A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO RECANTO DAS EMAS CENTRO EDUCACIONAL MYRIAM ERVILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA PROF RAUL RODRIGUES RECANTO DA EMAS-DF MARÇO DE 2016

2 JUSTIFICATIVA * Alto índice de evasão na EJA.
* O horário do estudante que ficou em alguma disciplina, o desestimulam a continuarem na escola, pois no semestre seguinte a sua carga horária não fica completa, existindo assim, diversos horários vagos. * Os estudantes tem dificuldades em desenvolver as atividades e de relacionar com a turma. * Baixo conhecimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) .

3 OBJETIVOS * Reduzir a evasão no CEDME na EJA 3º Segmento
* Otimizar o tempo dos estudantes da EJA através das tecnologias de informação e comunicação (TIC). * Possibilitar que alunos, em situação de exclusão, tenham acesso ao microcomputador, se apropriem de suas ferramentas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, além de capacitá- los para o trabalho e a cidadania no mundo digital.

4

5 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Será oferecido aos estudantes da EJA a realização da dependência na modalidade a distância de até 3 disciplinas por semestre. A realização desse projeto será por meio da plataforma Moodle, sendo um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como a leitura, visionamento de vídeos, realização de exercícios, avaliações e outras atividades que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem.

6 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E
PEDAGÓGICA O Currículo em Movimento da EJA possibilita a organização por períodos, segmentos, semestres, fases; a matrícula por componente curricular ou por outra forma de organização; a adoção de currículos flexíveis e diversificados; formas de avaliação e de frequência adequados à realidade dos jovens e adultos, e garantia de matrícula em qualquer época do ano. No PPP - Projeto Político Pedagógico Professor Carlos Mota (p. 86) acrescenta que uma das ações planejadas é a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos a Distância, com isso, aumenta a possibilidade de um avanço do conhecimento formal, da elevação da escolaridade, da autonomia coletiva, social, econômica e intelectual.

7 RELAÇÃO ENTRE EAD E A EJA
Educação a Distância - A EJA ofertada à distância - EJA/EaD poderá ser destinada para o Segundo e Terceiro Segmentos. Será organizada considerando que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos; em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), mídia e ou materiais didáticos impressos. Currículo em Movimento da Educação Básica - EJA, 2013

8 INCLUSÃO TECNOLÓGICA A inclusão das tecnologias no currículo da EJA passa pela relação com o cotidiano dos estudantes, as possibilidades de interação e socialização. Faz-se necessário compreender os avanços sociais, históricos e científicos como percursos tecnológicos vividos pela humanidade e alcançar as alternativas de inserção do jovem e do adulto nas tecnologias de forma a ampliar sua participação na sociedade, não apenas como inclusão digital, mas no diálogo com o mundo, problematizando-o de forma crítica, construtiva e criativa. Para tanto, é imprescindível a garantia de acesso às TIC, inclusive à internet em banda larga, ao uso e desenvolvimento de software livre.

9 ADEQUAÇÃO TEMPORAL Na EJA, a compreensão dos tempos dos sujeitos é fator primordial para uma adequada organização pedagógica e operacional da modalidade. Dessa maneira, considerar a EJA como oportunidade de recurperação do “tempo perdido” é alimentar o preconceito de associar a possibilidade de aprendizagem a um tempo escolar privilegiado. Entretanto, deve-se cumprir a Resolução nº1/2012 do CEDF, em seu Art. 33º onde determina que: Os cursos da educação de jovens e adultos - EJA presenciais e a distância, com objetivo de acelerar estudos dos ensinos fundamental e médio, devem cumprir, no mínimo, a duração de: […] III - 18 (dezoito) meses com (um mil e duzentas) horas para o ensino médio.

10 AVALIAÇÃO NA EJA A avaliação deve estabelecer uma relação de autonomia do estudante, de possibilidades de reflexão sobre sua prática educativa, seus saberes e a (re)significação desses saberes dialogados com novos conhecimentos.

11 SUPORTE PEDAGÓGICO E TECNOLÓGICO
Material Acadêmico O CEDME buscará uma parceria com a Escola Técnica de Ceilândia. Local de Acesso No CEDME (sala de informática) e outros locais onde o estudante possa acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Plataforma Moodle 2.8 (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Suporte Técnico O CEDME buscará apoio da SEEDF e de voluntários.

12 REFERÊNCIAS Currículo em Movimento da Educ. Básica – EJA
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Lei nº 9394/96 – LDB Constituição Federal de 1988 Resolução nº1 de 2012 do Conselho de Educação do DF PPP - Projeto Político Pedagógico Professor Carlos Mota


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google