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Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.

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Apresentação em tema: "Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção

2 1. A prática da comunicação integrada nas organizações e a interação das áreas da Comunicação Social  A configuração do campo acadêmico e profissional da Comunicação Social no Brasil e sua institucionalização  Jornalismo  Publicidade e Propaganda  Relações Públicas  Radialismo – Rádio e Televisão  Produção Editorial –  Editoração Multimídia  Cinema e Vídeo

3 2. O campo da comunicação no contexto da sociedade contemporânea A visão abrangente da comunicação no âmbito das transformações sociais A comunicação como um processo social básico O poder das novas tecnologias comunicação e da informação nos processos e mediações das transformações políticas, econômicas e sociais. O papel dos profissionais de comunicação frente aos desafios da contemporaneidade.

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6 3. A comunicação integrada e a construção da identidade corporativa das organizações  As organizações no sistema social global: novas posturas e novos enfrentamentos.  Novas exigências dos públicos, da opinião pública e da sociedade.  Necessidade de planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e administrar relacionamentos com os públicos.  Valorização da dimensão institucional: missão, visão e valores => posicionamento institucional.

7 Identidade versus imagem corporativa  Identidade corporativa  Refere-se aos valores básicos e às características atribuídas a uma corporação pelos seus membros, públicos internos ou externos  Auto-retrato da organização, soma total de todas as formas de expressão para oferecer conhecimentos de sua natureza  É a manifestação tangível da personalidade da organização. Reflete e projeta a real personalidade da organização.

8 Identidade versus imagem corporativa  Imagem corporativa  Como a organização é vista pelos seus públicos  Visão subjetiva da realidade objetiva (organização)  Representação de uma dada realidade  Instrumento intangível de alguém  É soma de experiências que alguém tem de uma organização

9 4. Comunicação Integrada: conceitos e abrangência

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11 A Comunicação Integrada numa perspectiva sinérgica entre as diferentes modalidades da Comunicação Organizacional  Comunicação Institucional  Comunicação Mercadológica ou Comunicação de Marketing  Comunicação Interna  Comunicação Administrativa

12 Comunicação Administrativa  1. Conceituação Processa dentro da organização e viabiliza o sistema comunicacional É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas Permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio do processo comunicativo, mediante a confluência dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formal e informal em toda a produção comunicativa emitida e recebida.

13 Comunicação Administrativa  2. Instrumentos Comunicações escritas Comunicações orais Comunicações audiovisuais Comunicações eletrônicas e telemáticas Quadros de avisos Murais

14 Comunicação Interna 1.Conceituação Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento.

15 O que é Comunicação Interna?  Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. Usando instrumentos da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica

16 O que é Comunicação Interna?  Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis (Rhodia).  Instrumento para melhoria da gestão administrativa, dos negócios e serviços de uma organização.

17 Instrumentos: mídias internas Convencionais ou tradicionais Circulares Quadro de avisos manuais boletins jornais Revistas Eventos de confraternização Videos Modernas e inovadoras Rádio-empresa Teatro-empresa Telejornal/vídeo jornal Correio eletrônico Intranet Telão Terminais de computador Comunicação face-a- face

18 Endomarketing O que é? Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente (Saul Fruta. Bekin) Função e objetivo Integrar a noção de cliente nos processos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços. Atrair e reter o cliente interno – os funcionários -, com o objetivo de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos (Saul Fruta. Bekin)

19 A Comunicação Institucional Conceituação  Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista, a influência político-social.  Vincula-se aos aspectos corporativos/institucionais.  Estabelece um conceito público para a organização.  Difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e praticas de uma organização.  Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa.  Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização

20 A Comunicação Institucional Principais instrumentos  Relações Públicas (área principal)  Jornalismo Empresarial  Assessoria de Imprensa  Marketing Social  Responsabilidade Social  Balanço Social  Marketing Cultural  Publicidade Institucional  Identidade Corporativa  Editoração Multimidia

21 Comunicação mercadológica 1.Conceituação  Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.  Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

22 Comunicação mercadológica 2.Principais instrumentos  Marketing (área principal)  Publicidade/Propaganda  Promoção de Vendas  Venda pessoal  Merchandising  Feiras  Marketing direto

23 Relações Públicas versus Marketing  Ambas as áreas exercem funções essenciais nas organizações modernas.  Relações Públicas INSTITUCIONAL Organizações públicos  MarketingMERCADOLÓGICO Mercadoproduto e serviço

24 5. Filosofia da Comunicação Integrada  Filosofia organizacional  A filosofia tem implicações profundas na vida organizacional. Orienta as decisões em todos os níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para o insucesso das organizações.

25 5. Filosofia da Comunicação Integrada  A filosofia da comunicação integrada nas organizações  A comunicação deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas para vender produtos e serviços. Deve construir uma identidade corporativa sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea.

26 5. Filosofia da Comunicação Integrada  Princípios que devem nortear a Comunicação Organizacional / Empresarial.  Importância de uma política global de comunicação nas organizações.  Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais.  Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação.  Unicidade institucional e mercadológica.


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