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Platão (428 a.C – 347 a.C). Momento histórico Apogeu de Atenas (dominação dos mares, política democrática, imposição monetária) Apogeu de Atenas (dominação.

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Apresentação em tema: "Platão (428 a.C – 347 a.C). Momento histórico Apogeu de Atenas (dominação dos mares, política democrática, imposição monetária) Apogeu de Atenas (dominação."— Transcrição da apresentação:

1 Platão (428 a.C – 347 a.C)

2 Momento histórico Apogeu de Atenas (dominação dos mares, política democrática, imposição monetária) Apogeu de Atenas (dominação dos mares, política democrática, imposição monetária) Apogeu cultural: Teatro: Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Aristófanes Apogeu cultural: Teatro: Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Aristófanes Partenon (Fídias): símbolo da vitória da razão, da civilização sobre a barbárie Partenon (Fídias): símbolo da vitória da razão, da civilização sobre a barbárie

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4 Derrota de Atenas na guerra contra Esparta e conseqüente declínio da democracia Derrota de Atenas na guerra contra Esparta e conseqüente declínio da democracia Momento de confusão e ansiedade → povo ateniense procura sinais de que sua cultura não acabou Momento de confusão e ansiedade → povo ateniense procura sinais de que sua cultura não acabou Platão → olhar para um futuro de desenvolvimento intelectual e cultural Platão → olhar para um futuro de desenvolvimento intelectual e cultural Criação da Academia Criação da Academia

5 Encontro com Sócrates Encontro com Sócrates Morte de Sócrates após a volta da Morte de Sócrates após a volta da democracia → abjeção à democracia por parte de Platão

6 O que há no mundo? Platão funde e supera três grandes escolas filosóficas da Antigüidade Platão funde e supera três grandes escolas filosóficas da Antigüidade MATERIALISTAS MATERIALISTAS MONISTAS MONISTAS MATEMÁTICOS MATEMÁTICOS “Amigos das Idéias” (Platão desenvolveu a doutrina das Idéias)

7 MATERIALISTAS De Tales a Leucipo e Demócrito: explicação das coisas através de um princípio material De Tales a Leucipo e Demócrito: explicação das coisas através de um princípio material Atomismo: número infinito de átomos Atomismo: número infinito de átomos Epicuro: mundos infinitos a partir de um número finito de átomos com variação de peso e tamanho (peso determinava a queda e o movimento dos corpos) Epicuro: mundos infinitos a partir de um número finito de átomos com variação de peso e tamanho (peso determinava a queda e o movimento dos corpos)

8 Esta explicação do mundo não é satisfatória para Platão Esta explicação do mundo não é satisfatória para Platão Atomismo não tem Teleologia (explicação sobre a finalidade das coisas) Atomismo não tem Teleologia (explicação sobre a finalidade das coisas) Explicação “científica” não pode prescindir da noção de Bem e de Fim (tudo o que é tende ao Bem) Explicação “científica” não pode prescindir da noção de Bem e de Fim (tudo o que é tende ao Bem)

9 HERACLITIANOS HERACLITIANOS Platão seguiu os ensinamentos de Crátilo, o qual foi discípulo de HERÁCLITO Platão seguiu os ensinamentos de Crátilo, o qual foi discípulo de HERÁCLITO Crátilo radicalizou as teses de Heráclito Crátilo radicalizou as teses de Heráclito Não entramos duas vezes no mesmo rio Não entramos nem uma única vez no mesmo rio, pois outras são as águas que o constituem...

10 PARMÊNIDES: unidade do Ser PARMÊNIDES: unidade do Ser O que é não pode ser gerado O que é não pode ser gerado → caso contrário o que é poderia não ter sido, quando na verdade é → caso contrário o que é poderia não ter sido, quando na verdade é O que é não pode ser múltiplo O que é não pode ser múltiplo → senão haveria algo outro do que ele → este outro seria nada, já que o outro do que é é o que não é → Ora, o que é não pode ser e não ser → Ora, o que é não pode ser e não ser IDENTIDADE entre SER e PENSAR IDENTIDADE entre SER e PENSAR MONISTAS

11 Mas para Platão o mundo é múltiplo e dotado de movimento Mas para Platão o mundo é múltiplo e dotado de movimento Se alguém jogasse Parmênides em baixo de um carro, ele certamente repensaria se o ser é uno, eterno, imutável Se alguém jogasse Parmênides em baixo de um carro, ele certamente repensaria se o ser é uno, eterno, imutável Rigor lógico de Parmênides atrai o pensamento de Platão Rigor lógico de Parmênides atrai o pensamento de Platão

12 ??? Fica então a questão: como satisfazer as exigências da razão e o rigor da lógica, sem desprezar as evidências empíricas, a matéria em transformação, como Heráclito apontou? Fica então a questão: como satisfazer as exigências da razão e o rigor da lógica, sem desprezar as evidências empíricas, a matéria em transformação, como Heráclito apontou?

