A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente)."— Transcrição da apresentação:

1 AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente). A polpa da azeitona contém 96-98% de óleo. Óleo extraído das azeitonas (frutos da oliveira ou Olea europaea) por meios mecânicos ou processos físicos de capilaridade e tensão superficial.

2 O Azeite é a gordura mais saudável para a Alimentação.
O seu preço mais elevado em relação aos restantes óleos vegetais justifica-se por: Melhor aroma e sabor: Processo de extracção permite manter os componentes químicos responsáveis pelo conjunto de sensações olfactivas, gustativas e tácteis que caracterizam e distinguem este produto natural. Maior valor nutritivo: A sua constituição particular em ácidos gordos e a presença de vitamina E e provitaminas A, substâncias nutrientes e anti-oxidantes naturais, conferem-lhe um valor alimentar e biológico muito próprio e único. Menor alteração a altas temperaturas: pela sua composição química é a gordura que menos se altera nos processos de fritura dos alimentos Grande poder de conservação: ao ser um óleo vegetal consumido no estado bruto, mantém as substâncias antioxidantes naturais, o que lhe confere melhor comportamento na armazenagem.

3 O valor do Azeite na saúde humana
O azeite e as doenças cardiovasculares O azeite não eleva a taxa de colesterol no sangue contribuindo, pelo contrário, para a redução dos seus teores.. Aumenta a percentagem de lipoproteínas de alta densidade (HDL), o que tem como consequência diminuir o risco de enfarte. Desfavorece a agregação das plaquetas sanguíneas e reduz o risco de trombose arterial O azeite e a função digestiva O azeite é uma gordura facilmente digerida e rapidamente absorvida. Reduz a acidez gástrica e tem uma acção eficaz de protecção contra úlceras e gastrites É indispensável ao processo biliar e digestivo, sendo ainda um laxante suave.

4 O azeite, os ossos e o sistema nervoso
O azeite favorece o crescimento normal ósseo e permite uma melhor mineralização do osso. Tem uma influência positiva na prevenção contra os efeitos nocivos da idade sobre as funções cerebrais e sobre o envelhecimento dos tecidos e dos orgãos em geral.

5 Óleo de Girassol Planta originária da América do Norte, o girassol, Helianthus annuus, era cultivado para alimentação pelos índios locais. Chegou à Europa no séc.XVI para utilização como planta ornamental. Só no séc. XVIII o óleo passou a ser extraído e utilizado na alimentação.

6 Sementes Óleo bruto Óleo de Girassol
O óleo de girassol é produzido industrialmente a partir das sementes de girassol. Sementes Limpas Secas Descascadas Extraídas c/ solvente Óleo bruto Desgomagem - Neutralização - Branqueamento - “winterização” - Filtração - Desodorização - Hidrogenação Óleo de Girassol

7 UTILIZAÇÕES do Óleo de Girassol
Dada a sua composição, o óleo de girassol é uma gordura adequada à alimentação. É uma fonte importante de um ácido gordo essencial (AGE) e de vitamina E. Síntese de prostaglandinas • É ideal para utilizar a frio, como constituinte de molhos para saladas, maionese, etc. • Entra também na composição de muitos tipos de margarinas e cremes para barrar. As variedades com maior teor em ácido oleíco, ou as formas hidrogenadas são as recomendadas para utilização na fritura, dada a sua maior estabilidade quando sujeitas a altas temperaturas.


Carregar ppt "AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google