A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER
ARTE DE ESTUDAR PEDRO DEMO

2 E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO SIDROLANDIA MS
GED – NTE REGIONAL E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO SIDROLANDIA MS PROGETEC: Simone Rodrigues Selles de Oliveira MULTIPLICADORA: Mercedes Goulart / Maria Izabel Rossi

3 Segundo Pedro Demo em metodologia para quem quer aprender a estudar (São Paulo 2008) nenhuma escola ou universidade descobriram prioritariamente o que é estudar. Estudar não é receber conteúdos simplificados, resumidos, tarefas para se copiar ou reproduzir, talvez porque aulas e provas sejam eventos supletivos como regras apenas reprodutivos. Estudar entende-se por dedicação, reconstrução de conhecimento dando ao sujeito autonomia.

4 Estudar muitas vezes pode ser sonhos de alguns e pesadelo de muitos.
A mente humana não e uma máquina com softwares ou hardwares mas percebe significados e principalmente cria e recria símbolos. O desacerto vem do professor e do sistema em que é gerado, neste caso seria mais fácil culpar o professor, por ser vítima do sistema. Estudar muitas vezes pode ser sonhos de alguns e pesadelo de muitos. Muitas vezes a descoberta da arte de estudar revela-se em duas funções primordiais, a instrução e a educação. A primeira forma a mente e capacidades dos estudantes, a segunda a sua personalidade e valores. Comprovadamente que não existe uma receita pronta, entendendo se estudar como criar, ultrapassando as expectativas de simples memorização, tornando assim a criatividade algo indisciplinado não se cria algo do nada, não e rotineiro criar.

5 O primeiro requisito é motivação e prazer imediato e profundo.
Para estudar bem. O primeiro requisito é motivação e prazer imediato e profundo. Estudar bem exige disciplina.  Razões. Primeira razão geral: Professor estudioso, dar exemplos não exigir, impor e sim demonstrar interesse. Segunda razão: Atualizar o assunto próximo a realidade do aluno. Aprendizagem situada. Terceira razão: Convencer o aluno a apreciar o assunto, gostar do que se faz ainda e a melhor ideia. Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver. Francis Bacon

6 Estudar Motivação Disciplina Indisciplina Pesquisar dar oportunidade ao cérebro de reconstruir e desconstruir conhecimentos Elaborar e a maneira que temos de fazer textos próprios dos quais somo autores Estudo virtual um mundo prático onde o aluno ao invés de ir a bibliotecas, pesquisa sem sair de casa através da Wikipédia ou similares fatos onde a autoria se perde e será quase certeza da cópia fazendo assim do trabalho um remix. Remix este que pode ser usado com originalidade quando a Internet for vista como plataforma de pesquisa e elaboração.

7 Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência
Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! Augusto Cury


Carregar ppt "METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google