A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO RECANTO DAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO RECANTO DAS."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO RECANTO DAS EMAS CENTRO EDUCACIONAL MYRIAM ERVILHA RECANTO DA EMAS-DF MARÇO DE 2016 PROF RAUL RODRIGUES

2 JUSTIFICATIVA * Alto índice de evasão na EJA. * O horário do estudante que ficou em alguma disciplina, o desestimulam a continuarem na escola, pois no semestre seguinte a sua carga horária não fica completa, existindo assim, diversos horários vagos. * Os estudantes tem dificuldades em desenvolver as atividades e de relacionar com a turma. * Baixo conhecimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

3 OBJETIVOS * Reduzir a evasão no CEDME na EJA 3º Segmento * Otimizar o tempo dos estudantes da EJA através das tecnologias de informação e comunicação (TIC). * Possibilitar que alunos, em situação de exclusão, tenham acesso ao microcomputador, se apropriem de suas ferramentas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, além de capacitá- los para o trabalho e a cidadania no mundo digital.

4

5 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Será oferecido aos estudantes da EJA a realização da dependência na modalidade a distância de até 3 disciplinas por semestre. A realização desse projeto será por meio da plataforma Moodle, sendo um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como a leitura, visionamento de vídeos, realização de exercícios, avaliações e outras atividades que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem.

6 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PEDAGÓGICA O Currículo em Movimento da EJA possibilita a organização por períodos, segmentos, semestres, fases; a matrícula por componente curricular ou por outra forma de organização; a adoção de currículos flexíveis e diversificados; formas de avaliação e de frequência adequados à realidade dos jovens e adultos, e garantia de matrícula em qualquer época do ano. No PPP - Projeto Político Pedagógico Professor Carlos Mota (p. 86) acrescenta que uma das ações planejadas é a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos a Distância, com isso, aumenta a possibilidade de um avanço do conhecimento formal, da elevação da escolaridade, da autonomia coletiva, social, econômica e intelectual.

7 RELAÇÃO ENTRE EAD E A EJA Educação a Distância - A EJA ofertada à distância - EJA/EaD poderá ser destinada para o Segundo e Terceiro Segmentos. Será organizada considerando que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos; em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), mídia e ou materiais didáticos impressos. Currículo em Movimento da Educação Básica - EJA, 2013

8 INCLUSÃO TECNOLÓGICA A inclusão das tecnologias no currículo da EJA passa pela relação com o cotidiano dos estudantes, as possibilidades de interação e socialização. Faz-se necessário compreender os avanços sociais, históricos e científicos como percursos tecnológicos vividos pela humanidade e alcançar as alternativas de inserção do jovem e do adulto nas tecnologias de forma a ampliar sua participação na sociedade, não apenas como inclusão digital, mas no diálogo com o mundo, problematizando-o de forma crítica, construtiva e criativa. Para tanto, é imprescindível a garantia de acesso às TIC, inclusive à internet em banda larga, ao uso e desenvolvimento de software livre.

9 ADEQUAÇÃO TEMPORAL Na EJA, a compreensão dos tempos dos sujeitos é fator primordial para uma adequada organização pedagógica e operacional da modalidade. Dessa maneira, considerar a EJA como oportunidade de recurperação do “tempo perdido” é alimentar o preconceito de associar a possibilidade de aprendizagem a um tempo escolar privilegiado. Entretanto, deve-se cumprir a Resolução nº1/2012 do CEDF, em seu Art. 33º onde determina que: Os cursos da educação de jovens e adultos - EJA presenciais e a distância, com objetivo de acelerar estudos dos ensinos fundamental emédio, devem cumprir, no mínimo, a duração de: […] III - 18 (dezoito) meses com 1.200 (um mil e duzentas) horas para o ensino médio.

10 AVALIAÇÃO NA EJA A avaliação deve estabelecer uma relação de autonomia do estudante, de possibilidades de reflexão sobre sua prática educativa, seus saberes e a (re)significação desses saberes dialogados com novos conhecimentos.

11 SUPORTE PEDAGÓGICO E TECNOLÓGICO Material Acadêmico O CEDME buscará uma parceria com a Escola Técnica de Ceilândia. Local de Acesso No CEDME (sala de informática) e outros locais onde o estudante possa acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Plataforma Moodle 2.8 (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Suporte Técnico O CEDME buscará apoio da SEEDF e de voluntários.

12 REFERÊNCIAS Currículo em Movimento da Educ. Básica – EJA Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Lei nº 9394/96 – LDB Constituição Federal de 1988 Resolução nº1 de 2012 do Conselho de Educação do DF PPP - Projeto Político Pedagógico Professor Carlos Mota


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO RECANTO DAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google