A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA Óleo extraído das azeitonas (frutos da oliveira ou Olea europaea) por meios mecânicos ou processos físicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA Óleo extraído das azeitonas (frutos da oliveira ou Olea europaea) por meios mecânicos ou processos físicos."— Transcrição da apresentação:

1 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA Óleo extraído das azeitonas (frutos da oliveira ou Olea europaea) por meios mecânicos ou processos físicos de capilaridade e tensão superficial. AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente). A polpa da azeitona contém 96-98% de óleo.

2 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA O Azeite é a gordura mais saudável para a Alimentação. Melhor aroma e sabor: Processo de extracção permite manter os componentes químicos responsáveis pelo conjunto de sensações olfactivas, gustativas e tácteis que caracterizam e distinguem este produto natural. Maior valor nutritivo : A sua constituição particular em ácidos gordos e a presença de vitamina E e provitaminas A, substâncias nutrientes e anti-oxidantes naturais, conferem-lhe um valor alimentar e biológico muito próprio e único. Menor alteração a altas temperaturas: pela sua composição química é a gordura que menos se altera nos processos de fritura dos alimentos Grande poder de conservação: ao ser um óleo vegetal consumido no estado bruto, mantém as substâncias antioxidantes naturais, o que lhe confere melhor comportamento na armazenagem. O seu preço mais elevado em relação aos restantes óleos vegetais justifica-se por:

3 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA O valor do Azeite na saúde humana O azeite e as doenças cardiovasculares O azeite não eleva a taxa de colesterol no sangue contribuindo, pelo contrário, para a redução dos seus teores.. O azeite e a função digestiva O azeite é uma gordura facilmente digerida e rapidamente absorvida. Aumenta a percentagem de lipoproteínas de alta densidade (HDL), o que tem como consequência diminuir o risco de enfarte. Desfavorece a agregação das plaquetas sanguíneas e reduz o risco de trombose arterial Reduz a acidez gástrica e tem uma acção eficaz de protecção contra úlceras e gastrites É indispensável ao processo biliar e digestivo, sendo ainda um laxante suave.

4 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA O azeite, os ossos e o sistema nervoso O azeite favorece o crescimento normal ósseo e permite uma melhor mineralização do osso. Tem uma influência positiva na prevenção contra os efeitos nocivos da idade sobre as funções cerebrais e sobre o envelhecimento dos tecidos e dos orgãos em geral.

5 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA Óleo de Girassol Planta originária da América do Norte, o girassol, Helianthus annuus, era cultivado para alimentação pelos índios locais. Chegou à Europa no séc.XVI para utilização como planta ornamental. Só no séc. XVIII o óleo passou a ser extraído e utilizado na alimentação.

6 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA Sementes Limpas Secas Descascadas Extraídas c/ solvente Óleo bruto Desgomagem - Neutralização - Branqueamento - winterização - Filtração - Desodorização - Hidrogenação Óleo de Girassol O óleo de girassol é produzido industrialmente a partir das sementes de girassol.

7 Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA É ideal para utilizar a frio, como constituinte de molhos para saladas, maionese, etc. UTILIZAÇÕES do Óleo de Girassol Dada a sua composição, o óleo de girassol é uma gordura adequada à alimentação. É uma fonte importante de um ácido gordo essencial (AGE) e de vitamina E. Síntese de prostaglandinas As variedades com maior teor em ácido oleíco, ou as formas hidrogenadas são as recomendadas para utilização na fritura, dada a sua maior estabilidade quando sujeitas a altas temperaturas. Entra também na composição de muitos tipos de margarinas e cremes para barrar.


Carregar ppt "Ilídia Felgueiras e Ana Partidário INETI - DTIA Óleo extraído das azeitonas (frutos da oliveira ou Olea europaea) por meios mecânicos ou processos físicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google