A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

2

3 “Existe um consenso cada vez mais generalizado de que a escola atual não está cumprindo satisfatoriamente a função de formar as futuras gerações, nas capacidades que irão requerer o desenvolvimento do cidadão em uma sociedade de rápidas e céleres mudanças. Ao mesmo tempo, não existe consenso sobre quais devem ser essas capacidade e quem deve ser responsável por sua difusão.” (LITWIN, 2001, p. 153)

4 A TRANSIÇÃO Ameaças Oportunidades E nós, estamos exatamente aqui.
Há um modelo de mundo que está acabando... ... e há um modelo de mundo que está começando... 4

5 NOVOS PARADIGMAS: culturais pedagógicos financeiros jurídicos
da sociedade dos sistemas educacionais da escola da gestão... da avaliação da formação profissional

6 ...e fazem perceber que a onda de mudanças chega, independentemente das vontades individuais e atinge tudo e todos...

7 ...inclusive na questão da ciência, do saber, do conhecimento e...

8 “Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas em suas bases, sociais, tecnológicas e produtivas, novas atribuições passam a ser exigidas da e na escola” (Penin & Penin, 2002)

9 Redefine-se o papel da Educação
(ensinar, fazer, conviver, pensar, ser) Redefine-se a função social da Escola (ANTES: ler/escrever/contar) AGORA: PENSAR/GERIR/PRODUZIR (Sociedade do Conhecimento)

10 APRENDER: CONVIVER CONHECER REFLETIR FAZER

11 ESCOLA TRADICIONAL REDES DE APRENDIZAGEM X

12 Por que tanta preocupação?
A escola constitui um canal social de acesso da população ao conhecimento sistematizado e organizado já produzido pelas Ciências Humanas; A oportunidade de acesso vem sendo, de alguma maneira, garantida; ENTRETANTO, o acesso da população ao conhecimento produzido pelas Ciências Humanas vem sendo negligenciado.

13 O Ensino de Ciências Humanas
OBJETO DE ESTUDO: “O homem e suas relações”

14 AS CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Inseridas na Educação Básica através das disciplinas História e Geografia; Essa redução das Humanas causava preocupação. Pois, apesar dos dois componentes serem muito importantes para a formação do educando, as Ciências Humanas não se reduziam a elas;

15 HISTÓRIA: Estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido;
GEOGRAFIA: Estuda as relações do homem com o espaço em que está situado. Geografia Física; Geografia Humana;

16 CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO
“Conhecer que o homem é um ser construtor e criador; Que faz a sua construção através de sua ação, de seu trabalho sobre a natureza, juntamente com outros homens, para garantir a sua sobrevivência”. “A vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa necessariamente avanços ou melhorias”.

17 Heróis desvinculados do seu contexto;
FORMA COMO SE CARACTERIZA O ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS: Heróis desvinculados do seu contexto; Apego à ordem cronológica dos acontecimentos; Extensa lista de números; Extensa de lista de nomes e fatos históricos, Extensa lista de nomes de países, capitais, rios e etc.

18 Princípios do “ensino produtivo” em oposição ao “ensino reprodutivo”
- Falta de entusiasmo do professor; - Falta de interesse por parte dos alunos com relação aos conteúdos estudados; Princípios do “ensino produtivo” em oposição ao “ensino reprodutivo” - Evitar informações prontas e acabadas; - Buscar compreensão da realidade em vez de buscar memorização; - Despertar a curiosidade da criança.

19 A TENDENCIA MAIS RECENTE:
Três princípios: O processo de aprendizagem do homem ocorre mais facilmente quando se dá do próximo para o distante; O processo dá-se de maneira mais fácil quando sai do concreto ao abstrato; O processo de aprendizagem realiza-se de maneira mais acessível quando se caminha da parte para o todo.

20 Condições de Aprendizagem e Níveis de ensino
- O professor como mediador entre condições internas e externas - Três níveis: Específicos da série; Ampliação; Exploratório.

21 O QUE SE ESPERA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR:
A recuperação da experiência do aluno-mestre com História e Geografia ao longo da sua formação; Fazer com que o aluno-mestre seja um elemento ativo do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Conhecer o aluno “real e concreto”.

22 A ATUAÇÃO DO ALUNO-MESTRE
- o porquê de se aprender historia e geografia; - o ensino produtivo em oposição ao ensino reprodutivo; - Porque aprender Historia e Geografia? Para ser um sujeito ativo, criativo e conseqüente em seu meio, como ser social, e em seu campo de trabalho, como profissional, é preciso estar sensível aos processos históricos em curso no meio em que se vive.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google