A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO

2 METODOLOIA DA PESQUISA Apresentação Pretendemos colaborar no ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecendo material de Suporte ao livro METODOLOGIA DE LA INVESTIGACÓN, de interesse do curso que poderá ser utilizado como consulta ou também material para uso em aulas. Nosso propósito é transmitir a nossa maneira de “pensar” a disciplina no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos. Também esperamos que seja um meio de comunicação entre os autores e as pessoas interessadas no assunto, proporcionado espaço para críticas, sugestões e esclarecimentos sobre a obra. Agradecemos a sua consulta e esperamos que encontre bastante utilidade no nosso conteúdo. Um forte abraço, Eliane Minervina de Castro Apresentação Pretendemos colaborar no ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecendo material de Suporte ao livro METODOLOGIA DE LA INVESTIGACÓN, de interesse do curso que poderá ser utilizado como consulta ou também material para uso em aulas. Nosso propósito é transmitir a nossa maneira de “pensar” a disciplina no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos. Também esperamos que seja um meio de comunicação entre os autores e as pessoas interessadas no assunto, proporcionado espaço para críticas, sugestões e esclarecimentos sobre a obra. Agradecemos a sua consulta e esperamos que encontre bastante utilidade no nosso conteúdo. Um forte abraço, Eliane Minervina de Castro

3 Parte I: Enfoques Mixtos

4 ENFOQUES MISTOS Conceito: é um processo que coleta analisa e vincula dados quantitativos e qualitativos em um mesmo estudo ou uma série de pesquisas para responder aos objetivos propostos.

5 Vantagens: Alcança-se uma perspectiva mais precisa do fenômeno. Ao combinar os métodos, aumentamos não somente a possibilidade de ampliar as dimensões de nosso projeto de pesquisa, como também o entendimento é maior e mais rápido.

6 Desafios do enfoque mixto: 1. O pesquisador deve ter experiência e/ou conhecimento teórico dos enfoques quantitativos e qualitativos. 2. Adotar critérios ou modelos(estatísticos) para valorizar a pesquisa e mesclar os métodos. 3. A revisão de literatura

7 Desenhos Mixtos  Objetivo: mostrar as combinações dos enfoques quantitativos e qualitativos, os quais são úteis para problemas complexos. Modelos de desenhos 1.Modelo de duas etapas: Dentro de uma mesma investigação se aplica primeiro um enfoque e depois o outro, de forma independente ou não, e em cada etapa se seguem as técnicas correspondentes a cada enfoque. OBS: Ver exemplos página 791 do livro.

8 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA QUALITATIVA 2. Desenho do enfoque dominante ou principal: prevalece a presença de um dos enfoques, e conserva alguns componentes do outro enfoque. OBs;: página 805 do livro. 2. Desenho do enfoque dominante ou principal: prevalece a presença de um dos enfoques, e conserva alguns componentes do outro enfoque. OBs;: página 805 do livro. 3. Desenho em paralelo: são utilizados simultaneamente dois estudos um quantitativo e um qualitativo dos resultados se realizam as interpretações sobre o problema investigado. OBS: página 779 do livro.

9 Desenhos Mixtos Complexos: representa o mais alto grau de integração ou combinação entre os enfoques qualitativos e quantitativos

10 Parte II: O Plano de Pesquisa O Plano de Pesquisa Definindo o Problema de pesquisa e determinando os objetivos do estudo.

11 Passos fundamentais: Planejamento de Pesquisa : Definição do Problema de Pesquisa Definição do Problema de Pesquisa Determinação dos objetivos Indagação básica do estudoIndagação básica do estudo Indica o propósito da PesquisaIndica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidasLevanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultadosDecisões envolvidas a partir dos resultados Indagação básica do estudoIndagação básica do estudo Indica o propósito da PesquisaIndica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidasLevanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultadosDecisões envolvidas a partir dos resultados Informações que serão levantadas no estudoInformações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagemÁreas de abordagem “Promessa dos resultados”“Promessa dos resultados” Informações que serão levantadas no estudoInformações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagemÁreas de abordagem “Promessa dos resultados”“Promessa dos resultados”

12 Objetivo Primário 2 posse de telefone celular por operadora 2 perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) 2 intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses 2 satisfação com o sistema/ operadora 2 troca de operadora 2 critério para decisão de escolha de operadora 2 valor médio gasto conta de celular 2 percepção do preço das contas 2 Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular 2 posse de telefone celular por operadora 2 perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) 2 intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses 2 satisfação com o sistema/ operadora 2 troca de operadora 2 critério para decisão de escolha de operadora 2 valor médio gasto conta de celular 2 percepção do preço das contas 2 Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular Objetivos Secundários (ou áreas de abordagem) 2 O principal objetivo da pesquisa será o de identificar hábitos de uso e atitudes em relação ao telefone celular.


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google