A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos."— Transcrição da apresentação:

1 INFLAÇÃO

2 DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos preços, do qual resulta uma contínua perda do poder aquisitivo.

3 Visão interna e externa Externamente: se traduz como uma desvalorização da moeda local frente a outras. Internamente: se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.

4 CÁLCULO Normalmente a inflação é medida pelo IPC (Índice de preços ao consumidor) e IPA (Índice de preços no atacado). O IPC mede a inflação no Produto final para a população e o IPA mede a inflação dentro da produção matéria-prima.

5 Processos Inflacionários Inflação Prematura: gerado pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido. Inflação Reprimida: processo inflacionário gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo

6 Processos Inflacionários Inflação de custos: gerado pelo aumento dos custos de produção, ocorrendo quando a oferta da moeda não aumenta, mas a produção se reduz. Inflação por demanda: aumento do consumo, os preços sobem por que há aumento geral da demanda que não é acompanhado por um aumento geral das ofertas.

7 Economia x Inflação Desde que a inflação é geralmente resultado de políticas governamentais para aumentar a disponibilidade de moeda, a contribuição do governo para o ambiente inflacionário é vista como uma taxa sobre a moeda em circulação.

8 Economia x Inflação Com aumento da inflação, aumenta esse peso sobre o dinheiro em circulação, isso por sua vez promove um aumento da velocidade de circulação do dinheiro, o que por sua vez reforça o processo inflacionário, em um ciclo vicioso que pode levar à hiperinflação.

9 Economia x Inflação A inflação está relacionada com a questão distributiva entre os grupos sociais de uma economia.

10 Hiperinflação x Deflação Quando um país permanece muito tempo com uma inflação alta, pode ocorrer uma hiperinflação como já aconteceu no Brasil em 1958-1964,1978-1994. Durante o plano cruzado até o inicio do plano Real em 1994, a o país viveu uma hiperinflação que causou desastrosas conseqüências.

11 Hiperinflação x Deflação A deflação acontece quando a média dos Preços fica menos do que no estágio anterior.A deflação também é perigosa para a economia do país porque com baixa nos preços, as empresas diminuem sua lucratividade, que tende a diminuir a produção, que conseqüentemente precisa diminuir funcionários.

12 Controle da Inflação O objetivo de controlar a inflação não significa manter a inflação igual a zero. Na realidade, o que se busca é evitar períodos de aceleração permanente no crescimento dos preços e manter a Inflação em patamares reduzidos, que podem atingir taxas como 6% a 7% a.a.

13 Copom O objetivo do copom é de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. Formalmente, os objetivos do Copom são implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação.

14 Evolução recente na Economia A inflação mensal medida pelo Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA) mostrou um ligeiro declínio em janeiro e atingiu 0,44%, contra 0,48% no mês anterior e 0,59% em janeiro 2006”.

15 Evolução recente na Economia A desaceleração da inflação em janeiro foi determinada pelo comportamento dos preços dos bens monitorados e administrados por contrato, que variaram 0,27% (0,83% em dezembro).

16 Evolução recente na Economia Por sua vez, a aceleração da inflação dos preços livres esteve associada ao comportamento dos preços dos bens não comercializáveis, que se elevaram 0,80% (0,24% em dezembro), haja visto que os bens comercializáveis variaram apenas 0,22% (0,40% em dezembro).

17 Evolução recente na Economia Cabe destacar, ainda, dentro do conjunto dos preços livres, a forte alta no preço do álcool combustível (7,23%) e nos preços dos alimentos in natura (5,83%).No acumulado em doze meses, a inflação mostrou desaceleração em janeiro, para 2,99%, frente a 3,14% em dezembro.

18 Prospectivas da Inflação As projeções de reajustes nos preços da gasolina e do gás de bujão foram mantidas em 0% para o acumulado de 2007.

19 Prospectivas da Inflação Reajuste de telefonia fixa permaneceu em 3,9% para o acumulado de 2007, ao passo que, no caso do preço da eletricidade, foi alterada de 4,6% para 3,3%, para 2007.

20 Prospectivas da Inflação Em relação à política fiscal, as projeções levam em conta o cumprimento da meta de superávit primário de 4,25% do PIB em 2007

21 Considerações Finais A inflação é basicamente o produto de uma demanda não atendida, onde se encontra o grande problema brasileiro que é acrescido de uma grande desigualdade social, inibe a oferta de itens básicos, ocorrendo um aumento geral nos preços.

22 Considerações Finais De nada adiantam planos, pacotes, reformas, empréstimos salvadores, FMI, se a estrutura da sociedade não for mudada. Tendo em conta a nossa realidade, inflação não se extingue, se reprime, ela só será domada com um corte profundo em nossa realidade.

23 Considerações Finais Para poder mudar o País, a economia real tem que crescer, empregos devem ser criados e as necessidades básicas da população devidamente atendidas, não se contêm a inflação com medidas monetárias, deve haver mudanças mais profundas na sociedade.

24 Considerações Finais Precisamos nos perguntar se queremos encarar essa realidade ou se podemos construir uma sociedade diferente da que estamos acostumados a viver.


Carregar ppt "INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google