A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados."— Transcrição da apresentação:

1

2 OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados a uma boa redação.

3 PRODUÇÃO E LINGUÍSTICA TEXTUAL E REDAÇÃO Falando em leitura, podemos ter em mente alguém lendo jornal, revista, folheto, mas o mais comum é pensarmos em leitura de livros.Sem dúvida, o ato de ler é usualmente relacionado à escrita, e o leitor é visto como decodificador da letra. Bastará,porém, decifrar palavras para acontecer a leitura? Como explicaríamos as expressões de uso corrente “fazer leitura” de um gesto, de uma situação; ler o “olhar de alguém”; “ler o tempo”; “ler o espaço”, indicando que o ato da leitura vai além da escrita?

4 Linha de Raciocínio: anote todas as idéias que lhe vem juntamente com palavras e frases de efeitos, e depois selecione os conjuntos mais interessantes para desenvolver; Lógica: o texto deve ter começo,meio e fim; Fundamentação:Todo argumento que você apresentar deve ser fundamentado em histórias, fatos ou opiniões do seu repertório,baseando na sua história pessoal. 1. SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DE FAZER UMA REDAÇÃO:

5 2.OBSERVAÇÃO: Nem sempre a descrição, a narração e a dissertação aparecem em “estado puro”.É perfeitamente possível, aliás é o normal, que dentro de uma surjam aspectos das outras, a seu entrosamento é normal, malgrado se conservem sempre a essência e as particularidades de cada uma, pois, se assim não o fosse, não saberíamos identificá-las.

6 -Esnobar: Complicar.Escrever difícil; -O Palavrão: Nunca; -Criticar a Universidade, as autoridades, as instituições; -Ser Negativista; -Evite Definições; -O Ponto Final; -O Pingo no i;

7 -A cedilha no ç; -A inicial maiúscula de período; -As maiúsculas nos títulos; -As iniciais de nomes próprios, maiúsculas; -Erro gráfico até no título é terrível!; -Estrangeirismo; -Eco: é rima na prosa;

8 -A gíria; -Não abrevie palavras; -Evite repetir palavras; -Não escreva demais; -Não “encha lingüiça”; -Não aumente o tamanho da letra para dar impressão que escreveu bastante;

9 -Cortar o t; -Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi curto; -Não cometa CACAFONIA; -Pensamento novo, período novo; -Oração subordinada sem principal.

10 REDAÇÃO INTRODUÇÃODESENVOLVIMENTOCONCLUSÃO

11 O mais difícil, mesmo,é a arte de desler. (Mário Quitana)

12 "Imponha-me uma tarefa na qual eu possa colocar algo do meu mais íntimo ser, e isso não será mais uma obrigação; isso é alegria, isso é arte." --Bliss CarmanBliss Carman


Carregar ppt "OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google