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PublicouVagner de Figueiredo Lagos Alterado mais de 8 anos atrás
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs EQUIPE Conceição Duarte Heloím Oliveira Hilda Sousa José Francelino José Luiz Josiane Conceição Suelem Dinelly
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito : Campo Social Fombrun (1997) e Castells (1999) – Rede designa um conjunto de pessoas ou organizações interligadas direta ou indiretamente. Van de Ven (1976) – Visa-se o alcance dos objetivos coletivos e individuais; Há divisão de tarefas e funções entre os membros; e o relacionamento interorganizacional pode acontecer como uma unidade e tem uma identidade única separada dos seus membros. Campo Organizacional (Powell,1987;Oliver,1990;Grandori e Soda, 1995)-A noção de rede é aplicada a uma ampla variedade de formas de relações entre firmas. Ex-Joint ventures,alianças estratégicas,consórcios,redes sociais,redes de cooperação entre pequenas e medias empresas
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs Método de aplicação : Redes interorganizacionais: As PMEs planejam estratégias quando operam de forma associada e conjuntiva. Esse mecanismo gera vantagem competitiva e promoção do desenvolvimento regional. Este tipo de ação pode ocorrer de duas formas básicas; Características da Rede horizontal Potencializar negociações, melhorar a distribuição de produtos e ter maior eficácia na propaganda, facilitação na compra conjunta, concorrência com os grandes supermercadistas, redução de custo. Redes verticais: (Redes Hierárquicas) Ocorre nas redes de distribuição integradas Ex: matriz/filial Vantagens: Redes são mais especializados Melhor identificação dos hábitos de consumo do público alvo. Desvantagens: Como o foco do assunto é muito específico, estas redes estão limitadas à sua especialidade.
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs Método de aplicação : Redes formais: formalizadas por termos contratuais. Ex: os consórcios de exportação e franquias são exemplos de redes fortemente formalizadas. Redes informais permitem trocar experiências. Possibilita a criação de uma cultura de cooperação. Ex: organizações profissionais, instituições, universidades, associações. Redes de pequenas e médias empresas. A implantação de redes nas PMEs destaca-se positivamente por alguns aspectos;
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs Objetivos e competitividade Direcionamento estratégico das empresas. A organização das redes define o foco estratégico mais adequado ao contexto competitivo. Competitividade. Estudos para observar o impacto da competitividade no mercado (verificação de custo, qualidade, flexibilidade e inovação) Redução de custos. Aluguel, água, transporte, luz, logística, manutenção, insumos industriais, entre outros aspectos. Poder de barganha. Um dos grandes benefícios das redes é a vantagem financeira para os diversos atores participantes. A ação coletiva das PMEs, pode sustentar o poder de barganha, como, governos, instituições, fornecedores e até clientes, pelo seu grau de representatividade. Esse aspecto tem relação direta com a falta de crédito, concorrência, impostos, entre outros.
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs Objetivos,competitividade A criação de novos mercados; As relações interfirmas; Gestão de desenvolvimento e tecnologia; Credibilidade organizacional; A confiança e cooperação entre as redes horizontais; Fluidez; Desempenho financeiro. Acesso a recursos
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REDES HORIZONTAIS DE PMEs *fim*
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