A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço do produto brasileiro no exterior” Algumas disciplinas já ministradas: “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações”; “Formação de Preços de Venda”; ”Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; ”Análise das Demonstrações Financeiras”; “Administração Financeira”; ”Trade Finance”; ”Evolução do Pensamento Estratégico”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Ambiente Econômico Global”, ”Macroeconomia”; “Economia Brasileira”; “Marketing Internacional”; “Teoria dos Jogos aplicada às Relações Internacionais”, “Tópicos Especiais de Administração – Finanças”, “Administração Estratégica”, “Mercado Financeiro”, “Jogos de Empresas”, “Fundamentos da Administração”, “Cenários Econômicos e Tendências”, “Finanças Corporativas”.

2 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/16 Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 9234-0321 fauzi@novosolhos.com.br

3 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/16 “Juro, solenemente, exercer minha profissão fiel aos preceitos de sua ética, orientando-me pela busca incessante de justiça, igualdade e solidariedade entre pessoas e sociedades, respeitando seus direitos. Juro usar meus conhecimentos em prol do aprimoramento das relações entre os povos, estreitando os laços de amizade e fraternidade de meu país com os demais. Juro, ainda, dispor-me pela harmonização de interesses e superação de conflitos, almejando um mundo mais livre e justo, certificando-me de que a vida seja preservada, as diversidades toleradas e a paz atingida.” (PUC-MG) 1º. Juramento do “Internacionalista” (pesquisa efetuada pela aluna Bruna Morales, ex-aluna do 1º. semestre de RI, UNIP, 2006)

4 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/16 “Prometo, no exercício de bacharel em Relações Internacionais, ser fiel aos preceitos da ética, com firmeza e honestidade de propósito. Prometo usar meus conhecimentos para tornar mais fortes os laços de amizade e fraternidade de meu país com os demais, respeitando sempre os direitos dos homens, esforçando-me para manter a paz entre os povos e lutando por uma melhor distribuição dos benefícios do progresso entre a humanidade, harmonizando interesses e superando a discórdia em busca de um mundo mais livre e justo.” ( Osmar Castellani Junior, USP) 2º. Juramento do “Internacionalista”

5 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/16 Objetivos gerais da disciplina A disciplina “Liderança & Gestão” contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades requeridas dos bacharéis em Relações Internacionais formados pela UNIP: Senso crítico e capacidade de contextualização Visão de futuro e pensamento estratégico Orientação para processos Orientação para as necessidades dos Clientes Orientação para resultados Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Trabalho em equipe Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal

6 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/16 Objetivos específicos da disciplina Trazer os pensamentos e conceitos mais atualizados que se fazem presentes para aqueles que operam o ambiente organizacional. Além de temas importantes como ética, diversidade, vantagem competitiva, globalização e autonomia de poder (empowerment), o aluno de Relações Internacionais vivenciará e apreenderá conceitos como organizações multiculturais, etnocentrismo, relativismo cultural, inteligência emocional, administração de conflitos, negociação, trabalho em equipe, inovação, administração do conhecimento, liderança voltada para a mudança, competências, atributos e práticas, dentre outros.

7 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/16 Conteúdo programático 1. SISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS E A RELAÇÃO COM LIDERANÇA & GESTÃO Administração de recursos humanos; liderança, poder e cultura organizacional. 2. LIDERAR – INSPIRAR ESFORÇOS Significado de liderança; modelos e teorias de liderança; tendências no desenvolvimento da liderança; âncoras da liderança em tempos dinâmicos. 3. MOTIVAÇÃO E MODELAGEM DO TRABALHO Motivação e necessidades humanas; teoria do processo para a motivação; teoria do reforço para a motivação; motivação e modelagem do trabalho. 4. EQUIPES E TRABALHO EM EQUIPE Equipes nas organizações; como funcionam as equipes; tomada de decisão nas equipes; liderança e equipes com elevado nível de desempenho. 5. COMUNICAÇÃO E HABILIDADES INTERPESSOAIS O processo de comunicação; melhorando a comunicação; comunicação e administração de conflitos; comunicação e negociação. 6. LIDERANÇA: PROMOVENDO MUDANÇAS E GERENCIANDO O ESTRESSE Organizações que aprendem e inovação; liderança voltada para a mudança; desenvolvimento organizacional; estresse; recomendação final: mudança e aptidão para a carreira.

8 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/16 Bibliografia básica SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006 HERSEY, P.; BLANCHARD, K. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986. QUINN, R. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 2004. Bibliografia complementar BERGAMINI, C. W. O líder eficaz. São Paulo: Atlas, 2009. FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores. São Paulo: Atlas, 2007. SOTO, E. Comportamento organizacional: O impacto das emoções. São Paulo: Thomson, 2002. KLEMP JR., G. O. Competências de liderança. HSM Management. São Paulo, v. 3, n. 17, p.132-140, nov-dez. 1999.

9 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/16 Estratégia de aprendizagem Para o alcance dos propósitos da disciplina, serão desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, com ampla discussão dos diversos aspectos que conformam a liderança e a gestão das organizações. Serão privilegiados, ainda, os debates, trabalhos intra e extra-classe individuais e em equipe, seminários, leitura dirigida de textos e artigos selecionados, elaboração e apresentação de resumos de matérias publicadas em revistas e jornais especializados sobre o conteúdo programático e outras atividades que busquem desenvolver as competências e habilidades do bacharel em Relações Internacionais apontadas no item II – Objetivos Gerais, além de uma visão articulada das diversas áreas/funções de uma organização.

10 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/16 Critério de avaliação O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais, sendo que as notas destas avaliações poderão ser compostas por notas de provas, trabalhos intra e extraclasse, participação em sala de aula, elaboração dirigida de exercícios e outros meios semelhantes. A avaliação de seminários deverá ser realizada individual e explicitamente – com ampla comunicação ao avaliado –, focando sua fluência verbal, argumentação na exposição dos assuntos, respostas às perguntas eventualmente formuladas durante ou após a apresentação, postura diante das dificuldades encontradas e liderança individual no processo de execução do seminário. De fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades, a avaliação do aprendizado deve ser executada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno.

11 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/16 Aprendizagem Competênci a Motivação Competênci a Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Participante Tipos de Aprendizagem

12 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/16 As funções básicas do Professor  Facilitar o processo de aprendizado;  Conduzir este processo;  Estimular os participantes do processo.

13 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/16 As funções básicas do Aprendiz/Internacionalista  Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado;  Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo;  Estimular os demais participantes do processo.

14 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/16  “Aja ou sofra a ação de outros”.  “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “Reflexões Diárias Para Pessoas Muito Eficazes” e “Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”.  “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “Aprendendo Inteligência”, “Estimulando Inteligência” e “Ensinando Inteligência” Para se lembrar sempre...

15 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/16 “Goethe 1 ensinava: ‘Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser’.” STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 WOLFGANG von GOETHE, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio

16 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/16 Ao futuro!!


Carregar ppt "Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google