A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História Brasileira Prof. Alan

2 Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?

3 Tentativa de datação: Chegada do homem ao continente americano 1500 Até Obs: O Homem não surgiu no continente americano !

4 Hipóteses 1°) As teorias iniciais afirmavam que os primeiros homens chegaram à América oriundos da Ásia pelo Estreito de Bering (Alasca) por volta de 12.000 a.C

5 Estreito de Bering: 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m. Durante as últimas glaciações, com a recessão (recuo) da água dos oceanos, a área do estreito transformou-se numa ponte natural entre a Ásia e a América do Norte, denominada atualmente Ponte Terrestre de Bering, por onde poderiam ter chegado à América os povos que primeiro a colonizaram

6 Características Primeira Hipótese Pressuposto: Homem primitivo não conhecia a navegação. Acontecimento Físico-Geográfico: Glaciação do Planeta Descobertas Arqueológicas: Sítios Arqueológicos da América do Norte são mais antigos que os da América do Sul (Sentido do Povoamento: Norte Sul)

7

8 Novas Hipóteses a partir da década de 1970 Novas descobertas arqueológicas Descoberta de sítios arqueológicos na Austrália de 40.000 anos Sítio Arqueológico no Brasil: Piauí (Pedra Furada) – supostamente 50.000 anos

9 O roteiro consensual da história do povoamento das Américas diz que os primeiros paleoíndios vindos da Ásia cruzaram o estreito de Bering no fim da Idade do Gelo, há mais de 13 mil anos. Nos milênios seguintes, as tribos paleoíndias se espalharam pela América no Norte e, em seguida, pela América do Sul. O estudo de pontas de projéteis em pedra lascada está intimamente ligado à origem das pesquisas sobre o povoamento das Américas. Tudo começou em 1929, quando pontas de pedra de 13.500 anos foram achadas perto da cidade de Clovis, no Novo México, Estados Unidos. Por mais de meio século, aquelas pontas longilíneas foram brandidas pela arqueologia norte-americana como provas de que a chamada cultura Clovis seria a mais antiga do hemisfério – apesar de indícios crescentes vindos da América do Sul de que aquele não seria o caso. 13/01/2016 – Revista Exame Pontas de pedra trazem questão sobre pré-história brasileira

10

11 Novas Teorias: Novas datações: 100 a 70 mil anos. Conhecimento da Navegação. O Povoamento da América do Sul poderia ter sido simultâneo ao da América do Norte.

12

13 Como vivia o homem “pré- histórico” no Brasil antes do descobrimento? Seria igual aos índios atuais? Seriam sociedades menos complexas ?

14

15 “ A Amazônia estava repleta de sociedades indígenas no ano 1000, algumas hierarquizadas, lideradas por chefes supremos, capazes de comandar um exército de guerreiros. Com uma população estimada em mais de 5 milhões de pessoas, a maior floresta tropical do planeta nesta época já era berço de profundo florescimento cultural. Antes mesmo de a Renascença surgir na Itália, cerâmicas com padrões gráficos sofisticados já eram produzidos em Marajó e nas regiões de Manaus e Santarém - esta, talvez, seja a cidade brasileira mais antiga com origens pré-coloniais.”

16 Essas sociedades eram muito mais complexas e diferentes das atuais comunidades indígenas (ex: cultura marajoara e tapajó do Pará). Alto desenvolvimento artístico e organizacional. Estrutura Básica: Cacicados (Organização Político-Militar)

17 Reflexão

18


Carregar ppt "Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google