A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ácidos gordos essenciais Os ácidos gordos C18:2  -6 e C18:3  -3 são precursores dos ácidos eicosatetraenóicos (C20:4) Têm de ser fornecidos pela alimentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ácidos gordos essenciais Os ácidos gordos C18:2  -6 e C18:3  -3 são precursores dos ácidos eicosatetraenóicos (C20:4) Têm de ser fornecidos pela alimentação."— Transcrição da apresentação:

1 1 Ácidos gordos essenciais Os ácidos gordos C18:2  -6 e C18:3  -3 são precursores dos ácidos eicosatetraenóicos (C20:4) Têm de ser fornecidos pela alimentação. São, por esse motivo chamados de ácidos gordos essenciais (AGE). No entanto os ácidos gordos poli-insaturados de cadeia comprida (AGPI ou, na sigla inglesa, PUFA, poly unsaturated fatty acids) C20:3  -3, C20:4  -6, C20: 5  -3 e C22:6  -3 são mais difíceis de oxidar. Nos mamíferos os AGE estimulam o crescimento, a manutenção da pele, o crescimento capilar, regulam o metabolismo do colesterol e regulam a actividade e manutenção do desempenho reprodutivo, entre outros. A falta de AGE provoca. - taxa de crescimento reduzido -dermatite escamosa - infertilidade tanto nos machos como nas fêmeas -depressão da resposta inflamatória Química dos Produtos Naturais 2012Maria Eduarda M. Araújo www.dqb.fc.ul.pt

2 2 Estudos efectuados nos últimos anos sugerem que os ácidos gordos  -3 podem ser essenciais ao desenvolvimento do tecido neuronal e à função visual. A forte afinidade dos lípidos cerebrais para C22:6  -3 sugere uma forte necessidade de AGE  -3, mas este facto é difícil de comprovar cientificamente. Os ácidos gordos mono insaturados trans aumentam a taxa de colesterol ao induzir um acréscimo na quantidade de colesterol em circulação, acréscimo este que ocorre principalmente na fracção LDL Ácidos saturados que aumentam o colesterol: ácidos mirístico, palmítico, láurico, os ácidos em C10 e C8. O ácido esteárico é considerado um ácido neutro porque não aumenta a concentração de LDL-colesterol uma vez que é rapidamente convertido em ácido oleico. Os ácidos gordos mono insaturados são também considerados neutros porque também não provocam o aumento do colesterol.

3 3 Importância económica de óleos e gorduras O sabão A margarina Hyppolyte Mège-Mouries, 1869 Actualmente em Portugal a margarina é definida como “ produto obtido a partir de matérias gordas de origem vegetal e/ou animal, com um teor mínimo de matérias gordas de 80%” e encontra-se sujeita a legislação Portal dos Consumidores, Instituto do Consumidor, Revista Ano 2002 - Revista 112 - Ensaio Comparativo - Matérias gordas para barrar Óleos e arte Jan van Eyck (1390-1441)

4 4 Biodiesel Vantagens: -como é obtido a partir da biomassa não contribui para o efeito de estufa; -os motores diesel em uso não necessitam de nenhuma adaptação ao contrário do que sucede com outros combustíveis como o gás natural ou o biogás; -tem um ponto de ignição de 110º, superior ao do diesel o que torna o seu transporte mais seguro; -não contém enxofre e portanto não dá origem a chuvas ácidas; -pode ser obtido a partir de cultura de oleaginosas não adequadas para a alimentação e cujo cultivo seja feito em solos marginais; -pode ser produzido a partir de óleos usados de frituras (restaurantes e domésticos) minimizando a poluição que estes provocam. No entanto alguns problemas surgem na sua aplicação como o facto de ter menor “performence” em climas frios e o de necessitar de ser armazenado em condições adequadas que impeçam a sua deterioração. Por estes motivos é um tema ainda em desenvolvimento.


Carregar ppt "1 Ácidos gordos essenciais Os ácidos gordos C18:2  -6 e C18:3  -3 são precursores dos ácidos eicosatetraenóicos (C20:4) Têm de ser fornecidos pela alimentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google