista percebe o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. É possível realizar atividades de ensino, de forma que o centro do processo não é o professor, mas o aluno que se torna sujeito de seu aprendizado. Os métodos de ensino utilizados pelo (a) professor (a) devem contextualizar as problemáticas sociais concretas, de modo a desmontar pré-noções e preconceitos que sempre dificultam o desenvolvimento da autonomia intelectual e de ações políticas direcionadas para uma transformação social. Sendo assim, os temas e as problemáticas do cotidiano do aluno, devem constituir os conteúdos do conhecimento escolar (BARRETO, 1998).

16 Relacionamento Professor- Aluno
Embora professor e aluno sejam desiguais e diferentes, nada impede que o professor se ponha a serviço do aluno, sem impor suas concepções e ideias, mas levando o seu aluno a refletir. Nesta tendência o professor é um orientador e um catalizador, ele se mistura ao grupo para uma reflexão comum. Sua função também é de coordenador de debate, pois o mesmo adapta-se às características e necessidade do grupo. O professor não transmitem apenas informações ou faz perguntas, ele também deve ouvir os alunos (LIBÂNEO, 1992).

17 Pressupostos de Aprendizagem
A Pedagogia de Paulo Freire acredita na construção do conhecimento tomando como base os conhecimentos adquiridos pelo o individuo durante sua vida e em torno do seu cotidiano onde a apreensão da realidade é colocada pela práxis pedagógica do educador que passa a ser motivador de debates, discussões, entrevistas e seminários.

18 Manifestações na Prática Escolar
Para Freire (2000) o professor deve se posicionar ao lado de seus aprendizes para que juntos possam organizar as atividades desenvolvidas nas classes, todas baseadas no debate de temáticas sócio-políticas, inerentes ao contexto vivenciado por eles. Assim, seu método não age apenas no circuito educativo, mas também na economia, na política e nas demais esferas da vida em sociedade.

19 Considerações Finais A prática educativa é um constante exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, não obstante transmitindo saberes, mas debatendo significados, construindo e redescobrindo os mesmos, pois temos a necessidade de aprender e também de ensinar, intervir e conhecer. Construir uma nova sociedade pode ser também construir novas relações e consciências.

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21 Referências CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. 13. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999. CANDEIAS, C. N. B. Significado do Trabalho e as Novas tecnologias: uma visão a partir do trabalho docente Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. DAMKE, Ilda Righi. O processo do conhecimento na pedagogia da libertação: as idéias de Freire, Fiori e Dussel. Petrópolis: Vozes, 1995. DELORS,Jacques (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012. LIBÂNEO, José C. . Didática. São Paulo: Cortez, 1999. LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, cap 1. TIBA, Içami. Ensinar aprendendo. São Paulo: Editora Gente,1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 16. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. NÉRICE, I. G. Didática, uma introdução. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 1977. REIS, José Carlos. Tempo, História e Evasão. Campinas: Papirus Editora, 1994.


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