A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006

2 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/14 O processo de Administração Quatro funções da Administração ControlarOrganizar Medir o desempenho e agir visando assegurar os resultados desejados Combinar tarefas, pessoas e outros recursos para completar o trabalho Liderar Inspirar pessoas a trabalhar eficientemente, de maneira a alcançar um alto nível de desempenho Planejar Fixar os objetivos de desempenho e decidir como alcançá-los

3 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/14 Controlar Liderar Inspirar esforços Assegurar os resultados Organizar Criar estruturas Planejar Fixar a direção Decidir para onde se quer ir Decidir a melhor maneira de chegar lá

4 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/14 O processo de planejamento Identifique os resultados ou efeitos desejados em detalhes bastante específicos. Sabia para onde você quer ir; seja especifico o suficiente para saber que você já chegou lá quando efetivamente chegar lá, ou para saber o quão distante da meta você se encontra nos vários pontos ao longo do caminho. Etapa 1 Defina os seus objetivos Avalie o nível atual de realização em relação aos resultados desejados. Saiba em que posição você está, na busca pelos objetivos; saiba quais pontos fortes trabalham a seu favor e quais pontos fracos podem retê-lo. Etapa 2 Determine onde você se encontra em relação aos objetivos

5 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/14 O processo de planejamento Tente antecipar os eventos futuros. Gere “cenários” alternativos para aquilo que pode acontecer; identifique, para cada cenário, fatores que possam estimular ou reprimir o progresso em relação à consecução de seus objetivos. Etapa 3 Desenvolva premissas em relação a condições futuras Faça uma lista e avalie cuidadosamente as possíveis ações que podem ser tomadas. Escolha a(s) alternativa(s) mais adequada(s) para alcançar seus objetivos; descreva, passo a passo, aquilo que deve ser feito para seguir o curso de ação escolhido. Etapa 4 Analise possíveis alternativas de ação, escolha a melhor dentre elas e decida como implementá-la

6 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/14 O processo de planejamento Execute as ações e cuidadosamente mensure o seu progresso em direção aos objetivos. Faça aquilo que o plano exige; avalie resultados; execute ações corretivas e revise os planos quando se fizer necessário. Etapa 5 Implemente o plano e avalie os resultados

7 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/14 Uma amostra da hierarquia dos objetivos para a gerência pela qualidade total Objetivos de qualidade da fábrica Aumentar em 16% o percentual de aprovação, visando satisfazer às exigências de entrega para os consumidores. Objetivos de qualidade da fábrica Aumentar em 16% o percentual de aprovação, visando satisfazer às exigências de entrega para os consumidores. Objetivos de qualidade da divisão de fabricação Tornar-se um fornecedor preferido, alcançando a meta de 100% das entregas no prazo para todos os produtos Objetivos de qualidade da divisão de fabricação Tornar-se um fornecedor preferido, alcançando a meta de 100% das entregas no prazo para todos os produtos Objetivos de qualidade da empresa Fornecer produtos isentos de defeitos e que satisfaçam as exigências dos consumidores em 100% das vezes. Objetivos de qualidade da empresa Fornecer produtos isentos de defeitos e que satisfaçam as exigências dos consumidores em 100% das vezes. Objetivos de qualidade do supervisor de turno Avaliar as habilidades dos operadores de máquinas e fornecer/providenciar treinamento apropriado. Objetivos de qualidade do supervisor de turno Avaliar as habilidades dos operadores de máquinas e fornecer/providenciar treinamento apropriado.

8 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/14 Dicas de como administrar o seu tempo Diga efetivamente “não” às solicitações que o desviem do trabalho que você deveria estar fazendo. Não se prenda aos detalhes que podem ser deixados para terceiros. Estabeleça um sistema para triagem de ligações e e-mails. Não permita que visitantes “casuais” utilizem seu tempo em demasia. Priorize as tarefas de trabalho em ordem de importância e de urgência. Não se torne um “escravo do calendário”, perdendo o controle de sua agenda. Realize efetivamente as tarefas de trabalho na ordem de prioridade.

9 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/14 Um plano estratégico é abrangente e se dedica às necessidades e às diretrizes de longo prazo referentes à organização. Um plano operacional é de alcance limitado e se dedica às atividades para implementar os planos estratégicos. Alguns conceitos relevantes:

10 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/14 Como planos estratégicos e planos operacionais devem apoiar um ao outro Planos de marketing Visar mercados regionais com produtos personalizados Prepara o terreno para Auxilia a consecução Planos de produção Centralizar as operações nas unidades de fabricação mais eficientes Planos financeiros Diminuir os custos e aumentar a margem de lucro sobre os produtos Planos estratégicos Renunciar aos negócios não relacionados; concentrar o crescimento em produtos essenciais Planos operacionais

11 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/14 Uma política propaga diretrizes amplas para decisões e ações. Um procedimento descreve as regras exatas a serem seguidas em situações específicas. Um cronograma de projeto é um plano de utilização única para a execução de um conjunto específico de tarefas. Um orçamento é um plano que empenha recursos para projetos ou atividades. Um orçamento base zero aloca recursos a um projeto ou atividade como se fossem novos em folha. Mais conceitos relevantes...

12 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/14 Como a tomada de decisão é utilizada no processo de planejamento Encontrar e definir o problema ou oportunidade Criar e avaliar cursos alternativos de ação Selecionar o curso de ação preferido e conduzir a dupla checagem da ética Implementar o curso de ação planejado Avaliar resultados Reiniciar o processo conforme necessário Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5

13 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/14 Construir Compromissos para com os Planos Permitir que terceiros participem e estejam envolvidos em todas as etapas do processo de planejamento Como a participação e o envolvimento constroem o comprometimento para com os planos Implementar planos e avaliar resultados Determinar onde as coisas se posicionam frente aos objetivos Identificar ações alternativas e elaborar planos Definir objetivos do planejamento Desenvolver premissas com relação a condições futuras

14 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/14 Aula 6 Planejamento Estratégico e Empreendedorismo SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006


Carregar ppt "Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google