13 DOUTRINA DAS IDÉIAS Inicia-se um esboço da DOUTRINA DAS IDÉIAS: Inicia-se um esboço da DOUTRINA DAS IDÉIAS: Mundo Sensível (mudança...) Conhecimento como objeto da razão, não da sensação

14 MATEMÁTICOS Academia: centro de estudos matemáticos, cujos princípios serão retomados por Euclides Academia: centro de estudos matemáticos, cujos princípios serão retomados por Euclides Platão estuda as teorias pitágoricas Platão estuda as teorias pitágoricas Mas o que a matemática pode trazer para Platão? Mas o que a matemática pode trazer para Platão?

15 Procura de um modelo matemático do mundo Procura de um modelo matemático do mundo Leitura da natureza por meio de caracteres matemáticos, para encontrar, por trás do fluxo dos objetos sensíveis ou materiais, uma estrutura permanente, propriamente racional, que escape à geração e à corrupção Leitura da natureza por meio de caracteres matemáticos, para encontrar, por trás do fluxo dos objetos sensíveis ou materiais, uma estrutura permanente, propriamente racional, que escape à geração e à corrupção

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18 Esfera matemática Esfera real ≠ Perfeita, imutável, sempre apresentando as mesmas relações Imperfeita, mutável, suas relações dependem das mudanças sofridas pelo objeto

19 P/ Platão, o conhecimento está do lado daquilo que é duradouro, que é estável, que é sempre do mesmo modo P/ Platão, o conhecimento está do lado daquilo que é duradouro, que é estável, que é sempre do mesmo modo Se sei que A produz B, então A sempre produz B ≠ Ora o produz, ora não o produz  A base matemática pode fundar o conhecimento do mundo, o que era impossível só com os objetos materiais Esta forma abordar o conhecimento permanece até hoje nas ciências Esta forma abordar o conhecimento permanece até hoje nas ciências

20 Planetas tinham de ter um movimento ordenado, já que são divinos e o divino é ordenado Planetas tinham de ter um movimento ordenado, já que são divinos e o divino é ordenado Por trás da desordem há uma ordem, que dá coerência ao mundo físico (lema do platonismo: vamos salvar os fenômenos) Por trás da desordem há uma ordem, que dá coerência ao mundo físico (lema do platonismo: vamos salvar os fenômenos)

21 Matemática: acesso ao mundo inteligível / conhecimento científico / apreensão de parte da essência das coisas Matemática: acesso ao mundo inteligível / conhecimento científico / apreensão de parte da essência das coisas Não é o estágio supremo do conhecimento. Então, qual é? Não é o estágio supremo do conhecimento. Então, qual é? A dialética A dialética

22 Dialética Matemática < Dialética Sonho Visão verdadeira Procede por hipóteses, que ela não pode demonstrar Procede por hipóteses, que ela não pode demonstrar Fundamenta-se num princípio supremo não hipotético Tudo fica esclarecido, até mesmo o princípio de onde parte

23 É o que permite chegar à essência das coisas, às idéias É o que permite chegar à essência das coisas, às idéias Dialética → Idéias [ M e s a ] A idéia de mesa é o “ser mesa” de toda mesa concreta A idéia de mesa é o “ser mesa” de toda mesa concreta

24 Idéias: não são conceitos ou entidades mentais Idéias: não são conceitos ou entidades mentais São modelos naturais São modelos naturais Porque os objetos participam das idéias é que os compreendemos (possibilidade do conhecimento, ≠ Anaxágoras) Porque os objetos participam das idéias é que os compreendemos (possibilidade do conhecimento, ≠ Anaxágoras) É porque o mundo é assim que pensamos deste modo, e não o contrário. É porque o mundo é assim que pensamos deste modo, e não o contrário. Idéias: imperceptíveis, não estão no mundo sensível, mas no inteligível Idéias: imperceptíveis, não estão no mundo sensível, mas no inteligível A essência das coisas está neste mundo da razão A essência das coisas está neste mundo da razão Idéias

25 Idéias Aristóteles recusou a doutrina das idéias, mas para Platão ela é o único meio de salvar a razão Aristóteles recusou a doutrina das idéias, mas para Platão ela é o único meio de salvar a razão Por quê? Por quê? Idéias = conhecimento estável no mundo Conhecimento estável = raciocínio verdadeiro, o único válido

26 Idéias Como defini-las? Como defini-las? Termo geral da língua, mas não qquer um (grego, bárbaro, brasileiro...) Termo geral da língua, mas não qquer um (grego, bárbaro, brasileiro...) 1 articulação do mundo (por ex.: homem) 1 articulação do mundo (por ex.: homem) Objetos: cópias, imitações Objetos: cópias, imitações Idéias = universais Objetos = particulares  Objetos: causados, derivados, hirarquizados pelas idéias

27 Idéias Idéias também têm uma hierarquia: Idéias também têm uma hierarquia: Animal Homem Ser vivo Animal Qual a idéia mais geral? Aquela que abarca todas as outras? Qual a idéia mais geral? Aquela que abarca todas as outras? SERBEM é deve ser é deve ser fato norma


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